P90528209_highRes_mini-countryman-se-a
Mini Countryman SE elétrico tem a mesma plataforma dos BMW iX1 e iX (Divulgação)
P90528253_highRes_mini-countryman-se-a-1

A nova geração do Mini Countryman SE agora desembarca no Brasil com modo elétrico. O crossover que ficou maior, teve mudanças no design e é o primeiro modelo da marca britânica a usar a nova arquitetura do Grupo BMW desenvolvida para carros movidos por baterias.

O novo Mini Countryman elétrico tem a mesma plataforma dos BMW iX1 e iX2. Quanto à geração anterior, o carro cresceu 13,6 cm no comprimento e agora totaliza 4,42 metros. Também ficou 2 cm maior no entre-eixos (2,69 m) e na largura (1,84 m). O porta-malas passa a ter 460 litros de capacidade (55 litros a mais).

No design, a polêmica desta nova leva de Minis recai sobre os faróis, que perderam o tradicional formato ovalado e deram lugar a lentes com cortes mais retilíneos. As saliências nas laterais e no capô deixaram o Countryman com aparência mais robusta. Existe um detalhe no vidro lateral do porta-malas que se confunde com o acabamento do teto. Na traseira, as lanternas têm estilo mais retangular.

Já as rodas podem ter aros de 18” ou 20”, conforme a versão. Se no conjunto ótico o Mini Countryman perdeu os faróis ovais, no habitáculo o que logo salta aos olhos é a tela da multimídia redonda, com 24 cm de diâmetro.

A central permite conexão sem fio com Apple CarPlay e Android Auto sem fio e traz o Operating System 9, no qual todas as funções do veículo podem ser operadas por toque ou comando de voz. 

O sistema também recebe o primeiro assistente pessoal da marca, que é ativado com a saudação “Hey Mini” – ou ao apertar um botão no volante.

Tem mais: o ocupante do Countryman pode brincar de DJ “movimentando as carrapetas” através de animações na tela de OLED. O novo Mini Countryman tem dois motores elétricos com potência total de 306 cv e torque de 50,4 kgfm. Segundo a fabricante, faz o 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e a máxima de 180 km/h é limitada eletronicamente. A bateria tem capacidade de 66,45 kWh e garante alcance de até 320 quilômetros, já pelos critérios do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro. Em sistemas de recarga rápida, o Mini Countryman pode ter 80% das baterias “abastecidas” em menos de 30 minutos.