Começou a 58ª edição do Festival de Berlim

Começou ontem a 58ª edição do Festival de Cinema de Berlim, que tem na disputa do o Urso de Ouro o brasileiro Tropa de Elite

Bem Paraná

Começou ontem a 58ª edição do Festival de Cinema de Berlim, que tem na disputa do o Urso de Ouro o brasileiro  Tropa de Elite, de José Padilha. A produção foi o filme brasileiro mais visto no país em 2007, com cerca de 2,4 milhões de espectadores.  Pirateado antes da estréia nos cinemas, virou hit no mercado informal. Dividiu a crítica entre os que o aplaudiram e os que enxergaram em seu retrato do Bope, o Batalhão de Operações Policiais Especiais da PM do Rio, uma defesa da tortura. O Festival de Berlim  o classificou de “thriller político”, ao divulgar sua seleção.  Um total de 26 filmes concorrem na mostra competitiva da mostra na capital alemã que segue até dia 17. Outras sete produções brasileiras participam. Tropa fará, além da apresentação oficial, outras cinco fora do certame. A versão 2008 teve os Rolling Stones abrindo o festival, além de atrações como as estrelas Scarlett Johansson, Madonna e Penélope Cruz.

 O festival terá como destaque, ainda, a estréia mundial de Shine a Light, o documentário de Martin Scorsese sobre os Rolling Stones. O diretor grego Costa-Gravas foi o escolhido para presidir a mesa do júri que escolherá os vencedores do Urso de Ouro e de Prata deste ano e o homenageado eleito foi o diretor italiano Francesco Rossi. Os organizadores prevêem um recorde de público durante os 12 dias de apresentação e estima-se que cerca de 420 mil pessoas assistam às produções.

O Festival de Berlim é um dos três maiores festivais de cinema da Europa, ao lado de Cannes e Veneza.