Filmes-a-origem
A Origem (foto: divulgação / Warner)

‘A Origem’ impressiona pela ousadia e engenhosidade no lado visual, em cenas impactantes como uma Paris com as ruas sobrepostas, um carro levando muito tempo para cair em um rio ou uma luta com o corredor girando. O cenário é o mundo dos sonhos, desenvolvido no filme como realidades paralelas em que as mesmas pessoas vivem situações diferentes. O roteiro lida com coisas muito peculiares na mente humana – como lembranças e situações abstratas – a ponto de deixar o espectador perplexo.

  • Ano: 2010. Com Leonardo DiCaprio, Cillian Murphy, Ken Watanabe

Sinopse

Donald Cobb (Leonardo DiCaprio) ganha a vida como extrator de segredos através de um método no qual consegue mergulhar nos sonhos das pessoas. Impedido de retornar à sua família, ele é contratado por um milionário, Saito (Ken Watanabe), para um trabalho quase impossível: entrar nos sonhos de outro milionário, Robert Fischer (Cillian Murphy), para implantar uma ideia na mente dele. Ciente das dificuldades – profissionais e pessoais –, Cobb recruta uma equipe para ajudá-lo.

Aniversário do Bem Paraná

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná, 41 filmes (um por ano, desde 1983) e 41 bandas e músicos da capital paranaense. O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.

Tratam-se de filmes que tiveram relevância nos anos em que foram lançados e, ao mesmo tempo, deixaram marcas, por motivos diversos. Alguns, porque são precursores e criaram legados, inspirações ou tecnologias. Alguns, porque são visionários e criaram novas estéticas cinematográficas. Alguns, porque são retratos de costumes ou de mudanças em uma sociedade sempre em mutação, mas nem sempre em evolução. Alguns, porque são exemplos de valores como amor, amizade ou resiliência. Alguns, porque geram debates. Alguns, apenas porque são um bom entretenimento.