Jazz Cigano Quinteto foto Raphael Bernadelli
Jazz Cigano Quinteto / foto: Raphael Bernadelli

No dia 23 de setembro se comemora o Dia do Cigano no Paraná, por conta desta data a Casa Eliseu Voronkoff, localizada no município de Araucária, há 7 anos consecutivos, dedica este mês para celebrar a cultura cigana. Um dos objetivos é combater o preconceito à etnia dando a ela maior visibilidade por meio da arte.

‘Setembro Cigano’ é uma realização conjunta do espaço cultural com a Confederação Brasileira Cigana e o grupo de danças ciganas Lien.Gitan. 

O evento oferece ampla programação até 29 de setembro. A agenda inclui shows, oficinas, exposições e debates, sendo a Mostra de Dança Cigana uma das principais atrações. Todas as atividades são gratuitas e acontecem na sede do centro cultural e no Teatro da Praça, em Araucária 

13/09 sexta (19h) no Setembro Cigano

Exposição dos resultados da Oficina de Audiovisual ‘Olhares Ciganos’.

A exposição será composta por registros e resultados da Oficina de Audiovisual em Acampamento Cigano, ministrada por Otávio Zucon. A monitoria irá contar com estagiários da etnia cigana, estudantes de escolas públicas e participantes da oficina.

15/09 domingo (19h) no Setembro Cigano

Show com Jazz Cigano Quinteto, no Teatro da Praça.

Há 14 anos o Jazz Cigano Quinteto é uma das referências brasileiras do Jazz Manouche, estilo criado pelo violinista cigano Django Reinhardt na Paris dos anos 1930. Formado por Lucas Miranda, Vinicius Araújo, Wagner Bennert, Mateus Azevedo e Leonardo dos Santos, o quinteto já se apresentou em festivais como Ilhabela In Jazz, Festival de Jazz Manouche de Piracicaba e Festival BB Jazz e Blues. O grupo explora o repertório de músicas tradicionais do estilo Jazz Manouche, standards de jazz, composições próprias e choros adaptados ao swing manouche. Em 2022 lançaram o álbum ‘Jazz Cigano Quinteto & Yamandu Costa’ e em 2023 realizaram o Festival Manouche em Curitiba.