Filmes-Brilhoeterno
Clementine (Kate Winslet) e Joel (Jim Carrey em ‘Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças’ (foto: divulgação)

Charlie Kaufman se especializou em roteiros “fora da casinha” e ‘Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças’ tornou-se um exemplo clássico. A perspectiva de haver um processo clínico para apagar memórias é algo bizarro por si só, mas a pessoa entrar na própria mente e lutar para manter algumas memórias selecionadas é de uma bizarrice cativante, que leva o espectador a torcer para que o procedimento dê errado. O que deriva em um dilema: até que ponto vale a pena apagar lembranças, uma vez que o julgamento depende não da lembrança em si, mas de um ponto de vista sobre o ocorrido?

  • Ano: 2004. Com Jim Carrey, Kate Winslet, Tom Wilkinson

Sinopse

Joel Barrish (Jim Carrey) vive o fim de um relacionamento com Clementine (Kate Winslet) e seu estado de espírito piora quando ele descobre que ela passou por um procedimento para apagar as memórias com o ex. Barrish recorre ao dr. Howard (Tom Wilkinson) e decide usar o mesmo procedimento para apagar todas as lembranças com ela, mas essas lembranças parecem resistir ao processo.

Aniversário do Bem Paraná

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná, 41 filmes (um por ano, desde 1983) e 41 bandas e músicos da capital paranaense. O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.

Tratam-se de filmes que tiveram relevância nos anos em que foram lançados e, ao mesmo tempo, deixaram marcas, por motivos diversos. Alguns, porque são precursores e criaram legados, inspirações ou tecnologias. Alguns, porque são visionários e criaram novas estéticas cinematográficas. Alguns, porque são retratos de costumes ou de mudanças em uma sociedade sempre em mutação, mas nem sempre em evolução. Alguns, porque são exemplos de valores como amor, amizade ou resiliência. Alguns, porque geram debates. Alguns, apenas porque são um bom entretenimento.