Divulgação – Coreografia idealizada por John Cranko exige tu00e9cnica e dramaticidade

Sob direção artística da consagrada brasileira Marcia Haydée, a companhia chilena remonta uma das mais importantes coreografias do repertório da dança clássica. A releitura da famosa obra de Prokofiev, baseada na peça de Shakespeare, traz uma interpretação divertida da história de amor que há séculos encanta o público em todo o mundo. Criatividade e rigor técnico são algumas das principais características do Ballet de Santiago. A companhia é um exemplo bem-sucedido de parcerias com os mais criativos coreógrafos de nosso tempo, construindo espetáculos que a tornam mundialmente conceituada. Marcia Haydée está à frente do Ballet de Santiago desde 2004 e o tem conduzido com maestria. Partiu dela a ideia de remontar a coreografia de Cranko para “Romeu e Julieta” – a mesma que a revelou em 1962, quando era primeira bailarina do Stuttgart Ballet.
A interessante coreografia idealizada por John Cranko exige técnica e dramaticidade dos bailarinos, permitindo que se entenda a história sem a necessidade de recorrer ao argumento. Com carinho e admiração, Marcia Haydée fala de John Cranko: “me lembro como ele pegava meus cabelos e ensinava o modo como Romeu deveria tocá-los, como deveria pegar minha mão e beijá-la. São momentos da criação, detalhes que ficarão guardados para sempre em minha memória”.
O Circuito Cultural Bradesco Seguros apresenta o Ballet de Santiago, que faz parte da Temporada Dell’Arte de Dança, com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.O Circuito apresenta para o público brasileiro um calendário diversificado de eventos artísticos com espetáculos nacionais e internacionais de grande sucesso, em diferentes áreas culturais, como dança, música erudita, artes plásticas, teatro, concertos de música, exposições literárias e grandes musicais.
A breve turnê pelo Brasil, que inclui ainda as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo, acontece meses após a bem-sucedida temporada no Chile. Realizada pela empresa Dell´Arte, a turnê conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Accenture, Furnas, Mattos Filho Advogados e Windsor Hotéis, por meio da Lei Municipal de Cultura – Lei do ISS.


SINOPSE
Romeu e Julieta 
Primeiro ato

Primeira cena – A Praça do Mercado
Romeu, filho de Lord Montequio, está declarando seu amor pela bela Rosalina. Ao nascer do sol, a praça começa a se povoar pelos membros das duas famílias rivais: os Capuleto e os Montequio. Os ânimos fervem e a luta começa violenta, até que o Duque de Verona aparece para advertir os contendores de que serão punidos com a pena de morte se não terminarem a briga. Romeu e seus amigos Benvolio e Mercucio, relutantes, fazem as pazes com Teobaldo, um dos chefes dos Capuleto.
Segunda cena – O Jardim de Julieta na Mansão dos Capuleto
Julieta recebe de sua mãe, Lady Capuleto, seu primeiro vestido de baile, sendo aconselhada a usá-lo no encontro com o Príncipe Paris, que se tornará seu noivo no dia seguinte. Agora já é uma moça e tem que dizer adeus às suas brincadeiras infantis. 
Terceira cena – Defronte ao Palácio dos Capuleto
Os convidados aparecem para o baile dos Capuleto, entre estes Rosalina. Romeu e seus amigos, mascarados, seguem-na, entrando no baile.
Quarta cena – O Salão de Baile
Julieta dança com Paris, mas repentinamente ela e Romeu se encontram. É amor à primeira vista. Teobaldo, suspeitando da presença de Romeu, tenta confrontá-lo, mas o pai de Julieta o aconselha a respeitar as regras de hospitalidade. 
Quinta cena – O Quarto de Julieta
No balcão de fora de seu quarto, Julieta sonha com Romeu. Ele aparece embaixo, no jardim. Os dois declaram seu amor eterno.
Segundo ato
Primeira cena – A Praça do Mercado

Uma festa carnavalesca anima todos os presentes. Romeu, indiferente à alegria coletiva a seu redor, é descoberto pela ama de Julieta, que lhe entrega uma carta dela. Na carta, Julieta pede a Romeu para encontrá-la na capela de Frei Lourenço.
Segunda cena – A Cela de Frei Lourenço na Floresta
Em sua cela, Frei Lourenço abençoa os jovens amantes, unindo-os pelo matrimônio.
Terceira cena – A Praça do Mercado
No auge da festa carnavalesca, Romeu volta à praça. Teobaldo provoca-o, mas Romeu não aceita lutar. Mercucio, furioso, inicia um duelo com Teobaldo e, ferido, morre. Romeu, alucinado, luta com Teobaldo, matando-o.
Terceiro ato
Primeira cena – O Quarto de Julieta

Os jovens amantes despertam com o nascer do sol e Romeu, já com a sentença de exílio, deve deixar Julieta e Verona. Lord e Lady Capuleto entram com Paris, mas Julieta o rejeita.
Segunda cena – Na Cela de Frei Lourenço na Floresta
Julieta pede socorro a Frei Lourenço, de quem recebe uma poção que a fará dormir, simulando estar morta. Frei Lourenço avisa a Julieta que Romeu irá encontrá-la no mausoléu da família e ambos fugirão.
Terceira cena – O Quarto de Julieta
Julieta aceita o casamento com Paris. Assim que este sai com seus pais, toma a poção e cai desfalecida, sendo julgada morta quando suas amigas a descobrem.
Quarta cena – No Mausoléu da Família Capuleto
Romeu, que nunca recebera o aviso de Frei Lourenço revelando o plano, acredita que ela está realmente morta e corre para seu túmulo. Lá, encontra-se com Paris, velando o corpo de Julieta e mata-o. Abraçando-se a Julieta, pela última vez, mata-se com seu punhal. Julieta desperta, encontrando Romeu morto. Alucinada de dor, também se suicida.


SOBRE

Ballet de Santiago
O Ballet de Arte Moderna (BAM) havia sido criado pelo ex-membro do Ballet Nacional do Chile, Octavio Cintolesi. Com o passar dos anos e o prestígio alcançado, teve seu nome alterado para Ballet de Santiago. Iván Nagy e Marilyn Burr assumiram a direção artística da companhia em 1982 e estabeleceram metas ambiciosas para elevar o Ballet de Santiago a uma categoria internacional.Nagy elevou o nível técnico dos integrantes, incorporou novos bailarinos à companhia, convidou professores de padrão internacional e ampliou o repertório com a participação de diferentes coreógrafos, tais como John Cranko, Ben Stevenson, Ronald Hynd, Kenneth MacMillan, George Balanchine, Luc de Layress, André Prokovsky, Hilda Riveros, Jaime Pinto, David Parsons, Robert North, Trey McIntyre, Glen Tetley, Marcia Haydée e Jerome Robbins, entre outros.
Vários artistas nacionais e internacionais também foram responsáveis pela direção do corpo artístico, como Imre Dosza, Denis Poole, Luz Lorca e Marcia Haydée, para citar alguns.A companhia é responsável pela temporada oficial de balé no Teatro Municipal de Santiago e cumpre compromisso paralelo na temporada do Teatro Municipal da cidade de Viña del Mar. Suas tradicionais turnês nacionais são famosas e levam a companhia a se apresentar em diversas regiões do país, fazendo em média 100 apresentações por ano. Suas turnês no exterior fizeram com que o Ballet ganhasse reconhecimento da crítica especializada, que o destacou como a melhor companhia de balé na América Latina.
Em 2004, Marcia Haydée assumiu a direção artística do Ballet de Santiago. Cargo que ocupa até os dias atuais. A brasileira, uma das mais importantes personalidades da dança do século XX, já havia ocupado essa posição em 1993 e 1994, além de ter sido bailarina principal e diretora do Balé de Stuttgart por 26 anos. Atualmente, a companhia apresenta entre cinco e seis produções a cada ano, como parte da temporada de balé, incluindo diversas estreias e novas coreografias, sendo a única companhia de balé clássico profissional do Chile.


Márcia Haydée
Márcia nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, e aos três anos de idade já tinha aulas de ballet clássico. Estudou com Yuco Lindberg e Vaslav Veltchek. Aperfeiçoou-se na Royal Ballet School de Londres, na Inglaterra. Após passagem pelo Ballet do Theatro Municipal do RJ, ingressou no Ballet do Marquês de Cuevas. Quatro anos depois, entrou para o Ballet de Stuttgart, onde John Cranko era diretor. Cranko inspirou-se em Márcia para coreografar grandes obras como Romeu e Julieta, Onegin, A Megera Domada, entre tantas outras.
Uma das grandes bailarinas atrizes de sua geração, Márcia Haydée foi aclamada como a “Maria Callas da dança”. Com o ballet de Stuttgart, foi convidada a se apresentar em todos os principais centros de dança, de Nova Iorque a Moscou, de Londres a Paris, sem se esquecer do Brasil, sua pátria. Seus mais importantes partners bailarinos foram Richard Cragun (com quem foi casada durante 16 anos), Rudolf Nureyev, Jorge Donn, Mikhail Baryshnikov e Anthony Dowell.
Em 1976, três anos após a morte de Cranko, Márcia assumiu a direção do Ballet de Stuttgart, acumulando as funções de bailarina e diretora. A partir daí, outros coreógrafos como Maurice Béjart, Glen Tetley, Jiri Kylian, William Forsythe e John Neumeier criaram somente para ela, obras que figuram atualmente no repertório de um grande número de companhias. Em 1993, Márcia Haydée assumiu a direção da Companhia Nacional de Dança do Chile.


Serviço
Ballet de Santiago – ‘Romeu e Julieta’
Quando: Hoje, às 20h30m
Onde: Teatro Guaíra – Curitiba (R. 15 de Novembro, 971 – Centro)
Classificação Etária: Livre
Duração: 160 minutos
Quanto: Plateia: R$ 220  (inteira) e 1°e 2° balcão: R$ 170
Ingressos promocionais: R$ 50 (não incidem outros descontos nem mesmo a meia-entrada)
– Descontos: 50% idoso, estudante