Mario Akira

A Caixa Cultural Curitiba apresenta uma variedade de atividades gratuitas durante o mês das crianças. As ações são direcionadas aos mais diversos públicos, com mais de 600 vagas e foco em temas brincantes, culturais, de recreação e diversão, contando com exposições, atividades que resgatam brincadeiras antigas, oficinas diversas e muito mais.

No dia 1º de outubro, a programação começa com a oficina de boneco POP artesanal, que é uma jornada pela cultura dos bonecos colecionáveis, surgida nos anos 1960 nos EUA e influenciada por filmes e séries. Os bonecos representam personagens de diversas mídias e são populares devido à sua acessibilidade e diversidade. Nessa oficina, aberta para participantes a partir de 12 anos, ensina-se a criar bonecos artesanais com biscuit, estimulando a criatividade e habilidades manuais.

No dia 03 de outubro, ocorre o lançamento do livro Choro da mãe Terra, de Olivio Jekupe, autor de origem indígena com 24 obras escritas. O livro apresenta a reinterpretação da história indígena para professores do Ensino Fundamental e Médio, apoiado pelo Instituto Alok. Adicionalmente ao lançamento, o público poderá participar de atividades interativas e rodas de contação de histórias. A obra visa ampliar a consciência e descolonizar percepções sobre a cultura indígena. As atividades são indicadas para o público a partir de 12 anos.

Na sequência, no dia 05 de outubro, será realizada a aula sobre EX-VOTOS e artes de Santerias na cultura Pop. A palestra explora a expressão popular artística dos ex-votos na cultura latino-americana, para além da sua ligação religiosa, buscando enriquecer a apreciação estética ao mostrar como esses objetos transcendem o sagrado e influenciam a arte. O tema é voltado para iniciantes a partir de 16 anos, destacando as conexões entre arte popular, religião e cultura pop.

No dia 06 de outubro será a vez da oficina de Arte – Correio, caracterizada como uma jornada criativa que explora a Arte-Postal e objetiva estimular a criatividade e a livre expressão, apropriando-se do meio postal como canal de comunicação artística. Os participantes terão a oportunidade de produzir e trocar obras de arte-correio, utilizando envelopes, selos, colagens, tintas e mais, expressando-se através de fotografia, escrita ou pintura. As atividades são presenciais para iniciantes a partir de 16 anos de idade.

No período de 07 a 08 de outubro, a oficina “Amuletos em Biscuit” proporcionará uma jornada fascinante pela origem e criação personalizada de amuletos em biscuit – massa de modelar produzida a partir da mistura de amido de milho e cola branca. Os amuletos, presentes na cultura popular desde a antiguidade, ganharam notoriedade na Idade Média, com o uso de símbolos religiosos, à exemplo dos crucifixos. A oficina é destinada a participantes a partir de 14 anos de idade.

No feriado do Dia das Crianças, 12 de outubro, será dia de “Musicais de Percussão” e do musical infantil “Acalanto”. Na primeira oficina, as crianças serão introduzidas ao universo da música através de atividades lúdicas, construindo instrumentos musicais de percussão com materiais como bexigas, barbantes e elementos reciclados. Recomendado para crianças a partir de 10 anos.

No musical “Acalanto” haverá uma apresentação fascinante que une a arte com a educação através de “Acalantos”, uma criação do renomado grupo Parabolé. Nesse espetáculo musical e teatral haverá parlendas, contos e cantigas acumulativas, que ganham vida na interpretação de um grupo de atrizes cantoras, sob a direção de Nélio Spréa. A atividade é destinada para todas as idades mas foi desenvolvida especialmente para a faixa etária de 0 aos 7 anos.

Dia 13 de outubro terá dose dupla de diversão. Primeiro, será a vez da Oficina de Lendas Urbanas de Curitiba, com o tema do fantástico e do sobrenatural. Nas atividades teóricas e práticas de “Lendas Urbanas de Curitiba – Mitos e Realidades,” serão exploradas as lendas locais, ressaltando sua importância cultural. Em um momento de interação prática, serão criadas lendas inspiradas em pontos emblemáticos da cidade, promovendo a reflexão sobre o folclore regional. As vagas são destinadas para iniciantes maiores de 14 anos.

Para encerrar a noite, haverá sessão de cinema de horror – terror e fantasias, ligadas ao sobrenatural. Ministrada pelo cineasta Paulo Biscaia, a vivência vai explorar o tema “medo, folclore urbano, artes e cinema de terror-horror”, que exibirá trechos de filmes de terror em uma exposição reflexiva e didática sobre o gênero, incluindo aspectos da estrutura fílmica, roteiro e produção. A sessão voltada ao público iniciante a partir de 14 anos.

Já no dia 14 de outubro, a celebração do mês das crianças continuará com a oficina de Brincadeiras Antigas. Neste evento, o público vai redescobrir as brincadeiras nostálgicas que marcaram as gerações passadas, como a amarelinha, pega-pega, pique-esconde, entre tantas outras. Indicada para crianças a partir de 8 anos, a oficina é uma excelente oportunidade para conectar gerações por meio das brincadeiras tradicionais.

Na segunda quinzena do mês, as atrações continuam e no dia 18 será a vez da oficina de Arpillera referenciando o movimento de Mulheres Atingidas por Barragens, resultando em uma poderosa forma de expressão artística. A oficina aborda questões relevantes, como os impactos das barragens na vida das pessoas que vivem nas proximidades, ensinando a técnica de bordados das arpilleras, que ficaram conhecidas na época da ditadura militar no Chile. Adicionalmente, a oficina estimula a ação “artivista”, que mescla arte e ativismo. As atividades são destinadas a iniciantes acima de 16 anos e representam uma oportunidade única de arte e resistência.

A oficina A Poética das Brincadeiras, que ocorre no dia 19 de outubro, promoverá a união da arte e da educação a partir dos tradicionais “Acalantos”. As atividades serão conduzidas por Nélio Spréa, do grupo Parabolé de Curitiba (PR), e buscam demonstrar aos participantes o poder pedagógico das expressões orais e literárias na prática educacional. A oficina oferecerá uma imersão pelo mundo das parlendas, contos e cantigas, explorando o ritmo, a rima e estimulando a criatividade em sala de aula, resultando em uma oportunidade para enriquecer a conexão com as crianças através da fusão da arte com a educação. Atividade destinada ao público a partir de 16 anos.

No dia 20 de outubro, acontecerá a oficina Retirando Pedras do Caminho, em comemoração antecipada ao Dia Nacional da Poesia e aniversário do poeta Carlos Drummond de Andrade. Na oficina literária os participantes terão a chance de explorar profundamente as obras do autor, debatendo sua construção poética e criando seus próprios poemas inspirados por sua técnica. As atividades são destinadas para o público iniciante, mesmo que não tenham conhecimento prévio, mas que sejam amantes da literatura. Faixa etária a partir de 12 anos.

No dia 24 de outubro, acontecerá o Encontro Cultural Sobre Movimento de Mulheres Atingidas por Barragens, tendo como ponto focal o Movimento dos Atingidos e das Atingidas por Barragem (MAB) no Brasil, que tem resgatado a arte chilena das “arpilleras” ao abordar as violações de seus direitos no contexto das barragens. A intenção é promover uma roda de diálogo entre professores da Universidade Federal do Paraná com educadores, demais interessados e comunidade local, como forma de demonstrar e exemplificar a organização e a resistência dessas mulheres, que tem forte papel pedagógico e formativo ao difundirem formas de resistência e educação ambiental. Atividade para iniciantes acima de 16 anos.

No dia 28 de outubro, a oficina teórica Estética do Feio, oferece ao público iniciante uma experimentação em estudos de estética e história da arte. Na programação, serão exploradas a evolução da arte ocidental, resgatando as concepções de “feio” e “belo” em diferentes épocas, bem como as implicações morais no contexto da arte, instigando reflexões como “Existe uma estética do feio na história da arte ocidental?” e “O feio é o oposto do belo?”. A oficina tem como ponto de partida a obra A História da Feiúra, de Humberto Eco, explorando suas teorias sobre arte, comunicação e estética. Não é necessário conhecimento prévio e a classificação indicativa é a partir dos 16 anos.

No dia 29 de outubro, a programação vai transitar entre a imaginação e o medo dos participantes, com a oficina Monstros de Estimação 2, que “existem” na cultura da humanidade desde os seus primórdios, em diferentes povos e países ao redor do mundo, como forma de justificar o desconhecido e o incompreendido. As histórias, as crenças e os conceitos resistem ao tempo e às gerações, mantendo os monstros vivos entre nós até os dias atuais. A oficina de criação de monstros vai apresentar, por meio de desenhos e modelagem de matérias, algumas formas de externalizar e personificar essas criaturas do imaginário. As atividades são voltadas para o público iniciante a partir de 14 anos.

Encerrando a programação de outubro, a CAIXA Cultural Curitiba promove no dia 31, a oficina de Maquiagem Facial com temática de dia de los muertos e dia das bruxas, em alusão ao Dia de los Muertos e ao Halloween, sendo a primeira data comemorada no México e a segunda em diversos países. A maquiagem facial, característica marcante dessas festividades, é uma expressão artística que vai além da aparência, remetendo aos antepassados e representando a celebração da família. É uma data muito representativa na cultura mexicana, de festa e homenagem aos entes queridos falecidos. As atividades da oficina exploram a arte da maquiagem temática, com foco principal na maquiagem de caveira mexicana, conhecida como La Catrina. Os participantes serão orientados no processo de automaquiagem, onde criarão interpretações únicas, de desenhos e cores, nos seus próprios rostos. A oficina promoverá um ambiente inclusivo e criativo, incentivando reflexões sobre a expressão artística da data, que mescla a honraria aos antepassados e retrata a morte de outra maneira. As atividades são recomendadas para público iniciante a partir de 12 anos.

SERVIÇO:

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL

Oficina de Boneco POP artesanal

Data: Dia 01 de outubro de 2023 (Aula prática presencial)

Horário: 15h30 às 17h

​Duração: 90 minutos

Público: Iniciante a partir de 10 anos – 20 vagas

Lançamento do livro “Choro da mãe Terra” , de Olivio Jekupe

Data: 03 de outubro de 2023 (Atividade presencial)

Horário: 18h30 às 20h

​Duração: 120 minutos

Público: Geral a partir de 12 anos – 120 vagas

Aula sobre “EX-VOTOS e artes de Santerias na cultura Pop”

Datas: 05 de outubro de 2023 (Atividade presencial)

Horário: 18h30

​Duração: 120 minutos

Público: Iniciante a partir de 16 anos – 30 vagas

Oficina de Arte-Correio

Datas: 06 de outubro de 2023 (Atividade presencial)

Horário: 18h30

​Duração: 120 minutos

Público: Iniciante a partir de 14 anos – 30 vagas

Oficina Amuletos em Biscuit

Datas: 07 e 08 de outubro de 2023 (Atividade presencial)

Horário: 15h30

​Duração: 90 minutos

Público: Iniciante a partir de 14 anos – 25 vagas

Música- Brinquedos Musicais de Percussão

Datas: 12 de outubro de 2023 (Atividade presencial)

Horário: 15h30

​Duração: 90 minutos

Público: Iniciante a partir de 10 anos – 30 vagas

Apresentação de Acalanto

Datas: 12 de outubro de 2023 (Atividade presencial)

Horário: 15h30

Duração: 90 minutos

Público: Iniciante a partir de 14 anos – 25 vagas

Oficina de Lendas Urbanas de Curitiba

Datas: 13 de outubro de 2023 (Atividade presencial)

Horário: 18h30

​Duração: 90 minutos

Público: Iniciante a partir de 14 anos – 50 vagas

Aula-sessão de Cinema de Horror com Paulo Biscaia Filho

Datas: 13 de outubro de 2023 (Atividade presencial)

Horário: às 20h ​

Duração: 120 minutos

Público: Iniciante a partir de 14 anos – 50 vagas

Um dia para brincar: Brincadeiras antigas

Datas: 14 de outubro de 2023 (Atividade presencial)

Horário:15

​Duração: 120 minutos

Público: Iniciante a partir de 08 anos – 25 vagas

Oficina de Arpillera com o Movimento de Mulheres Atingidas por Barragens

Datas: 18 de outubro de 2023 (Atividade presencial)

Horário:18h30

​Duração:120 minutos

Público: Iniciante a partir de 16 anos – 20 vagas

A Poética das Brincadeiras com Nélio Spréa

Datas: 19 de outubro de 2023 (Atividade presencial)

Horário: 18h

​Duração: 180 minutos

Público: Iniciante a partir de 16 anos – 30 vagas

Retirando Pedras do Caminho

Datas: 20 de outubro de 2023 (Atividade presencial)

Horário: 18h30

​Duração: 90 minutos

Público: Iniciante a partir de 12 anos – 30 vagas

Encontro Cultural sobre o Movimento de Mulheres Atingidas por Barragens

Datas: 24 de outubro de 2023 (Atividade presencial)

Horário: 15h30

​Duração: 90 minutos

Público: Iniciante a partir de 16 anos – 20 vagas

Oficina Teórica A Estética do Feio

Datas: 28 de outubro de 2023 (Atividade presencial)

Horário: 15h30

Duração: 90 minutos

Público: Iniciante a partir de 16 anos – 30 vagas

Monstros de Estimação 2

Datas: 29 de outubro de 2023 (Atividade presencial)

Horário: 15h30

​Duração: 90 minutos

Público: Iniciante a partir de 14 anos – 30 vagas

Oficina de Maquiagem Facial com Temática do Dia de los Muertos e Dia Das Bruxas

Datas: 31 de outubro de 2023 (Atividade presencial)

Horário: 18h30

​Duração: 90 minutos

Público: Iniciante a partir de 12 anos – 25 vagas

EXPOSIÇÃO EM CARTAZ

Exposição “Hiper-realismo no Brasil – Giovani Caramello”

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro

Período da exposição: 27 de setembro a 12 de novembro de 2023.

Horários de visitação: de terça-feira a sábado das 10h às 20h, domingos e feriados das 10h às 19h.

Classificação Indicativa: 14 anos – Entrada Franca

Informações: (41) 4501-8722

Lotação: 40 lugares – Com acesso para pessoas com deficiência

Informações: (41) 4501-8309/ 8502 | [email protected] https://s2309.digi-pr.com/link.php?code=bDpodHRwcyUzQSUyRiUyRmNhaXhhY3VsdHVyYWxjdXJpdGliYSU0MGNhaXhhLmdvdi5icjozMTQyNjE1OTQ2OmNpZGFkZXNAYmVtcGFyYW5hLmNvbS5icjpmZDRlYmI6NWE=