Ford F-150 Lariat Black_1
F-150: mudanças se concentram na frente, que ganhou faróis com nova identidade luminosa (Fotos: Divulgação)

A Ford apresentou a a nova F-150 no Brasil. A picape será importada apenas na versão Lariat, que tem a variante esportiva Black, e deixou de trazer a configuração de luxo Platinum.

O preço é de R$ 519.990 (válido para ambas as versões). As mudanças se concentram na frente, que ganhou faróis com nova identidade luminosa (inspirada na letra “F”), grade frontal redesenhada e novo para-choque. Atrás, as lanternas exibem novas lentes e para-choques distintos para cada versão: a Lariat tem escapamento na lateral e a Lariat Black é identificada pelos escapamento com duas saídas.

O motor continua sendo o Coyote 5.0 V8 de antes. São 405 cv e 56,7 kgfm de torque máximo, associado a uma transmissão automática de 10 marchas – a mesma da Ranger. As médias de consumo informadas pela fabricante são de 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada. A lista de equipamentos tem itens como painel digital com tela de 12 polegadas, head up display, sistema de som Bang & Olufsen com 14 alto-falantes, tampa elétrica da caçamba multiacesso (com abertura na vertical e horizontal), rodas de liga leve de 20 polegadas e sensores de carga nos amortecedores com indicadores em LED dentro das próprias lanternas.

Não há mais os estribos laterais elétricos (agora são fixos) nem a escada dobrável na caçamba. A marca não esconde a vontade de liderar o segmento de picapes grandes, porisso manteve o preco da F-150 mesmo com a repaginada para brigar com a aposta da Stellantis com a Ram. Apesar de tratar a rival com respeito até raro na indústria, a Ford deixa claro que quer lutar pelo primeiro lugar – algo que a Chevrolet também almeja com a Silverado. Se depender do desempenho da picape no mercado, essa é uma meta possível.

Até agora, a Ford diz ter vendido aproximadamente 1.200 unidades, “pouco mais” do que a estimativa feita pela própria empresa alguns meses atrás.