Kardian ganha nova versão Evolution com câmbio manual de seis marchas por R$ 106.990

Único SUV do segmento B com motor 1.0 turbo e câmbio manual

Nilton Saciotti
Renault Kardian manual. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault

Evolution passa a ser a nova versão de entrada da gama Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault

A Renault passa a oferecer para o Kardian o câmbio manual de seis marchas. Agora, o modelo tem quatro versões à venda, todas com o motor turbo TCe de 125 cv com 220 Nm.

A nova versão com câmbio manual se chama Evolution, tem preço sugerido de R$ 106.990 e traz os mesmos equipamentos da Evolution com câmbio automático EDC.

Agora, a linha é composta das seguintes versões: Evolution com câmbio manual, Evolution com câmbio EDC, Techno com câmbio EDC e Première-Edition com câmbio EDC.

Produzido em Portugal, pela Horse, a JX22 é a nova geração dos câmbios manuais de seis marchas, com foco em eficiência mecânica e consumo de combustível. O Kardian é o primeiro veículo produzido no Brasil com a nova identidade visual de marca, a nova plataforma RGMP (Renault Group Modular Platform) e o novo motor turbo TCe de 125 cv com 220 Nm. O Kardian é produzido no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais.

O motor turbo 1.0 entrega 125 cv de potência e 220 Nm de torque, sendo 200 Nm (90% da força máxima) já disponível a 1.750 rpm. Produzido no Paraná pela Horse, esse eficiente propulsor do Kardian traz as mesmas tecnologias que a Renault desenvolveu nas pistas da Fórmula 1.

A transmissão manual de seis velocidades JX22 também foi projetada especialmente para o perfil do cliente brasileiro, com relações curtas na primeira, segunda e terceira, privilegiando as arrancadas rápidas e a agilidade do veículo. Já as relações de quinta e sexta marchas foram elaboradas para um melhor consumo e melhor conforto acústico, principalmente em estrada. Essa caixa de transmissão adota ainda um volante bi-massa, que filtra as vibrações do motor. 

Com design moderno e elegante, o interior do Kardian alia conforto e praticidade. Todas as informações sobre a condução são mostradas na interface do painel de instrumentos digitais de 7”, que traz um modo de visualização adicional destacando a velocidade com design minimalista.