Eclipse anular do sol (Foto: Reprodução/Youtube Observatório Nacional)

Dois fenômenos astronômicos acontecem em um curto intervalo de tempo uma da outra nos próximos dias e serão visíveis no Brasil. O eclipse lunar, que acontece no dia 17 de setembro e o eclipse solar, no dia 2 de outubro.

O Observatório Nacional vai transmitir ao vivo o eclipse parcial da Lua que ocorre na noite da próxima terça-feira (17) até a madrugada do dia 18.

O programa O céu em sua casa: observação remota vai mostrar o fenômeno que será visível em várias partes do mundo, incluindo o Brasil, e a transmissão ao vivo permitirá que todos acompanhem de perto este espetáculo celeste. a partir das 21 horas.

A astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento, explica que um eclipse parcial da Lua ocorre quando apenas uma parte da Lua passa pela sombra escura da Terra.

“A penumbra é uma sombra mais clara, que ainda recebe um pouco de luz do Sol, então, quando a Lua está na penumbra (seja totalmente na penumbra ou parcialmente na penumbra) não se percebe nenhuma mudança a olho nu (sem o uso de instrumentos). A essa fase chamamos de fase penumbral. Há  eclipses que são somente penumbrais. Ou seja, a Lua penetra na penumbra e depois sai da penumbra.”

O fenômeno astronômico, que ocorre quando parte do nosso satélite natural penetra na sombra da Terra, será visível em várias partes do mundo, incluindo do Brasil, e a transmissão permitirá que todos acompanhem de perto este espetáculo celeste.

Eclipse solar também será parcial

Já o eclipse solar no dia 2 de outubro, também será parcial. O fenômeno acontece às 15h49, e será visível em partes da América do Sul. O eclipse será anelar ou anular.

“O eclipse solar anular (ou anelar) acontece quando a Lua está no seu ponto mais distante da Terra ou se aproximando dele e passa entre o planeta e o Sol. Em função disso, e por ser muito menor do que essa estrela do Sistema Solar, a Lua não bloqueia totalmente a luz solar e aparece como um disco escuro com uma circunferência brilhante ao seu redor, que corresponde à superfície solar”, diz texto no site Brasil Escola.

Um próximo eclipse do sol acontece no dia 25 de março de 2025, e será outra vez parcial.