pedro e o lobo
Obra é contada por meio de recursos lúdicos e pedagógicos, como teatro de bonecos e quinteto de sopros – Créd Miriane Figueira

Cerca de 20 escolas municipais de Curitiba receberão o musical “Pedro e o Lobo – Música nas Escolas”. As apresentações serão realizadas até o dia 24 de setembro. O projeto tem como foco o processo de musicalização de alunos e professores, por meio de recursos lúdicos e pedagógicos, como teatro de bonecos e quinteto de sopros, para promover a conexão entre texto e música.

O primeiro concerto didático já escrito, “Pedro e o Lobo”, uma obra que foi composta em 1936, por Serguei Prokofiev, será apresentada nas instituições de ensino com o auxílio de teatro de bonecos, em que cada personagem da história será representado por instrumentos musicais.

A história clássica gira em torno de Pedro, um menino de seis anos que decide caçar um lobo feroz que vive na floresta próximo à sua casa. Apesar das preocupações do seu avô, o jovem vai à floresta com seus amigos: a pata Sônia, o gato Ivã e a passarinha Sacha. A caçada é marcada por reviravoltas, mas tem um final feliz, em que Pedro é celebrado como herói e todos os seus parceiros saem seguros da empreitada.

Pedro é representado pelo quinteto de sopros, Sacha pela flauta, Ivã pela clarineta, Sônia pelo oboé, o avô pelo fagote e o lobo pela trompa.

“Para tornar a conexão entre a obra e os estudantes ainda mais lúdica, adotamos o uso dos bonecos, que se comunicam diretamente com a música, com o caráter expressivo da história e o idiomatismo dos instrumentos”, comenta o diretor artístico da adaptação, Fabrício Ribeiro. Os bonecos foram criados especialmente para o projeto por Líli Sarraff e Ruddy Castillo, da Cia La Polilla.

As instituições de ensino a serem contempladas com o espetáculo “Pedro e o Lobo” são:

Escola Municipal Professor Antonio Pietruza (Tatuquara),

CEI Bela Vista do Paraíso (Santa Cândida),

UEI Curitiba 330 anos (Barreirinha),

Escola Municipal Pedro Dallabona (Orleans),

CEI Júlio Moreira (São Braz),

Escola Municipal Dona Pompília (Tatuquara),

Dom Manuel da Silveira D’eboux (Hugo Lange),

CEI Olívio Soares Sabóia (CIC),

Escola Municipal Sady Souza (Sítio Cercado),

UEI Integrada CIC (Augusta),

Escola Municipal Sophia Gaertner Roslindo (Boqueirão),

Escola Municipal Itacelina Bittencourt (Guaíra),

CEI Ritta Anna de Cássia (Cajuru),

Escola Municipal Germano Paciornik (Boqueirão) e

Escola Municipal Professora Nair de Macedo (Novo Mundo).

Oficinas de musicalização

Além do concerto didático, o projeto ainda conta com oficinas de musicalização voltadas para professores de educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental, em que aspectos musicais, como altura, duração, timbre, intensidade, serão abordados, contando ainda com atividades para estimular a socialização, a coordenação motora, o conhecimento de conceitos espaciais, a expressão corporal, a percussão corporal e como eles são desenvolvidos por meio das atividades.

A oficina, que será dividida em duas etapas, sendo musicalização para bebês e crianças de até 3 anos, e para crianças entre 4 e 7 anos de idade, será ministrada pela arte-educadora Breeze Rosa.

Formada no curso de licenciatura em música na UNESPAR/EMBAP, Rosa atua com o desenvolvimento de atividades didáticas para musicalização infantil em suas aulas diárias, contando com ampla experiência no segmento, já tendo participado de diversos cursos e palestras ministrados por renomados e atuantes educadores brasileiros, além de ter ministrado cursos de capacitação para professores e oficinas de musicalização infantil por todo o Brasil, tendo ainda integrado o corpo docente do Festival de Música de Santa Catarina e do Festival de Música de Ponta Grossa.

O projeto “Pedro e o Lobo – Música nas Escolas” tem incentivo do Colégio Positivo e produção da Diversa Produções e Yasmin Franco.

Serviço:

“Pedro e o Lobo – Música nas Escolas”

Data: 19 de agosto a 24 de setembro

Direção artística: Fabrício Ribeiro

Quinteto de sopros: Alessandra Wanzeler, Fabrício Ribeiro, Jacson Vieira, Joel Henquemaier e Jonatas Costa

Criação de bonecos: Líli Sarraff e Ruddy Castillo / Cia La Polilla

Manipulação de bonecos: Ruddy Castillo / Cia La Polilla

Arte-educadora: Breeze Rosa

Produção executiva: Pri de Morais / Diversa Produções

Produção: Yasmin Franco

Incentivo: Colégio Positivo