Rampage tem versões bem diferentes entre si (Foto: Stellantis Communications)

A marca Ram deu uma guinada no Brasil desde que foi adquirida pela FCA – Fiat Chrysler Automobiles, hoje Stellantis. O bom desempenho no mercado brasileiro foi essencial para o surgimento da Ram Rampage, a primeira picape média da marca feita no país. O modelo chega em três versões de acabamento, duas opções de motorização. A gama será formada pelas configurações Rebel, Laramie e R/T.

Quanto aos motores, o conhecido 2.0 turbodiesel ganha a companhia do possante Hurricane 4, um 2.0 turbo movido a gasolina. A Rebel é equipada com pneus de uso misto, ela também traz apliques na cor preto fosco e bons ângulos de entrada e de saída. Quanto ao design, não há como esconder a semelhança com a 1500 Rebel. Mais luxuosa, a Laramie não economiza nos detalhes cromados do lado de fora. A cabine chama a atenção pelo esmerado acabamento em couro marrom. A mais interessante é a versão R/T. Claramente feita para agradar os fãs de esportivos, a picape resgata a sigla que fez história no Dodge Charger. Além das faixas decorativas, ela tem rodas pretas de 19 polegadas e um acabamento interno de muito bom gosto que combina couro e suede. O design abusa das linhas horizontais e verticais, uma característica presente nos modelos da Ram.

A frente é bastante robusta, com faróis afilados e capô bem alto. Atrás, a caçamba tem paredes elevadas e as lanternas têm luzes que formam a bandeira dos Estados Unidos. Este é um dos oito Easter Eggs espalhados pelo veículo, que estão presentes nos vidros e em lugares bastante inusitados na cabine. A Ram Rampage tem um visual bastante sofisticado por dentro e acabamento de ótima qualidade.

Destaque para o uso de materiais típicos dos carros de luxo. Conforme a versão, ela traz diferentes combinações, que são condizentes com a proposta e o público de cada uma delas. A Ram oferece duas opções de motorização. O conhecido motor 2.0 turbodiesel, que equipa os modelos nacionais da Jeep (e a Toro), entrega 170 cv e 37,7 kgfm, associado ao câmbio automático de nove marchas. A maior novidade é o Hurricane 4, o mesmo que impulsiona o Wrangler. É um 2.0 turbo de 272 cv e 40,8 kgfm. Segundo a fabricante, a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em meros 6,9 segundos e a velocidade máxima é de 220 km/h.

Assim como no motor turbodiesel, a transmissão é automática de nove marchas. A capacidade de carga varia de acordo com a motorização. São 1.015 kg nas versões a diesel e 750 kg, nas configurações a gasolina.

O volume, porém, é o mesmo em todos os casos: são 980 litros na caçamba que traz protetor para evitar danos. Todas as versões da Rampage saem de fábrica com itens como 7 airbags, painel digital com tela de 10,3”, central multimídia com tela tátil horizontal de 12,3” e o pacote ADAS com asisstentes à condução: alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa com correção de trajetória, alerta de tráfego cruzado traseiro, farol alto inteligente, sensor de pontos cegos.

Toda a linha oferece faróis e lanternas de LED, assistente de partida em rampas, controles de estabilidade e de tração e rodas de 18 polegadas (aro 19 na R/T).

Preços

Rampage Rebel 2.0 turbodiesel: R$ 239.990
Rampage Rebel 2.0 a gasolina: R$ 249.990
Rampage Laramie 2.0 turbodiesel: R$ 249.990
Rampage Laramie 2.0 a gasolina: R$ 259.990
Rampage R/T 2.0 a gasolina: R$ 269.990