Vet Doctor Examining Sick Animal
Side view shot of young female veterinarian of African American ethnicity in gray scrubs smiling and cuddling with pomeranian dog on examination table during medical checkup in clinic, copy space. (Freepik)

Após cirurgias em tecidos moles em cães, a dor e a inflamação são as principais preocupações no delicado processo de recuperação. “A inflamação pós-operatória pode se manifestar em diversos sintomas, como dor intensa, inchaço local e limitação de movimentos. A remissão desses sintomas é indispensável para garantir pós-operatório confortável e recuperação rápida para o seu animal”, afirma Julia Bogik, analista de marketing da Pearson Saúde Animal.

A dor é um dos sintomas mais evidentes após a cirurgia, afetando principalmente o bem-estar do cão. Os sinais podem incluir vocalização excessiva, dificuldade de se mover ou até mesmo resistência ao toque. A inflamação, por sua vez, pode levar a um aumento visível do volume da área operada, além de vermelhidão e febre. Esses sintomas não só causam desconforto, mas também podem interferir na capacidade de o cão retomar as atividades normais e ter recuperação rápida.

Julia Bogik destaca a importância de gerenciar a dor e a inflamação durante o processo de recuperação pós-cirurgicas. “Normalmente, anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) são empregados, mas muitos desses medicamentos podem causar efeitos colaterais, como problemas gastrointestinais e renais, especialmente em cães com histórico de condições pré-existentes e quando utilizados por períodos longos. Por isso, a escolha do medicamento deve ser feita com base na eficácia e segurança”.

Com o objetivo de solucionar esse desafio, a Pearson Saúde Animal lançou Ducox Pet, anti-inflamatório de nova geração que contém celecoxibe, inibidor seletivo da enzima COX-2, responsável por promover dor e inflamação. Comprovadamente, o medicamento alivia a dor e a inflamação de tecidos moles. Sua ação seletiva reduz a produção de prostaglandinas inflamatórias sem impactar a COX-1, enzima responsável pela proteção da mucosa gastrointestinal e outras funções essenciais. Sua administração, sob orientação veterinária, proporciona alívio e contribui para a boa recuperação do cão.