Filmes-Avatar
Jake Sully (Sam Worthington) e Neytyri (Zoe Saldana) em ‘Avatar’ (foto: divulgação / Fox)

‘Avatar’ obteve a maior bilheteria da história do cinema (US$ 2,8 bilhões). A história do homem invasor que se junta a espécies nativas para combater a sua própria espécie invasora não é algo novo no cinema, vide ‘Dança com Lobos’ ou ‘Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian’, mas em ‘Avatar’ isso veio carregado com uma crítica feroz ao sistema predatório de exploração de recursos naturais. Além disso, o filme de James Cameron tornou-se o maior marco em inovação tecnológica no cinema até então. ‘Avatar’ possui um apuro visual único, feito para se ver em 3D — algo que passou a ser utilizado em larga escala nas produções posteriores.

  • Ano: 2009. Direção: James Cameron. Com Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver

Sinopse

Jake Sully (Sam Worthington), um soldado paraplégico, é recrutado para uma missão em Pandora, um planeta de onde os humanos extraem minerais preciosos. Como o ambiente é tóxico, os humanos criaram criados avatares (corpos biológicos controlados remotamente) para poder circular por lá. Sully, agora no corpo de um avatar, se apaixona por uma nativa, Neytiri (Zoe Saldana). A partir daí, ele passa a lutar pela sobrevivência de Pandora.

Aniversário do Bem Paraná

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná, 41 filmes (um por ano, desde 1983) e 41 bandas e músicos da capital paranaense. O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.

Tratam-se de filmes que tiveram relevância nos anos em que foram lançados e, ao mesmo tempo, deixaram marcas, por motivos diversos. Alguns, porque são precursores e criaram legados, inspirações ou tecnologias. Alguns, porque são visionários e criaram novas estéticas cinematográficas. Alguns, porque são retratos de costumes ou de mudanças em uma sociedade sempre em mutação, mas nem sempre em evolução. Alguns, porque são exemplos de valores como amor, amizade ou resiliência. Alguns, porque geram debates. Alguns, apenas porque são um bom entretenimento.