fims
FIMS contará com showcases de artistas do Brasil e América Latina (Frailejón, Donna Bagos, Dessa Ferreira, Batanga & Cia e Flor ET) (Divulgação)

De 10 a 14 de setembro, Curitiba se tornará o epicentro da música e da cultura criativa do Sul do Brasil com a 8ª edição da FIMS – Feira Internacional da Música do Sul.

O evento, que foi vencedor do Prêmio Profissionais da Música na categoria Feiras e Congressos de Música, em 2023, tem como foco o mercado musical como um todo, apostando em uma abordagem 360º, que vai desde formação artística, capacitação, geração de negócios e uma programação especial de shows.

“Além de ser uma grande feira e um ponto de encontro de músicos e produtores de diferentes segmentos, a FIMS também conta com uma ampla programação de shows, reunindo artistas independentes e nomes já conhecidos da música, como a artista baiana Rachel Reis, indicada ao Grammy Latino, que vem a Curitiba pela primeira vez, abrindo a 8ª edição do evento, e a cantora Ekena, um dos mais promissores nomes do MPB, encerrando a programação”, comenta Téo Ruiz, diretor geral da Feira Internacional da Música do Sul.

A programação da 8ª edição da Feira Internacional da Música do Sul ocorrerá em diversos centros culturais de Curitiba, sendo no Cine Passeio, no Memorial de Curitiba e no Solar da Cultura.

Show de abertura com Rachel Reis, artista indicada ao Grammy Latino

No dia 12 de setembro, a artista baiana Rachel Reis abre a 8ª edição da FIMS com um show especial, em formato acústico, na Ópera de Arame. Essa é a primeira vez que a cantora, que foi indicada ao Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa com o álbum “Meu Esquema”, se apresenta na capital paranaense.

Combinando ritmos como arrocha, pagode baiano e eletrônico, a artista de Feira de Santana é dona dos hits “Saudade”, “20h”, “Motinha”, “Maresia”, que fez parte da trilha sonora da novela Fuzuê, da Rede Globo, “Bateu”, com participação de Gilsons, que está na novela “Renascer” e “Caju”, que integra a série “Cangaço Novo”, entre outros.

Os ingressos para o show de abertura da FIMS com Rachel Reis estão à venda pelo Shotgun com valores a partir de R$35.

Com sucessos como “Todxs Putxs”, “Sinto Muito”, “Mulher”, entre outros, Ekena aposta em uma forma muito sincera e autobiográfica em sua arte, falando sobre recomeços, perdas, amores e desamores, buscando levantar outras mulheres ao expor suas verdade e cicatrizes.

O show na FIMS marca o encerramento de sua turnê, “Quem eu Sou?” e ocorre no dia 14 de setembro, a partir das 20h, no Wonka Bar (R. Trajano Reis, 326 – São Francisco). Os ingressos estão à venda pelo Shotgun com valores a partir de R$10.

Evento traz showcases de artistas do Brasil e América Latina

Anteriormente neste ano, a FIMS abriu inscrições para que artistas independentes pudessem apresentar seus trabalhos durante a Feira. Foram selecionados, nomes da Colômbia, Cuba, Paraná e Rio Grande do Sul.

Entre eles, estão o músico colombiano Frailejón, cuja música aposta na combinação de sonoridades ancestrais e experimentais com o Rock, Funk, Jazz, World Music e a Música Eletrônica, em um diálogo de uma retrospectiva futurista do som e da psicodelia feita na Colômbia sob uma perspectiva universal com o seu PsyCombian. Sua vinda para o evento foi possível devido a um convênio com o governo da Colômbia; a multiartista e transformista Donna Bagos, de Curitiba, apresentando o show intimista Desamores, com influência de ritmos afro-latinos e da música eletrônica; a percussionista, cantora, compositora e multi-instrumentista Dessa Ferreira,do Rio Grande do Sul, apresenta o seu show “Pulso”, em que apresenta o repertório do álbum de mesmo nome, que leva suas raízes afro-indígenas e as raízes mãe da música brasileira, em uma mistura de samples, guitarras e pedais de loop; a banda Flor ET, do Rio Grande do Sul, apresentando seu Rock Alternativo Brasileiro com as composições do disco “Futurotrópica”; e o grupo multicultural Batanga & CIA, integrado por músicos imigrantes de países como Cuba, Colômbia e dois membros brasileiros, apresentando seu trabalho autoral com o uso de instrumentos de percussão e elementos musicais de matriz Africana presentes em seus países de origem junto com os ritmos e instrumentos da mesma matriz no Brasil. Interpretam gêneros musicais contemporâneos e populares como Latin Jazz, Songo, ritmo Batanga, Rumba, Samba, sendo considerada uma agrupação de World Music.

Programação completa

Terça (10) e Quarta (11) – Cursos de Capacitação

Local: Sala Valência Xavier – Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro)
15h – Módulo I: “Melhores Práticas para Gestão de Redes Sociais – Ferramentas Orgânicas e Pagas”, com Pedro Bandeira, da Havana 6463.
17h – Módulo II: “Do Home Studio ao Palco”, com Vinícius Nisi, da AIMEC, reconhecida como a principal rede de escolas de DJ’s e produtores musicais no Brasil
19h30 – Módulo III: “Capacitação da Comunidade Musical”, com Afroragga, da Escola do Flow, um espaço de aprendizado para rappers iniciantes e experientes

Quinta-feira (12) – Show de Rachel Reis

Local: Ópera de Arame (R. João Gava, 920)
Horário: 19h – Abertura dos portões, início discotecagem; 21h – Show com a artista baiana Rachel Reis

Sexta-feira (13) – Atividades

Local: Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)
10h – Painel de Abertura: “As Pontes São Para Serem Atravessadas”, com Téo Ruiz, músico, produtor e diretor da FIMS
10h30 – Painel: “Inteligência artificial por não especialistas: Angústias e expectativas dentro do mercado da música”
11h30 – Workshop: “Boas práticas de distribuição digital”, com a Tratore, distribuidora de música independente.
14h30 – Painel: “A potência dos coletivos em organizar festas e festivais sustentáveis inseridos nas questões que afligem a humanidade no século XXI”
15h30 – Workshop: “Em Breve vocês vão nos conhecer”, com Asociación de la Música Independiente del Paraguay
17h – Talk – Jovem Dionísio: revelando os bastidores desse case de sucesso
18h15: Pitchs de artistas selecionados
Local: Solar da Cultura (R. Dr. Claudino dos Santos, 142 – São Francisco)
19h: encontros e reuniões
Local: A Caiçara (R. Dr. Claudino dos Santos, 90 – São Francisco)
21h – Circuito off: programação noturna no A Caiçara, no Largo da Ordem, com apresentação do artista Ton Black.

Sábado (14) – Showcases

Local: Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)16h – Showcase: Batanga & Cia (SP/Cuba/Colômbia)
16h40 – Showcase: Dona Bagos (Curitiba)
17h30 – Showcase: Dessa Ferreira (RS)
18h10 – Showcase: Fraijelón (Colômbia)
18h50 – Showcase: Flor ET (RS)
Local: Wonka (R. Trajano Reis, 326)
21h – Circuito Off: programação noturna no Wonka com apresentação da cantora Ekena, que encerra sua turnê “Quem eu Sou?”, no formato voz e violão.

Serviço

8ª edição da FIMS – Feira Internacional da Música do Sul
Quando: 10 a 14 de setembro de 2024
Onde: Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro), Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco), Solar da Cultura (R. Dr Claudino dos Santos, 142 – São Francisco), Ópera de Arame (R. João Gava, 920 – Abranches), A Caiçara (R. Dr. Claudino dos Santos, 90 – São Francisco) e Wonka Bar (R. Trajano Reis, 326 – São Francisco)
Site oficial: www.fims.com.br
Instagram: @fimsul