Concurso5
Concurso Público Nacional Unificado acontece neste domingo (18 de agosto). Foto: Valquir Aureliano

A manhã deste domingo (18 de agosto) começou agitada em Curitiba por conta da realização do Concurso Unificado. Em todo o país, cerca de 2,1 milhões de pessoas são esperadas nos locais de provas para prestar o primeiro Concurso Público Nacional Unificado, sendo que mais de 30 mil inscritos fazem a prova em Curitiba. No Paraná, são 74,7 mil candidatos participando do certame. A oferta é de 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal.

As provas serão feitas em dois turnos. Pela manhã, os portões abrem às 7h30; e fecham às 8h30. À tarde, abrem às 13h e o fecham às 14 horas.

Cada candidato pôde se inscrever em apenas um bloco temático e, dentro do mesmo bloco, classificou, por ordem de preferência, os cargos desejados. Os blocos de 1 a 7 exigem formação de nível superior. Já a escolaridade para o bloco 8 é nível médio ou técnico.

A revolta dos atrasados

Na manhã de hoje, o acesso aos locais de prova encerrou-se às 8h30. E na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), um dos locais onde é realizado o certame, um grupo de pessoas acabou chegando atrasado e, com isso, não pôde adentrar o local de prova e prestar o exame. Indignados, eles alegaram, infrutiferamente, que o portão da PUCPR que deveria fechar às 8h30, e não as portas dos blocos onde acontecem as provas.

Atrasados2
Grupo de concurseiros chega atrasado ao local de prova e acaba impedido de entrar (Foto: Valquir Aureliano)

O que levar para o Concurso Unificado

Apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) recomenda levar o cartão de confirmação de inscrição, porque é nele que consta o local de prova. O documento está disponível na área do candidato, com login com o CPF e senha cadastrados na conta no portal Único do governo federal, o Gov.br. O cartão traz, entre outras informações, o número de inscrição, data, hora, número de sala de prova.

É obrigatória a identificação com o documento de identidade original com foto, sejam físicos ou digitais. Estes últimos (CNH digital, RG Digital e E-Título) precisarão estar nos respectivos aplicativos de documentos digitais download dos aplicativos.

O candidato deve levar caneta preta de material transparente para usar no dia das provas. Caneta azul, lápis, borracha e outros materiais não podem permanecer na mesa do candidato durante a prova.

Os inscritos podem levar alimentos e água no dia da prova. As comidas devem estar em embalagens intactas e lacradas e as garrafas de água precisam ser transparentes.

Linhas de ônibus reforçadas em Curitiba

 Urbanização de Curitiba (Urbs) vai reforçar linhas para atender os participantes do Concurso Público Nacional Unificado, que acontece no domingo (18). A linha 815-Reforço Tuiuti, que não funciona aos domingos, terá uma operação especial para este evento com viagens de ida e volta do Terminal Campina do Siqueira à Universidade Tuiuti (Campus Barigui), conforme demanda de passageiros até o término do evento.

Maiores informações sobre as linhas que atendem os locais de prova podem ser obtidas aqui.

‘Enem dos Concursos’: saiba os documentos obrigatórios e o que não levar

O edital prevê que o candidato é obrigado a levar um documento de identidade original com foto, tais como RG, CNH ou título de eleitor, que será apresentado antes da entrada na sala em que os exames serão aplicados. Cópias, mesmo autenticadas, não serão aceitas.

Se o candidato preferir, poderá usar documentos digitais, desde que obtido por aplicativos oficiais do governo (e-Título, CNH Digital e o RG digital). O ministério recomenda testar a conexão com a internet antes de sair de casa, e verificar se o celular está com bateria. Não serão aceitas cópias, mesmo que armazenadas na memória do telefone.