Coral Jovem de Heliópolis apresenta em Curitiba e região “Vozes da Transformação”. Confira

Redação Bem Paraná com assessoria
heliopolis

Jovem Heliópolis/Divulgação

O espetáculo “Vozes da Transformação” será apresentado nas cidades de Curitiba e Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) nos dias 19 e 20 de outubro. Com entrada franca, o público poderá embarcar em uma jornada sonora e visual do Coral Jovem Heliópolis, que interpretará um repertório rico e diversificado de composições brasileiras e obras internacionais da música popular e erudita.

O espetáculo é promovido pelo Instituto Baccarelli, organização sem fins lucrativos que promove transformação e inclusão social por meio da educação. Composto por 46 cantores, o grupo tem regência do maestro Otávio Piola e acompanhamento de piano, baixo e bateria. Explorando a profundidade e a emoção de cada canção, eles criam uma fusão de música, coreografias e encenações performáticas que dão vida às histórias contadas pelas letras.

O resultado é uma experiência imersiva que transcende o ato de ouvir ao convidar o público a sentir, refletir e se conectar de maneira profunda com cada apresentação.

O espetáculo “Vozes da Transformação” é mais um projeto do Instituto Baccarelli, que ganhou notoriedade ao formar a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela, a reconhecida Orquestra Sinfônica Heliópolis, dirigida e regida pelo maestro Isaac Karabtchevsky. Nessa nova iniciativa, a organização reúne o grupo vocal mais avançado das turmas de coro do Instituto Baccarelli, composto por crianças e jovens da comunidade de Heliópolis – localizada em São Paulo (SP) – que se destacam pelo seu talento artístico, além da capacidade de explorar o aspecto cênico das canções.

“É importante destacar que o repertório foi cuidadosamente selecionado pelos próprios cantores, refletindo a realidade vivida na favela de Heliópolis. Isso confere ao espetáculo uma autenticidade e conexão única com a comunidade. É no palco que eles podem mostrar o resultado de todo seu trabalho e dedicação, e tenho certeza de que o público vai ficar impressionado com o talento dos nossos jovens”, destaca Edilson Ventureli, diretor executivo do Instituto Baccarelli. Segundo ele, a iniciativa é uma grande oportunidade de desenvolvimento não apenas artístico, mas também pessoal dos alunos e alunas.

Com duração de 60 minutos, o projeto “Vozes da Transformação” tem patrocínio da Caterpillar e foi viabilizado por meio da Lei Rouanet. O espetáculo acontece em Curitiba no dia 19 de outubro, na Ópera de Arame; e em Campo Largo no dia 20 de outubro, no Para mais informações sobre as iniciativas do Instituto Baccarelli, acesse www.institutobaccarelli.org.br .

Serviço:

Vozes da Transformação em Curitiba

Local: Ópera de Arame

Data: 19/09/2024

Horário: 20h

Endereço: Rua João Gava, 920, Abranches – Curitiba/PR

Duração: 60 minutos

Entrada: Gratuita

Mais informações: ( https://vozesdatransformacao.com.br/)

Vozes da Transformação em Campo Largo

Local: Vila Olímpica

Data: 20/09/2024

Horário: 17h

Endereço: R. Centenário, 2024 – Vila Bancaria, Campo Largo/PR

Duração: 60 minutos

Entrada: Gratuita

Mais informações: ( https://vozesdatransformacao.com.br/)

Sobre o Instituto Baccarelli

O Instituto Baccarelli foi criado em 1996, após um gesto solidário do maestro Silvio Baccarelli (1931-2019), que decidiu fazer algo pelas famílias desamparadas após um incêndio na favela de Heliópolis. A missão de transformação e inclusão social por meio da educação começou com o ensino de música para 36 crianças. Hoje, o Instituto Baccarelli é uma das organizações sociais mais respeitadas do país, e é responsável por 13 polos educativos da cidade de São Paulo – a escola de música em Heliópolis e as 12 unidades dos CEUs, os Centros Educacionais Unificados, que administra em gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Educação (SME) da cidade de São Paulo.  Sua sede, em Heliópolis, é um prédio moderno e com alto padrão de excelência para o ensino da música e da dança. Além de atender 1.400 alunos anualmente, o Núcleo Heliópolis mantém 4 grupos artísticos – entre eles, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, primeira orquestra nascida em uma favela. Com direção artística de Isaac Karabtchevsky, decano da regência nacional, o trabalho de impacto social promovido em Heliópolis é um grande exemplo de sucesso em nosso país. Além das aulas, o núcleo conta com uma frente de Serviço Social para alunos e suas famílias, o Restaurante Baccarelli no combate à insegurança alimentar, e irá inaugurar o Teatro Baccarelli, a primeira sala de concertos em um território de favela.  Toda essa experiência acumulada em quase 3 décadas preparou o Instituto Baccarelli para desafios maiores. Em 2022, por meio de termo de parceria assinado com a SME, assumiu a gestão de 12 CEUs da cidade de São Paulo. Dessa forma, amplia sua atuação oferecendo a educação em suas mais diferentes formas, incluindo esporte, cultura e lazer, para mais 12 territórios da cidade. Seguindo as diretrizes estabelecidas pela SME, o Instituto Baccarelli tem como marca de sua gestão a transparência e o diálogo constante com população, poder público e instituições parcerias, sempre em prol do desenvolvimento da educação na cidade de São Paulo.  Para mais informações, acesse: institutobaccarelli.org.br.

Sobre o Canto Coral do Instituto Baccarelli

O Coral Jovem Heliópolis é o grupo de coros mais avançado do Instituto Baccarelli. Formado por 46 cantores, tem como regente titular o maestro Otávio Pioli. Dentro de seu plano artísticopedagógico, o Coral Jovem Heliópolis trabalha repertórios mais complexos e diversificados, incluindo composições brasileiras e obras internacionais da música popular e erudita. O Coral Jovem Heliópolis já realizou apresentações em diversos espaços culturais de São Paulo, como Sala São Paulo, Teatro Alfa, Theatro Municipal de São Paulo, MASP Auditório, Estádio do Morumbi, Mosteiro de São Bento, Páteo do Colégio e Catedral da Sé. Participou de eventos notáveis como W Festival, lançamento de Natal da Coca-Cola, tendo performado ao lado de cantores como Preta Gil e Samuel Rosa. O grupo faz parte do Coral Heliópolis, turma de coros do Instituto Baccarelli, que está sob a coordenação pedagógica de Silmara Drezza e tem como objetivo a formação centrada no desenvolvimento de valores para a vida em sociedade, através do aprendizado da música de forma prazerosa.