ViraLata-AveLola-by-GusBenke-207
Foto: Gus Benke

Entre os dias 10 e 13 de outubro (quinta a domingo), a Trupe Ave Lola aterriza no famoso Campo das Artes, em São Luiz do Purunã (Balsa Nova, PR), com uma programação recheada para toda a família. Oficinas de artes visuais e cênicas, apresentações teatrais e exibição de filme compõem a agenda que irá proporcionar um fim de semana de muita integração, natureza e cultura. As oficinas serão gratuitas e as apresentações teatrais e exibições cinematográficas serão no sistema de pagamento Pague o Quanto Vale, modelo adotado pela Ave Lola desde sua fundação. Para participar é preciso garantir a vaga por meio do site da companhia.

Leia mais

Serão quatro oficinas gratuitas ao todo ao longo do fim de semana – duas de teatro conduzidas por profissionais da Ave Lola e duas de artes visuais pelas artistas Rute Yumi e Eda de Paula. Cada um delas com propostas e vivências únicas e voltadas para todas as idades. No sábado, às 14h, e domingo, às 16h, também serão feitas apresentações do espetáculo O Vira-Lata, criado em 2022 e que já foi sucesso em diversas cidades brasileiras e na Dinamarca. E na sexta e no sábado, às 19h30, será exibido o premiado longa-metragem Alma, também produzido pela Ave Lola e que foi rodado inteiramente em São Luiz do Purunã. A programação completa com todos os horários de detalhes podem ser conferida no serviço.

O local do evento, o Espaço Campo das Artes, idealizado pelo ator Luis Melo, foi especialmente escolhido por ser um potencializador do desenvolvimento criativo. Voltado para o fomento das artes visuais, teatro, música, literatura e outras manifestações artísticas, o espaço busca ser um ponto de encontro para artistas, comunidade local e visitantes. Estando em um local privilegiado, o espaço também busca fomentar o ecoturismo e a conexão com a natureza, aproveitando a beleza natural da região de São Luiz do Purunã como parte do ambiente criativo.

Sobre a Ave Lola

A Ave Lola é uma companhia de teatro fundada em 2010 que vem encantando o público com espetáculos premiados que já circularam o Brasil e também países como Chile e Dinamarca. Hoje é considerado um espaço de criação por extrapolar as barreiras do teatro, com produção de livros, filmes, exposições, oficinas e articulação com artistas do mundo todo – sendo berço de projetos de diversas áreas.

A companhia se destaca por trabalhar com diversas linguagens cênicas, como a música ao vivo, o teatro de bonecos, a dança e o uso de elementos visuais marcantes. Dirigida e gerida apenas por mulheres, a companhia desenvolve peças com foco em temas sociais, históricos e humanos, com uma abordagem que busca dialogar com o público de maneira sensível e poética.

As apresentações de “O Vira-Lata” é uma realização do Ministério da Cultura e da Ave Lola, pela Lei de Incentivo à Cultura, tem como produção a Entre Mundos, instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe e patrocínio de BHS Corrugated, Valfertil, Big Safra, Parecis Máquinas, TCP, Gemü e Grupo Pegoraro, Irrigabrasil, On Petro Combustíveis e Transportes Tremea Ltda.

SERVIÇO:
O que: Programação Ave Lola no Campo das Artes – oficinas, teatro e cinema
Quando: 10 a 13 de outubro (quinta, sexta, sábado e domingo)
Onde: Campo das Artes (Estrada da Lage, São Luiz do Purunã, Balsa Nova – PR)
Inscrições:

Programação | Oficinas gratuitas

12 de outubro de 2024 | programação sábado

15h às 16h30 | Memórias coloridas – Oficina com Rute Yumi e Eda de Paula
Sobre a oficina: pintura com tinta guache, pincéis e outros, sobre tecido e/ou papel. Descobrindo cores a partir de misturas, da observação e de memórias sobre o que as crianças viram no espetáculo e no Campo das Artes, integração entre as crianças e seus familiares. Expressões artísticas da vivência no Campo das Artes.

16h30 às 18h | Oficina de figurino para teatro com Helena Tezza
Sobre a oficina: Nesta oficina, crianças e familiares terão a chance de criar figurinos para personagens sob a orientação da atriz e figurinista Helena Tezza. Usando materiais como tecidos, papéis, lantejoulas e outros itens de papelaria, cada participante fará um esboço de seu figurino e, em seguida, construirá a peça. É uma oportunidade prática e criativa para explorar o mundo do teatro de forma divertida e colaborativa.

18h às 19h30 | Teatro para a Vida – Oficina com Ana Rosa Genari Tezza, Breno Monte Serrat e Arthur Jaime
Sobre a oficina: Com técnicas de improvisação e jogos teatrais, os participantes terão a oportunidade de experimentar como o teatro pode ser um espaço de criação coletiva, onde as histórias nascem no calor da ação. Aberta a todas as pessoas, independentemente da experiência, a atividade busca despertar o senso crítico e a sensibilidade artística, proporcionando uma vivência de trocas e aprendizados.

13 de outubro de 2024 | programação domingo


14h às 16h | Vida e vento, cores e folhas – Oficina com Rute Yumi e Eda de Paula
Sobre a oficina: pintura com tinta guache, folhas naturais, rolinho de pintura e outros, sobre tecido. Observação, coleta e possibilidades criativas com cores e formas a partir de folhas coletadas.

Programação | Espetáculo O VIRA-LATA
12 de outubro, sábado: às 14h
13 de outubro, domingo: às 16h
Ingressos: Pague o Quanto Vale
Sinopse: Uma jovem acredita que só pode ser feliz se encontrar o homem que dará sentido a sua vida, e vive sonhando com este encontro. Um homem, maltratado pela fome e pelo desamparo, acredita que é um cachorro vira-lata. A jovem e o homem-cachorro se conhecem e viram grandes amigos até que, um dia, um homem desconhecido bate à porta da moça e se apresenta com palavras bonitas, flores e agrados. Ela se encanta e se entrega ao romance. Quem não gosta nada do rumo da história é seu fiel amigo-cachorro.
Classificação indicativa: livre
Duração: 45 minutos

Programação | Exibição longa-metragem ALMA
11 e 12 de outubro de 2024: às 19h30
Ingressos: Pague o Quanto Vale
Sinopse: Em uma cidade interiorana, Alma vive uma vida simples com Ana, a sua mãe. A chegada de uma trupe de teatro transforma o destino delas. Protagonizado por personagens mulheres, esta é uma história sobre coragem, destino e amor à arte. O filme já circulou importantes festivais de cinema, tais como: 15º Lady Filmmakers Festival, Festival La Femme, ambos em Los Angeles (EUA), 7º Uluslararası Kadın Yönetmenler Festivali Takvimi, na Turquia, e o 11° Festival Internacional de Cine por los Derechos Humanos (FICDEH), na Colombia. No 15º Lady Filmmakers Festival, o filme foi premiado em quatro categorias: Melhor Atriz (Helena Tezza), Melhor Ator Coadjuvante (César Matheus), Melhor Atriz Coadjuvante (Nathália Garcia) e Melhor Filme.
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 97 minutos