(Foto: Marcello Casal Jr/ABr)

Comidas e músicas típicas, brincadeiras, danças e muita tradicionalidade de todos os cantos do país fazem da festa junina um dos eventos mais queridos e lucrativos do ano. Em 2023, o Ministério do Turismo projetou que as comemorações tiraram cerca de 26,2 milhões de pessoas de casa, movimentando R$ 6 bilhões.

A festança toma conta de todo o Brasil, mas alguns são verdadeiros patrimônios nacionais que todos devem conhecer neste inverno.

São João de Campina Grande

Considerada a maior festa junina do mundo, com duração de 31 dias, o São João de Campina Grande, na Paraíba, é um verdadeiro espetáculo da cultura nordestina, com as tradicionais quadrilhas, apresentações musicais e o famoso Casamento Coletivo. 

O epicentro da comemoração é o Parque do Povo, onde ficam o parque de diversões, as barracas de comida e o palco principal, mas outros locais também entram na festa, como a Vila Nova Rainha, a Vila Sítio São João e o Galante. 

Em 2024, dezenas de artistas confirmaram shows, como Wesley Safadão, Xand Avião, Zé Vaqueiro, Pedro Sampaio, Calcinha Preta, Alok, Alceu Valença, Elba Ramalho, Simone Mendes e muitos mais.

Outra festa junina renomada é o São João de Caruaru, em Pernambuco. Com muito forró, quadrilhas, fogueiras, shows de fogos de artifício, recitais, peças de teatro e comida típica, o evento acontece durante vários dias. 

São João de Caruaru

Em 2024, a festa começou com o São João na Roça, no distrito de Gonçalves Ferreira, em 19 de abril. A prefeitura de Caruaru já confirmou que a celebração terminará apenas em 29 de junho.

Vários artistas já se apresentaram, mas ainda há muita diversão pela frente. Nomes como Claudia Leitte, Ivete Sangalo, Raça Negra, Maiara e Maraisa, Luan Santana, João Gomes, Olodum, entre outros, agitarão a multidão nos próximos dias.

Festival de Parintins

Embora não seja uma festa de São João como os outros eventos, o Festival de Parintins é associado às celebrações juninas por causa da época em que acontece, no final do mês de junho. 

Este é o maior espetáculo folclórico a céu aberto do mundo, cujo ponto focal é a tradição do boi-bumbá, uma variação amazonense do bumba-meu-boi do Maranhão. 

Com um desfile que se assemelha às competições das escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro, as alegorias se dividem entre os vermelhos e os azulados, pertencentes aos bois Garantido e Caprichoso, respectivamente. 

O evento acontece desde os anos 1960 e ganhou um espaço especial próprio em 1988 – o Bumbódromo, uma espécie de Sambódromo dos bois.

Festas juninas em São Paulo

As maiores e mais prestigiadas festas juninas do Brasil acontecem nas regiões Norte e Nordeste, mas outros estados também se rendem às delícias da época. Como a cidade mais movimentada do país, é claro que São Paulo não poderia ficar de fora.

Festa Junina – Família no Parque 

Em junho, uma festa junina especial para a criançada acontecerá aos finais de semana no Parque Villa-Lobos. Além das brincadeiras clássicas – tiro ao alvo, pescaria, arremesso de argola, boca do palhaço… – os pequenos também se divertem com dinâmicas em grupo e trampolim, tobogã, tirolesa, futebol de sabão e muito mais.

É claro que as guloseimas também não podem faltar. As barraquinhas são recheadas de pipoca, milho cozido, cachorro-quente, espetinho, maçã do amor, etc.

  • Data: 1, 2, 8, 9, 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de junho
  • Horário: 10h às 18h
  • Local: Parque Villa-Lobos (Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros)
  • Ingressos na bilheteria ou online

Quermesse do Calvário 

Uma das festas juninas mais populares da capital é a Quermesse do Calvário. Super tradicional e muito querida, acontece nas dependências da Paróquia São Paulo da Cruz, no bairro de Pinheiros.

São mais de 20 barracas de comida e brincadeiras, além de várias rodadas de bingo valendo prêmios em dinheiro. Também há apresentações musicais, principalmente de grupos de forró.

  • Data: 01/06 a 07/07
  • Horário: 17h30 às 23h30 (sábados) e 17h30 às 22h30 (domingos)
  • Local: R. Cardeal Arcoverde, 950 – Pinheiros
  • Ingressos na bilheteria e online

Outras programações para curtir o inverno em São Paulo

Quer um programa mais tranquilo do que uma festa para aproveitar o friozinho do inverno paulista? Veja duas opções incríveis abaixo!

Passeio em Campos do Jordão

Um dos destinos mais badalados do estado, Campos do Jordão é muito procurado no inverno. Como o município fica na Serra da Mantiqueira, o clima montanhoso é perfeito para casais e famílias.

Dentre as atividades, é quase obrigatório conhecer os parques Capivari e Amantikir, a Maria Fumaça na Estação Emílio Ribas e o Bosque do Silêncio.

Também vale muito a pena saborear chocolates e cervejas artesanais, ambos produzidos por produtores locais em diversos estabelecimentos da cidade.