Com design impressionante e performance extremamente esportiva, o novo Audi R8 Spyder 5.2 FSI quattro é uma interpretação fascinante e única do que existe de melhor em termos de dinamismo e sofisticação. O modelo inova na composição dos materiais para fabricação: os painéis laterais e a tampa grande sobre o compartimento da capota são feitos de fibra de carbono. Já na traseira, o spoiler e as grandes entradas de ar integradas garantem imponência e estilo extra ao modelo.

A capota de lona, com apenas 30 quilos, mantém o veículo leve e o centro de gravidade baixo. Quando aberta, ocupa pouco espaço; fechada, é um elemento de design harmonioso, integrando-se ao conjunto. Com sistema de acionamento eletro-hidráulico, a capota abre e fecha em apenas 19 segundos, mesmo com o carro em movimento, à velocidade de até 50 km/h.
A segurança também é assunto sério no novo modelo, que vem equipado com sistema de proteção contra capotagem, e airbags full size frontais e laterais. Em caso de colisão traseira, o sistema de retenção integral da cabeça reduz o risco de ferimentos no pescoço.

O R8 Spyder 5.2 FSI quattro pesa apenas 1.720 quilos, graças à tecnologia Audi Space Frame (ASF) de construção leve e carroceria em alumínio. Os faróis compostos por 24 LEDs são obras de arte da engenharia da montadora. Seus refletores lembram cascas de mexilhão, onde as luzes diurnas aparecem em faixas que formam uma curva na borda inferior do conjunto ótico. Os LEDs (light-emitting diodes ou diodos emissores de luz) são usados para os faróis baixos, altos, luzes de circulação diurna e setas.

O conversível de dois lugares da Audi apresenta um interior generosamente espaçoso, enfatizado pelo volante em couro de três raios multifuncional, que tem base achatada como nos carros de corrida. Os assentos são ajustáveis eletricamente e o sistema de informação inclui um cronômetro para registrar os tempos por volta em um circuito de corridas. Na longa lista de equipamentos de série destaque para acabamento em couro, sistema de som Bang & Olufsen, ar-condicionado automático e assentos aquecidos.

A grande novidade é a opção de ter um microfone no cinto de segurança para deixar as mãos livres para falar ao telefone, mesmo com a capota aberta. O sistema é composto por três pequenos microfones integrados em ambos os cintos de segurança – pelo menos um deles está idealmente posicionado em relação a quem fala quando o cinto está atado. Há ainda um quarto microfone na moldura do pára-brisa para o motorista falar sem tirar as mãos do volante.

O R8 Spyder 5.2 FSI quattro é derivado do modelo de competição que venceu cinco vezes a tradicional 24 Horas de Le Mans. O conversível é equipado com motor traseiro de dez cilindros em V, aspirado, que produz 525 cavalos de potência a 8.000 rpm e 530 Nm de torque, a 6.500 rpm. Tem cárter de alumínio e é montado artesanalmente, conforme reza a tradição Audi nas pistas de corrida.
Com transmissão automática de seis velocidades, o R8 Spyder acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, chega a 200 km/h em 12,7 segundos e alcança a velocidade máxima de 313 km/h. Além do desempenho brilhante, o motor de 5,2 litros FSI é bastante econômico. Faz em média 7.2 km/l de gasolina.

A distribuição de torque no Audi R8 Spyder obedece à proporção de 43% para o eixo dianteiro e 57% para o traseiro. Como em um carro de corrida, há braços duplos triangulares de alumínio nas quatro rodas de 19 polegadas, que calçam pneus 235/35 na dianteira e 295/30 na traseira, com a opção de pneus 305/30.

Os freios oferecem desempenho impressionante: são quatro discos ventilados e perfurados, com pinças de oito pistões na frente e quatro na traseira. Opcionalmente, há discos de cerâmica com fibra de carbono. O sistema de freios inclui a função de assistência, que facilita a partida do carro em subidas. A direção hidráulica por pinhão e cremalheira garante alta precisão em todas as manobras.