Palácio Belvedere sede da Academia Paranaense de Letras Crédito foto_ Vanessa R Ricardo(1)
Foto: Vanessa R. Ricardo

Com o objetivo de aproximar ainda mais as pessoas do trabalho que vem desenvolvendo ao longo dos anos, a Academia Paranaense de Letras, irá promover entre os meses de agosto a novembro, em sua sede no bairro São Francisco, o projeto “Leituras no Belvedere”. O projeto, aprovado pelo Mecenato Subsidiado da Fundação Cultural de Curitiba de 2022, tem como intuito promover a produção cultural dos membros da academia, além de estimular e formar novos leitores, aproximando leitores e iniciantes da leitura dos autores e temáticas do nosso Paraná.

A ideia do projeto no Palácio Belvedere

Leituras no Belvedere nasceu de uma ideia da professora Marta Morais da Costa, cronista e vice-presidente da Academia Paranaense de Letras, para reforçar a importância da leitura, principalmente nesse momento em que o hábito de ler cai vertiginosamente entre os brasileiros. A pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgada em 2020 pelo Instituto Pró-Livro e Itaú Cultural, revelou que,em quatro anos, o país perdeu 4 milhões e 600 mil leitores.

“A leitura é a base para o crescimento profissional, intelectual e cultural de qualquer indivíduo, independentemente de seu agrupamento ou nação. A APL quer participar de uma mudança de horizontes na área da cultura, trazendo de forma efetiva e afetiva o exercício da leitura, em especial os textos pertencentes à área da música, da literatura, do cinema e do teatro”, afirmou Marta, que também assina a curadoria do projeto.

Leia mais

O “Leituras no Belvedere” acontecerá aos sábados entre os meses de agosto a novembro, e realizaráleituras de obras de autores como Paulo Leminski, Helena Kolody, Valêncio Xavier, Domingos Pellegrini e Carlos dala Stella, além de leituras especializadas sobre pesquisas historiográficas do cinema no estado, da presença feminina na letra do cancioneiro paranaense e da obra de William Shakespeare.

Quando acontecerão

As leituras serão realizadas sempre das 10h00 às 12h00, na sala de reuniões do Palácio Belvedere, sede da Academia Paranaense de Letras. No dia 24 de agosto, Paulo Vítola, presidente da APL, realiza a leitura de textos de Paulo Leminski. “Tenho a honra de abrir esse projeto, no dia em que se comemora 80 anos do nascimento do Leminski, lendo diversos textos dele”, comemorou. Paulo Vítola também lembrou a importância do projeto, que tem entre os objetivos estimular o hábito da leitura. “Em um bom livro, sempre encontramos experiências contadas por uma voz única que nos conduz a compreender melhor e mais profundamente a nossa própria condição. Nesse tempo em que os meios de comunicação propõem uma sede insaciável por novas distrações rápidas, a leitura de um livro pode significar o encontro com seu mundo emocional e com o mundo da razão e das ideias. A leitura pode desenvolver em cada um a dimensão do que é ser humano. Por isso a importância de ler”, lembrou Vítola.

Em um segundo momento, os mesmos acadêmicos irão realizar leituras em escolas municipais em bairros carentes de Curitiba, com o objetivo de estimular e sensibilizar novos leitores entre crianças e jovens. O projeto tem o incentivo da Serra Verde Express e a produção da Duplo Produções com realização da Academia Paranaense de Letras.

Calendário da Leituras no Belvedere


Horário: das 10h00 às 12h00
Onde: Palácio Belvedere – Praça João Cândido s/n, São Francisco – Curitiba/PR
Evento gratuito
Inscrições no link | https://forms.gle/nJW2QWLAoecFGrzk7
CAPACIDADE: 30 LUGARES POR ENCONTRO. SUJEITO A LOTAÇÃO.
Informações: [email protected] e no Instagram da @academiaparanaensedeletras

Programação

24 AGO – Paulo Vítola
A obra de Paulo Leminski

14 SET – Adélia Maria Woellner
A obra de Helena Kolody

21 SET – Liana de Camargo Leão
O teatro de William Shakespeare

28 SET – Fernando Severo
Pesquisas historiográficas e publicações existentes sobre o cinema paranaense

05 OUT – Etel Frota
O cancioneiro feminino no Paraná

19 OUT – Nilson Monteiro
A obra de Domingos Pellegrini

26 OUT – Luci Collin
A obra de Valêncio Xavier

09 NOV – Marta Morais da Costa
A poesia de Carlos Dala Stella