AMF_6986 (70 of 376).NEF
Ron Woodroof (Matthew McConaughey) em ‘Clube de Compras Dallas’ (foto: divulgação)

Em ‘Clube de Compras Dallas’, o eletricista Ron Woodroof está muito longe de ser o melhor exemplo de conduta, mas muda radicalmente quando recebe o diagnóstico da Aids – o que, naquela época, equivalia a uma sentença de morte com execução em dois anos, no máximo. Uma vez contaminado pelo vírus HIV, ele passa a mostrar empatia por outros doentes – inclusive os homossexuais, antes marginalizados. O filme ainda funciona como uma crítica à indústria farmacêutica e ao poder público em geral. O caso de Woodroof é um exemplo clássico de como os governos não fazem força para ajudar a pessoa com um problema e, ao mesmo tempo, criam dificuldades para a pessoa que tenta resolver seu problema por conta própria.

  • Ano: 2013. Direção: Jean-Marc Vallée. Com Matthew McConaughey, Jared Leto, Jennifer Gardner

Sinopse

O eletricista texano Ron Woodroof (Matthew McConaughey) é machista e homofóbico assumido. Até que, no ano de 1986, é diagnosticado com Aids. O problema é que a medicina na cidade de Dallas não faz muito esforço em seu caso. Assim, ele começa a procurar tratamentos alternativos e passa a contrabandear substâncias do México que auxiliam na sobrevida dele e de outros pacientes.

Aniversário do Bem Paraná

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná, 41 filmes (um por ano, desde 1983) e 41 bandas e músicos da capital paranaense. O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.

Tratam-se de filmes que tiveram relevância nos anos em que foram lançados e, ao mesmo tempo, deixaram marcas, por motivos diversos. Alguns, porque são precursores e criaram legados, inspirações ou tecnologias. Alguns, porque são visionários e criaram novas estéticas cinematográficas. Alguns, porque são retratos de costumes ou de mudanças em uma sociedade sempre em mutação, mas nem sempre em evolução. Alguns, porque são exemplos de valores como amor, amizade ou resiliência. Alguns, porque geram debates. Alguns, apenas porque são um bom entretenimento.