Atividades inclusivas marcam programação especial no Museu da Vida, em Curitiba

Redação Bem Paraná

Divulgação

Museu da Vida da Pastoral da Criança, em Curitiba, prepara uma programação especial para a semana da Primavera dos Museus. Este ano, o tema é acessibilidade e inclusão. O objetivo é discutir o papel dos museus na promoção do acesso a todos os seus públicos, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas.

Leia mais

As atividades da Primavera dos Museus serão realizadas entre os dias 24 e 29 de setembro. Entre os destaques da programação estão a simulação inclusiva, que vai provocar os participantes a vivenciarem situações enfrentadas por pessoas com deficiência; e a gincana inclusiva, uma competição adaptada para promover a participação de todos.  

O museu também prepara uma exposição com obras produzidas por estudantes da Escola Especial Alternativa, especializada no atendimento de alunos que apresentam TEA – transtorno do espectro autista. Sabemos que essas crianças nem sempre se comunicam de forma convencional. Assim, a arte, em especial a pintura, torna-se uma linguagem visual poderosa, que permite explorar emoções, pensamentos e percepções de maneira livre e intuitiva”, explica a supervisora do Museu da Vida, Erica Santos. 

Os ingressos para o Museu da Vida custam R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia). Crianças de 0 a 6 anos não pagam. Às sextas-feiras a entrada é gratuita. O museu funciona de terça a sexta das 8h às 17h e nos finais de semana das 10h às 18h.

Confira a programação completa da Primavera dos Museus no Museu da Vida, de 24 a 29/09:

Primavera dos Museus chega em 2024 à sua 18ª edição. O evento cultural é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) no início da primavera, em setembro, desde 2007.

Museu da Vida da Pastoral da Criança fica localizado na Rua Jacarezinho, 1691, bairro Mercês, em Curitiba.