Cópia de Cópia de Alta Resolução-130
Festival Djanho! (divulgação)

O DJANHO!, festival de cinema fantástico de Curitiba, abriu inscrições para a Oficina do Djanho!, atividade que jovens de 13 a 21 anos participam da realização de um filme de gênero, que inclui roteirização, produção e gravação.

A atividade acontece em dois locais diferentes da capital paranaense. A primeira turma terá aulas no Teatro da Vila, na Cidade Industrial, nos dias 25 e 26 de setembro. Por outro lado, a segunda turma ocupa as salas de formação do Cine Passeio, no Centro, nos dias 28 e 29 de setembro. Além disso, após concluídos, os filmes, de 3 minutos, serão exibidos na programação do evento.

Leia também

Para participar, é necessário se inscrever até o dia 20 de setembro por meio de um formulário no qual os candidatos justificam seu interesse em participar da oficina. São 15 vagas para cada turma, com prioridade para estudantes de escolas públicas da cidade, mas as inscrições são abertas para a comunidade em geral.

A Oficina do Djanho! tem como objetivo estimular a criatividade e atuar como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento cultural. “Nosso objetivo é mostrar que, com criatividade e vontade, é possível fazer cinema de qualidade, mesmo com recursos limitados”, afirma Paulo Biscaia Filho, diretor do DJANHO!.

Na edição de 2022 do DJANHO!, os filmes resultantes da oficina foram exibidos no Cine Passeio numa sessão que reuniu os jovens realizadores e a comunidade. O ator e produtor cultural Kenni Rogers, co-realizador da atividade e conhecido pelo trabalho com jovens da periferia da cidade, destaca o impacto transformador da oficina. “Queremos inspirar esses jovens a contar suas próprias histórias e, quem sabe, descobrir o próximo grande nome do cinema brasileiro.”

DJANHO!

Realizado no período do Halloween, o “DJANHO! É a Mostra Internacional e Interbairros de Cinema Fantástico de Curitiba, piá” é o maior evento do gênero no Paraná e o segundo maior do sul do Brasil, atrás apenas do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre (Fantaspoa). A organização é da Companhia Vigor Mortis, com direção geral do cineasta Paulo Biscaia Filho.

Este ano, o festival ocorre entre os dias 31 de outubro e 6 de novembro. Uma das novidades é uma programação especial em celebração aos 40 anos do clássico “Gremlins” (1984), de Joe Dante. Além disso, haverá sessões para homenagear o cineasta Roger Corman, um dos maiores nomes do gênero de horror, falecido em maio de 2024.

Como nasceu

Criado em 2013 por Biscaia Filho, o DJANHO! era antes conhecido como Grotesc-O-Vision e foi, por várias edições, realizado em paralelo com a Zombie Walk Curitiba. O evento cresceu e se tornou independente, alcançando maturidade em 2022, quando recebeu outro nome.

“Djanho” é uma gíria curitibana que denota algo demoníaco ou infernal. “Piá do Djanho”, por exemplo, significa “garoto do demônio”. O termo tem origem em Portugal, com a expressão dianho, que, por sua vez, parece descender de Janus, a entidade de duas faces da mitologia romana.

Em 2023, o festival exibiu 52 filmes em sua programação. As sessões ocorreram no Cine Passeio, na Sede Boqueirão da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Serviço:
Inscrições para a oficina “Meu Primeiro Filme de Horror” aqui.
Prazo: Até 20 de setembro de 2024
Programação das oficinas:
Turma do Teatro da Vila – Dias 25 e 26 de setembro – No primeiro dia das 9h às 13h e no segundo dia das 9h às 13h e das 14h às 18h.
Turma do Cine Passeio – Dias 28 e 29 de setembro – No primeiro dia das 14h às 18h e no segundo dia das 9h às 13h e das 14h às 18h.
Mais informações: Site e Instagram