02. Sonhos_AveLola_Raro de Oliveira
A trupe Ave Lola convida o público a embarcar em histórias de paixão, magia e loucura em peça de Shakespeare (Raro de Oliveira)

Uma das obras mais celebradas do lendário dramaturgo William Shakespeare, a comédia ‘Sonho de Uma Noite de Verão’ virá à cena pela premiada trupe Ave Lola a partir de 22 de março, dia da grande estreia. Com direção de Ana Rosa Genari Tezza, a montagem convida o público a embarcar em histórias de paixão, magia e até loucura – pontos marcantes da peça. O local e formato das apresentações já são atrativos e chamam a atenção por si só – uma tenda de 150m2, no centro da cidade, devidamente “vestida” para a ocasião. O ingresso será cobrado no sistema “Pague o Quanto Vale”, seguindo a tradicional política adotada pela trupe desde a sua fundação. Assim, o público pode contribuir com a quantia que considerar adequada, num equilíbrio justo entre o que ele pode e o quanto deseja deixar para o espetáculo.

O conceito da Tenda Ave Lola não é só atraente, mas tem uma boa história por trás. Durante a pandemia, ele surgiu da necessidade do grupo de voltar a trabalhar e, na prática, permitiu a retomada do teatro presencial em Curitiba – por ser ao ar livre e conseguir respeitar os protocolos sanitários da época. Deste desejo, surgiram 2 temporadas de espetáculos de sucesso, parcerias internacionais, apresentações musicais e muitas outras expressões artísticas. O resultado foi tão expressivo que o conceito foi selecionado no ano passado para compor a Quadrienal de Praga, o maior evento dedicado à arte da cenografia no mundo – tendo este vídeo exibido dentro da programação.

Outra grande surpresa da peça é a música ao vivo, composta e executada por Arthur Jaime e Breno Monte Serrat. Em cena, nove atores: Cesar Matheus, Helena de Jorge Portela, Helena Tezza, Kauê Persona, Larissa de Lima, Marcelo Rodrigues, Pedro Ramires, Wenry Bueno e Willa Thomas.

Trupe extrapola as barreiras do teatro
A Ave Lola é uma companhia de teatro que há mais de uma década vem encantando o público com espetáculos premiados que circulam o Brasil e o exterior. Reconhecida por sua pesquisa no teatro popular brasileiro, a companhia busca constantemente aprimorar sua linguagem teatral. Hoje já é considerada um espaço de criação por extrapolar as barreiras do teatro, com produção de livros, filmes, exposições, oficinas e articulação com artistas do mundo todo – sendo berço de projetos artísticos de diversas áreas.
A companhia já conquistou 34 prêmios, entre eles 20 premiações do Gralha Azul e indicações para o Shell e Cesgranrio. Desde a fundação, em 2010, a Ave Lola soma um público de mais de 90 mil pessoas em seus espetáculos.
Toda a gestão é feita por mulheres, como forma de abrir espaço e visibilidade para elas no mundo das artes. A começar por Ana Rosa Genari Tezza, fundadora, diretora e dramaturga. Nascida em Curitiba e criada na Amazônia Brasileira (Rio Branco – AC), tem mais de 30 anos de teatro, tendo seus últimos trabalhos como diretora de produção e como artista amplamente reconhecidos pelo público e pela crítica especializada. Conta com indicações e premiações nacionais e internacionais, além de parcerias firmadas com grupos do Chile, Alemanha, Dinamarca, Holanda e França.

‘Pague o quanto vale’ diminui diferença social
O “Pague o Quanto Vale” é uma política de pagamento de ingressos para espetáculos, oficinas e outros bens culturais que a Ave Lola adotou há 10 anos e que vem ganhando mais força com a adesão de outras companhias a esse conceito, onde a arte pode ser usada como um espaço democrático. O sistema funciona à medida que pessoas que podem pagar mais compensam aquelas que não podem pagar tanto, criando assim uma ponte entre as diferenças sociais ainda tão duras que vivemos no Brasil.

Além de possibilitar a entrada para todas as pessoas independente de seu poder aquisitivo, o “Pague o Quanto Vale” instiga uma reflexão sobre o valor da arte e possibilita que as pessoas possam expressar esse valor de forma concreta, contribuindo para a manutenção de uma trupe independente de teatro no Brasil. Vale lembrar que o valor é um equilíbrio delicado entre aquilo que temos e aquilo que queremos disponibilizar para o pagamento da obra.

Por isso o sistema “Pague o Quanto Vale” funciona sendo além de uma postura política para democratizar o bem cultural, como uma forma de educar o público sobre o valor e a importância da arte, estimulando uma verdadeira valoração do patrimônio simbólico da nossa cidade por parte das pessoas que a habitam. Antes de cada apresentação é feita uma preleção onde se explica sobre esse conceito, deixando o público à vontade e mostrando que o sistema “Pague o Quanto Vale” preza por um equilíbrio honesto entre o poder e o querer no que diz respeito à remuneração do trabalho.

Serviço
Sonho de Uma Noite de Verão

Ficha da obra: A Trupe Ave Lola traz à cena a comédia Sonho de Uma Noite de Verão, uma das obras mais celebradas do lendário dramaturgo William Shakespeare. Por meio de uma encenação teatral popular, a montagem convida o público para testemunhar momentos de paixão, magia e loucura. Com direção de Ana Rosa Genari Tezza, a peça conta com música criada e executada ao vivo por Arthur Jaime e Breno Monte Serrat. No elenco, Cesar Matheus, Helena de Jorge Portela, Helena Tezza, Kauê Persona, Larissa de Lima, Marcelo Rodrigues, Pedro Ramires, Wenry Bueno e Willa Thomas.
Onde: Ave Lola ao Ar Livre – Teatro na Tenda (Rua Marechal Deodoro, 1227 – Centro)
Quando: De 27 de março a 21 de abril de 2024
Horários: 22 a 24 de março às 19h30, 27 a 31 de março às 19h, 3 de abril às 14h, 4 e 5 de abril às 19h, 6 de abril às 10h, 7 de abril às 19h, 10 a 14 de abril às 19h30, 17 a 21 de abril às 19h30
Sessão com audiodescrição e libras: 14 de abril às 19h30
Ingressos: Pague O Quanto Vale (distribuídos por ordem de chegada ao teatro)
Classificação Indicativa: 12 anos
Duração: 2h
A temporada é uma realização do Ministério da Cultura e da Ave Lola, pela Lei de Incentivo à Cultura. Tem como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe e o patrocínio Aldo Solar, Facchini, Arcelor Mittal, Kuhn, MA Máquinas, Metisa, Ritmo Logística e Demóbile.