3.Cantora ucraniana Ruslana Lotsman – Divulgação da artista
Divulgação

No Brasil para a realização de shows, a celebrada cantora ucraniana Ruslana Lotsman, de 36 anos, não se furtou de soltar sua bela voz no interior do Memorial Ucraniano quando visitou-o, no Parque Tingüi, em Curitiba. De modo informal, na companhia de amigos, que ficaram encantados com a performance, ela cantou o Hino Espiritual da Ucrânia no local. Ruslana volta a se apresentar para o público, na capital paranaense, no próximo domingo (1), às 17h, no Clube Poltava. Na sexta-feira passada, cantou no Sesc da Esquina e, desde o último sábado, está em turnê pelo interior, tendo começado por Prudentópolis.

Em mensagem a seus compatriotas, a cantora ucraniana Ruslana escreveu nas redes sociais: “Querida Ucrânia, se você soubesse como te amam no Brasil. Teus filhos chegaram aqui há 130 verões para semear campos e cultivar pães e hoje são tantos”. 

Sua primeira turnê no país coincide com 33 anos da Renovação da Independência da Ucrânia e Dia Nacional da Comunidade Ucraniana no Brasil e nos Estados do Paraná e Santa Catarina, por lei.

A cantora ucraniana foi recepcionada em Curitiba pelo presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira (RCUB), advogado Vitorio Sorotiuk. No Memorial Ucraniano, Sorotiuk mostrou a ela a exposição de arte que está em cartaz no espaço sobre a escritora Clarice Lispector, de autoria da artista visual gaúcha Graça Craidy. Ruslana cantou diante dos ícones religiosos do Memorial e dos retratos de Clarice.

Cantora ucraniana é condecorada por Zelensky

Mãe de duas meninas e de um menino, Ruslana, moradora de Kiev, recebeu a Ordem “Pela lealdade ao povo da Ucrânia” por se voluntariar e apoiar os soldados na zona de combate de Donbass, na guerra contra a Rússia, após ter sido invadida há mais de dois anos. Ela também recebeu o título de “Artista de Honra da Ucrânia” do presidente Volodimir Zelensky.

Ruslana, afora o seu próprio país, é aclamada como cantora na Estônia, Polônia, Rússia, França, Alemanha e Estados Unidos. Ela tem álbuns gravados, é solista de algumas das melhores orquestras ucranianas e professora de canto folclórico na Universidade Pedagógica Nacional de M. Dragomanov, em Kiev.  

Paraná é estado brasileiro com mais descendentes ucranianos

O Paraná é o estado brasileiro que abriga o maior número de descendentes de ucranianos. Estima-se que esse contingente seja de cerca de 600 mil no país, dos quais 500 mil no Paraná e destes 20% (100 mil) em Curitiba. Na cidade de Prudentópolis, dos 50 mil habitantes, 75% são de origem ucraniana.