O Departamento de Fiscalização e Monitoramento da Secretaria de Meio Ambiente de Araucária faz recomendações nesta época do ano com relação às chaminés insataladas nas casas.

O frio intenso nesta época do ano faz com que muitos moradores utilizem fogões a lenha, lareiras e churrasqueiras com mais freqüência. Porém, em alguns casos, as chaminés construídas de maneira irregular causam transtornos aos moradores.

“Constantemente recebemos denúncias de cidadãos incomodados com a fumaça das chaminés de vizinhos, construídas em altura inferior à regulamentação imposta por órgãos de fiscalização ambiental”, afirma a Diretora do Departamento de Fiscalização e Monitoramento da Secretaria de Meio Ambiente de Araucária – SMMA, Cassiana Ponzoni.

De acordo com a Resolução 054/06 art. 8º da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SEMA, a construção de chaminés deve seguir rigorosamente alguns critérios.

Para casas térreas, a altura mínima deve ser de dez metros acima do solo ou três metros acima do topo do telhado. Já nos sobrados, a chaminé deve ser edificada três metros acima do topo do telhado.

Em casos de bairros muito populosos e com muita incidência de sobrados, a chaminé deve ter cinco metros acima do topo do telhado da residência mais alta da região (num raio de 300 metros).

Segundo Cassiana, outra reclamação é da própria fumaça, pois muitas pessoas têm o costume de queimar materiais que liberam substâncias tóxicas.

“Nunca se deve queimar plástico, papel, bituca de cigarro ou borracha, pois esses materiais liberam uma fumaça prejudicial à saúde e ao meio ambiente. Recomendamos o uso de carvão ou madeira, de preferência eucalipto”, orienta a diretora.