Citroën Basalt estreia porR$ 89.990 como o SUV mais barato do Brasil

Posicionado entre o hatch C3 e o C3 Aircross, SUV cupê terá três versões e dois motores

Nilton Saciotti
CitronBasalt6

Basalt é o terceiro lançamento realizado pela Citroën nos últimos três anos (Fotos: Divulgação)

A Citroën apresentou o Basalt no mercado brasileiro. O modelo já chega como o SUV mais barato do Brasil e também como o carro turbo mais em conta do mercado brasileiro.Fabricado em Porto Real (RJ) sobre a plataforma modular CMP compartilhada com diversas marcas do grupo Stellantis.

O Basalt estreia em três versões de acabamento: Feel, Feel Turbo 200 e Shine Turbo 200. A primeira será a única com o motor 1.0 aspirado da família Firefly, que entrega 75/71 cv e 10,5/10 kgfm. O câmbio é manual de cinco marchas.

As demais configurações usam o motor 1.0 turbo da linha T200, com 130/125 cv e 20,4 kgfm. Neste caso, a transmissão é do tipo CVT simulando sete velocidades. O Citroën Basalt tem dimensões generosas. São 4,34 metros de comprimento, 1,82 metro de largura, 1,58 metro de altura e 2,64 metros de distância entre eixos.

Destaque para o generoso porta-malas de 490 litros. A altura mínima do solo é de 18 cm e os ângulos de entrada e de saída são de 20,5º e 28º, respectivamente.

O Citroën Basalt tem linhas típicas de um SUV-cupê, realçadas em detalhes como a curvatura do teto em direção à traseira. No teto existem dois ressaltos que lembram corcovas, recurso estético que contribui para que o modelo tenha formas mais proporcionais.

Até as colunas centrais tudo é idêntico em relação aos lançamentos anteriores da Citroën – leia-se C3 e C3 Aircross. As lanternas têm formas diferentes que se sobressaem em relação à carroceria e ajudam a disfarçar a altura de SUV. No geral, as formas são harmoniosas e proporcionais. A cabine usa bastante plástico como nos seus “irmãos” da marca francesa. Uma novidade é o ar-condicionado digital presente na versão Shine – e que já estava disponível como opcional no C3 Aircross.

Por causa da boa distância entre os eixos, o espaço interno é bastante generoso no banco de trás. Mesmo com a curvatura do teto, o Citroën Basalt tem boa área para a cabeça dos passageiros de alta estatura.

Preços do SUV Citroën Basalt

Citroën Basalt Feel 1.0: R$ 89.990
Citroën Basalt Feel Turbo 200: R$ 96.990
Citroën Basalt Shine Turbo 200: R$ 104.990
Citroën Basalt First Edition Turbo 200: R$ 107.390