Curitiba sedia Festival Internacional de Cinema Educação e Preservação nesta semana

Festival de Cinema Educação

Redação Bem Paraná, com assessoria de imprensa
Festival de Cinema Educação

Festival de Cinema Educação (Crédito: Divulgação/Festival de Cinema Educação)

Quem gosta de cinema e torce pelo futuro da educação tem compromisso marcado, em Curitiba (PR), com o 2° EducAção — Festival Internacional de Cinema Educação e Preservação, evento que começou na terça-feira (dia 24) e continua até sexta-feira (dia 27). Com uma extensa e especializada programação, esta segunda edição do festival será realizada na Cinemateca de Curitiba, no Sesc da Esquina, Sesc São José dos Pinhais, Museu da Imagem e do Som e Unespar.

O EducAção foi criado para “promover um diálogo enriquecedor sobre a interseção entre cinema e educação em diversos contextos, desde o ambiente escolar formal até espaços não convencionais de aprendizagem,” explica a diretora e criadora do evento, Téia Werner. Neste ano, ao intensificar a participação do Canadá, o festival também oferece um paralelo com o debate que se trava hoje no Canadá neste assunto e, além disso, traz uma mostra de filmes do Quebec.

Neste ano, a preservação foi reforçada como um dos focos principais do EducAção, como forma de incentivar o debate sobre a necessidade de preservação e a memória do audiovisual, como forma de preservar a cultura cinematográfica, na qual o Paraná ocupa papel de destaque. Para tanto foi criada a Coordenação da Temática Preservação do festival, assumida por Mauro Domingues, especialista formado pela Universidade Federal Fluminense.

O próprio Mauro Domingues ministra uma oficina sobre preservação e faz a mediação de outra mesa que vai discutir o assunto, com a participação de José Quental, Cristiane Wosniak e o cineasta Fernando Severo. Outro destaque da programação é a oficina “Um plano de cinema, um plano de aula”, com a professora da UFRJ Adriana Fresquet, que também será homenageada nesta edição do festival.

Fresquet coordena o Grupo CINEAD: Laboratório de Educação, Cinema e Audiovisual. Seus projetos de pesquisa incluem “Acervos Audiovisuais e Universidades na Produção de Conhecimento Escolar” e “Acervos Digitais no contexto do Plano Nacional de Educação Digital”, desenvolvidos como pós-doutorado na FAU-USP, entre outros pontos.

Já no primeiro dia do festival realizado pela Werner Produções, o público é convidado a acompanhar uma live com especialistas canadenses, sobre o Audiovisual Estudantil no Quebec: A Interseção entre Produção e Difusão de Filmes. Na live, o diretor geral do Laboratório Kinomada, Yannik Nollin, e Dominik Harvey, presidente do Festival du Film Étudiant de Quebec, apresentam um panorama sobre a produção audiovisual estudantil canadense.

Também receberam muitas inscrições a Masterclass sobre Inteligência Artificial na Educação do Ensino Superior e Ensino Profissionalizante, com as especialistas no assunto, Ms. Karina Gomes Rodrigues e Ms. Liziane Hobmeir, do Canadá. E a mesa sobre cinema e educação, com os convidados professora Adriana Fresquet, Douglas Henrique Antunes Lopes, Marcelo Munhoz e Catu Rizo. A mediação é da professora Zeloi Martins, da Unespar.

Na competição, participam filmes realizados por estudantes, proporcionando um espaço de encontro e colaboração entre professores, cineastas, alunos e alunas e todas as pessoas interessadas no audiovisual.

Mais informações no site www.festivaleducacao.com.br

Confira a programação