Eu e Meus Bichos – Tupi Pererê (1)
Eu e Meus Bichos -Tupi Pererê/ (Divulgação)

A segunda quinzena de setembro Curitiba terá mais uma edição da Mostra Internacional de artes para crianças. Será a 8ª Espetacular – Mostra Internacional de Artes para Crianças. Na programação, toda gratuita, entre os dias 14 e 22 de setembro, diferentes espaços culturais da cidade vão receber teatro, artes visuais, dança, música e literatura.

São mais de 20 apresentações produzidas por artistas locais e de outras cidades brasileiras como Fortaleza (CE), Itajaí (SC), São Paulo (SP), Canoas (RS), Brasília (DF), e países da Europa como Alemanha e República Tcheca.

“Este ano a gente reuniu uma mistura muito boa. Temos atrações locais, nacionais e internacionais, de diversas linguagens artísticas e muitas ações formativas, o que é uma novidade na Mostra. Quero realizar um festival que fique na memória, um espaço de encontros, de proximidade, de trocas e afetos. Isso não demanda ações grandes de tamanho e sim de conteúdos relevantes, qualidade artística e a valorização do protagonismo da criança”, conta a produtora cultural, curadora e diretora artística do projeto, Michele Menezes. 

A abertura está marcada para o dia 14 de setembro (às 16 horas), no Sesc da Esquina, com o espetáculo Napoleão, do Grupo Pavilhão da Magnólia, de Fortaleza, que traz de forma inspiradora a história de um menino tímido e aventureiro, falando da infância contemporânea e os desafios relativos à educação na atualidade. “Os objetivos principais da curadoria são aprofundar a discussão sobre o fazer artístico para as infâncias e conectar artistas brasileiros a projetos internacionais. Trazer o mundo para Curitiba e levar Curitiba para o mundo. Queremos que nossas crianças possam vivenciar experiências que não são habituais”,explica Michele.

O ponto de partida para a curadoria deste ano é a inclusão, que vai além da acessibilidade física, e “sim diminuir a exclusão, como levar a arte para cada vez mais pessoas, investigar formas de ampliar o nosso acesso às crianças, de editar a nossa conduta”. A Mostra tem gratuidade em todas as atividades, mas além deste acesso, o público terá contato com outras possibilidades para ampliar o olhar para maior aproximação das crianças. 

A edição de 2024 prevê uma série de ações que buscam o desenvolvimento da cena cultural e a participação das crianças, do público geral, artistas e educadores nas atividades propostas em oficinas, workshops e rodas de conversa, que vão acontecer paralelamente aos espetáculos. Além disso, haverá o lançamento do “AntiManual de Acessibilidade Cultural”, fruto de um projeto educativo, desenvolvido por Cíntia Alves, da plataforma Vozes Diversas, de São Paulo, e realizado pela Pró Cult. O lançamento será no dia 21 de setembro, às 14 horas, na Caixa Cultural, também com entrada franca.

Entre os espaços onde o público vai encontrar a programação estão: Caixa Cultural, Sesc da Esquina, Ruínas São Francisco, Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural, APAE, Alfaiataria, Teatro Cleon Jacques, Teatro Londrina – Memorial de Curitiba, Miniauditório do Guaíra e Praça João Cândido. Outras ações também vão acontecer na Incanto, na Casa Prudente e Alfaiataria.

No encerramento, marcado para o dia 22 de setembro às 17 horas, uma celebração com um super show para crianças de todas as idades: a banda Rock Kids, que traz clássicos do rock como Beatles, ACDC, Ramones, Raul Seixas, Paralamas do Sucesso.

AntiManual Prático de Acessibilidade para Crianças

Como resultado para a contrapartida social do projeto, a Mostra Espetacular teve como primeira atividade para esta edição um encontro durante o mês de junho, entre diversas pessoas para a criação da publicação, chamada de “AntiManual de Acessibilidade Cultural”, mediadas por Cíntia Alves, da Vozes Diversas (SP),  com provocações e exercícios, manifestação livre, criando um ambiente de escuta às reais necessidades de acesso de diferentes indivíduos e que cada um possa falar por si. 

A ideia foi a reunião de pessoas muito diversas para falar sobre o que elas precisam para estarem bem em algum lugar e qual a importância da diversidade (para o mundo). “Foi uma escola. Estamos vivendo em um mundo acelerado, um mundo “de resumos”, de simplificações. As pessoas (e as coisas) são rapidamente categorizadas, julgadas, canceladas. Falta empatia, espaço para ouvir, para acolher. Uma atitude simples como perguntar ao outro o que ele quer, em vez de tentar deduzir, pode fazer toda a diferença”, conta Michele. 

Ações Formativas 

Durante os 10 dias de festival, a produção executada pela equipe da Pró Cult, com curadoria de Michele Menezes e Bebe de Soares, desenvolveu cuidadosamente cada parte do projeto, que inclui atividades para todos os públicos, desde as crianças, até os adultos, professores, bem como profissionais e estudantes do meio artístico. 

Acontecerão ao longo da programação as ações formativas, com oficinas de teatro e dança, workshops e encontros com artistas para aproximar o público do fazer arte. “Um festival é como o elemento no centro de uma órbita, formada pelos seus públicos (sociedade, instituições públicas e privadas, escolas, artistas). Sua função é conectar e manter essa órbita em movimento. As ações formativas são fundamentais, porque promovem conhecimento. Para crianças é uma forma de ter um contato mais prático e “colocar a mão na massa”, para artistas promove conexões, sementes que muitas vezes geram frutos mais para frente. Para educadores aprofunda e aproxima do universo da arte, que é irmã  da educação” explica Bebe de Soares, artista e produtora residente na Alemanha, membro do comitê executivo da Assistej Internacional e também curadora da mostra

A programação completa está no site oficial da Espetacular:

www.mostraespetacular.com.br e também no instagram: @mostraespetacular. 

MOSTRA ESPETACULAR

SERVIÇO E PROGRAMAÇÃO 

Espetacular – 8ª Mostra Internacional de Artes para Crianças

Data: 14 a 22 de setembro 2024

INGRESSOS PARA APRESENTAÇÕES

Acesse aqui:  www.mostraespetacular.com.br 

Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos na bilheteria de cada espaço 1 (uma) hora antes de cada apresentação. Sujeito à lotação.

 WORKSHOP, OFICINAS E ENCONTROS

Cada ação possui uma forma de inscrição. As informações estão no detalhamento de cada ação.

RESERVA DE INGRESSOS PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E TEA

Em conformidade com a Lei 14.626 de 2023, garantiremos atendimento prioritário para crianças com deficiência e com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todos as atrações da Mostra Espetacular.

Para promover um ambiente mais inclusivo e acolhedor, estamos disponibilizando a reserva antecipada dos ingressos pelo Sympla, para garantir que as necessidades dessas crianças sejam atendidas com o devido cuidado e atenção.

Os links para reservas estão na descrição de cada atração, no site.

 APRESENTAÇÕES PARA ESCOLAS

As apresentações programadas durante a semana, atenderão exclusivamente escolas e instituições sociais. Para agendamentos entre em contato com [email protected]

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

ATRAÇÕES ARTÍSTICAS  

MAGOTE (PRÓ CULT / CURITIBA – PR) EXPOSIÇÃO / ARTES VISUAIS

Data: 14 à 22/09/24

Horário de funcionamento: Terça a Sábado, 10h às 20h. Domingos e feriados, 10h às 19h.

Local: Caixa Cultural – Galeria Mezanino (R. Conselheiro Laurindo, 280 – Centro)

Indicação etária: a partir de 3 anos.

Sinopse: Magote significa reunião, concentração, aglomeração. Quando temos um grupo de pessoas juntas podemos falar “um magote de gente”. A exposição/instalação trata da coletividade e das possibilidades boas que o estar/fazer junto podem gerar, de valorização da diversidade. O conjunto de obras/brincadeiras são um estímulo direto à criatividade e ao senso lúdico das crianças

ABERTURA OFICIAL: NAPOLEÃO (GRUPO PAVILHÃO DA MAGNÓLIA / FORTALEZA – CE) TEATRO

Data: 14/09/24

Horário: 16h

Local: SESC DA ESQUINA (R. Visc. do Rio Branco, 969 – Mercês)

Indicação etária: a partir de 6 anos.

Sinopse: Napoleão é um menino tímido e cheio de futuro. Seu sonho é cantar e sua maior aventura é tentar entender o mundo ao seu redor. Ele é um herói escondido dentro de nós. A peça fala da infância contemporânea e os desafios que ela traz à família e à educação.

BANDA MUSICAL DO CAXIMBA (CURITIBA- PR) MÚSICA

Data: 15/09/24

Horário: 11h

Local: Ruínas de São Francisco (Av. Jaime Reis, S/N – São Francisco)

Indicação etária: LIVRE

Sinopse: Este é um concerto musical da Banda Musical do Caximba de Curitiba/PR, com mais de 40 pessoas em cena. A banda iniciou as suas atividades em 2011, tendo como base a formação musical e a socialização dos estudantes do Colégio Estadual Professora Maria Gai Grendel, localizado no Bairro Caximba, região periférica da capital paranaense. É regida e coordenada pelo Maestro Vitor Rodrigues e conta hoje com cerca de 80 componentes e mais 50 alunos que participam das atividades de iniciação musical. No ano de 2024 a banda comemora treze anos de atividade, sempre representando o colégio, a comunidade e Curitiba em diversos eventos, concursos, desfiles e festivais do País. Nesses doze anos, o grupo já conquistou cerca de 240 prêmios em concursos de bandas e fanfarras.

 .

AGORA É MINHA VEZ! (GPeTI / CURITIBA – PR) TEATRO

Data: 15/09/24 aberta ao público; dias 17 e 18/09/24 direcionada para escolas, mediante agendamento prévio pelo email [email protected] 

Horário:  Dia 15 às 15h e dias 17 e 18 às 9h30 e 14h30

Local: Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural (Av. Rep. Argentina, 3430 – Água Verde)

Indicação etária: 6 a 12 anos

Sinopse: Dois atores em cena se preparam para encenar o clássico “O Pequeno Príncipe”. No entanto, ao dar vida aos personagens, eles se deparam com desafios que vão além da interpretação. A partir da questão “Como transformar, de fato, uma conversa em diálogo?”, a peça aborda de forma lúdica e emocionante a importância da escuta e da conexão entre adultos e crianças.

.

EU E MEUS BICHOS (TUPI PERERÊ / CURITIBA – PR) TEATRO

(Apresentação direcionada aos alunos da APAE)

Data: 16/09/24 

Horário:  13h30

Local: APAE (Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1597 – Batel)

Indicação etária: LIVRE

Sinopse: Eu e meus bichos. Uma tesoura, um montão de papéis, muitas histórias e canções contam sobre os bichos colecionados na imaginação do multiartista Guga Cidral. Um encontro que mistura arte, poesia, teatro de formas animadas e música para contornar a encenação.

 .

LEVE (TUPI PERERÊ / CURITIBA – PR) TEATRO

*Apresentação direcionada para escolas, mediante agendamento prévio pelo email [email protected] 

Data: 19/09/24

Horário: 9h30 e 14h30

Local: Teatro Londrina (Memorial de – R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)

Indicação etária: LIVRE

Sinopse: LEVE é um musical “leve” e brincante. Leve é um passeio pelo universo poético. Transita pelos tons dos acalantos, pelas águas e pelos céus de todas as cores. Há presença de atores, bonecos e formas animadas para ilustrar contos e canções executados ao vivo. O elenco se entrosa entre narrativas e pequenas recitações. O espetáculo se divide em três tempos, o dia, a noite e o sonho.

.

O BARQUINHO AMARELO (ERANOS CÍRCULO DE ARTE / ITAJAÍ – SC) TEATRO

Data: 20/09/24 direcionada para escolas, mediante agendamento prévio pelo email [email protected] e 21/09/24 aberta ao público

Horário: Dia 20 às 9h30 e 14h30 e dia 21 às 11h

Local: Teatro Cleon Jacques (R. Prof. Nilo Brandão, 710 – São Lourenço)

Indicação etária: A partir de 1 ano.

Sinopse: “O Barquinho Amarelo” faz uma ponte entre gerações, traz ao público brincadeiras, imagens e sonoridades da infância no interior, atravessada por aquilo que é original em todas as crianças de todas as épocas e de todos os lugares– o universo imaginativo! Utiliza rastreamento de movimento do elenco como motor para as projeções digitais interativas em uma proposição de teatro visual para a infância. Conta com dramaturgia original inspirada no livro homônimo de Iêda Dias da Silva, referência na alfabetização de crianças em escolas públicas no Brasil nas décadas de 70, 80 e 90.

 .

ENQUANTO A CHUVA CAI (FLUCTISSONANTE / CURITIBA-PR) TEATRO

*Apresentação direcionada para escolas, mediante agendamento prévio pelo email [email protected] 

Data: 20/09/24

Horário: 9h30 e 14h30

Local: Miniauditório – Glauco Flores de Sá Brito (Rua Amintas de Barros, s/nº – Centro)

Indicação etária: LIVRE

Sinopse: O trabalho parte de uma barreira linguística existente entre dois personagens: uma criança surda e uma criança ouvinte. Eles encontram-se dentro de uma casa em ruínas, em meio à guerra. Numa guerra um amigo é como uma fonte no deserto e, então, em delicados jogos de cena a comunicação e aproximação entre os dois acontece.

 .

ABRE ALAS: CONCERTO À DOIDIVANA (CASULO TEATRO / BRASÍLIA – DF) TEATRO

Data: 21/09/24

Horário: 16h

Local: Teatro Londrina (Memorial de – R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)

Indicação etária: a partir de 4 anos.

Sinopse: “Abre Alas: Concerto à Doidivana” é um espetáculo cômico musical, criado a partir das referências do circo-teatro, da musicalidade dos palhaços cantores, dos excêntricos musicais e da compositora, pianista, maestra brasileira Chiquinha Gonzaga – um grande nome da música brasileira nos séculos XIX e XX. A montagem é um trabalho de palhaçaria musical inédito, criado pelas artistas Karla Concá, diretora do espetáculo e Caísa Tibúrcio (Palhaça Ananica). Ananica conduz uma bicicleta antiga, modelo Penny Farthing, chamada de Triluna, que se desdobra em instrumentos musicais como marimbas, pratos e buzinas. Juntas, elas planejam fazer um concerto a partir da musicalidade de Chiquinha Gonzaga.

.

DANCE MACHINES (REGINA ROSSI / HAMBURGO – ALEMANHA) PERFORMANCE/EXPERIÊNCIA MULTIMÍDIA

Data: 22/09/24

Horário: 10h e 15h

Local: Teatro Cleon Jacques (Endereço: R. Prof. Nilo Brandão, 710 – São Lourenço)

Indicação etária: a partir de 11 anos.

Sinopse: DANCE MACHINES é uma experiência multimídia na qual os mundos analógico e virtual se intercambiam e colaboram. É, ao mesmo tempo, uma performance, uma imersão e uma experiência de RV. Utilizando ferramentas como óculos de RV e fones de ouvido, os participantes, a partir de 11 anos de idade até adultos, podem experimentar como serão as aulas de dança do futuro. Avatares galácticos e utópicos de duas bailarinas profissionais interagem com metade do público no mundo virtual, enquanto ao vivo, dois performers convidam a outra metade para mergulhar em um mundo de observações coreográfico-auditivas. Nesse experimento, situado entre uma experiência de dança imersiva e uma coreografia, são apresentadas novas formas de pensar sobre a dança: ver a dança é simultaneamente aprender, experimentar e sentir a dança. DANCE MACHINES também visa borrar as fronteiras da produção de arte para adultos e crianças, encorajando adultos e crianças a interagir democraticamente durante a experiência.

 .

O LANÇADOR DE FOGUETES (DE PERNAS PRO AR / CANOAS – RS) TEATRO

Data: 22/09/24

Horário: 11h

Local: Praça João Cândido (Endereço: R. Kellers, 0 – São Francisco, Curitiba – PR, 80410-080)

Sinopse: Medições, coordenadas insufladas em função das correntes marítimas ventais hexagonais, somadas a ação gravitacional do planeta em mudança e a energia materializada do pensamento proporcionam um lançamento com excelência…

Indicação etária: LIVRE

 .

PERFORMCZECH (REPÚBLICA TCHECA) PROGRAMAÇÃO COMPLEMENTAR

Data: 14 à 19/09/24

O grupo virá subsidiado pelo PerformCzech para conhecer Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. A agenda em Curitiba inclui assistir a espetáculos locais, conhecer festivais, espaços culturais e pontos turísticos e realizar reuniões com instituições públicas.

SOBRE A PERFORMCZECH: É uma equipe de curadoria, especialistas e produção que fornece uma série de atividades relacionadas à internacionalização da cena tcheca contemporânea e se concentra em teatro, dança, circo contemporâneo e projetos multidisciplinares.

Mantém um portal de informação para profissionais no campo das artes cênicas, que fornece informações sobre a cena contemporânea das artes cênicas tchecas e medeia informações, contatos e oportunidades de cooperação internacional. Inicia projetos, implementa atividades e é membro de redes, plataformas e organizações que conectam a cena contemporânea das artes cênicas tchecas com parceiros no exterior. Apoia o crescimento profissional e a internacionalização da cena contemporânea das artes cênicas tchecas.

.

AÇÕES FORMATIVAS 

1. MEDIAÇÃO

DE 14 A 22/09 (SEG) na abertura de todas as atrações artísticas

No projeto de mediação da ESPETACULAR Mostra Internacional de Artes para Crianças, busca-se não apenas intensificar a experiência do espectador com as obras da programação, mas também contribuir para a formação de plateia, estimulando um olhar mais atento e crítico para as artes. A mediação atua em duas dimensões: o “tocar”, que envolve a interação com materiais, e o “ser tocado”, o impacto emocional causado pela obra. Ela também abrange aspectos formais da apresentação, como o espaço e a disposição dos espectadores. Realizada antes das sessões, a mediação promove conversas sobre “etiqueta” no teatro, as profissões envolvidas na criação teatral e o tema do espetáculo, preparando tanto crianças quanto adultos para uma experiência artística mais profunda e incentivando o compartilhamento de suas impressões ao final. Ao dar voz e espaço às crianças, a mediação transforma a experiência passiva em uma vivência ativa e envolvente, cultivando, assim, novos apreciadores de teatro e artes cênicas.

PÚBLICO ALVO: Público espectador das atrações artísticas da Mostra Espetacular.

CARGA HORÁRIA: Aproximadamente 15 minutos antes do início de cada atração.

QUANTIDADE DE VAGAS: De acordo com a capacidade do espaço.

.

2. ASSITEJ INTERNACIONAL SESSIONS / INTERNACIONALIZE A SUA PRÁTICA (ARTES CÊNICAS) 

18/09 (QUA) 10h ALFAIATARIA

Inscrição no local, 30 minutos antes, por ordem de chegada (sujeito à lotação)

ENCONTRO COM MICHELE MENEZES (FIBRA – REDE DE FESTIVAIS INTERNACIONAIS BRASILEIROS PARA CRIANÇAS E JOVENS/ BRASIL) E MARTINA PECKOVÁ ČERNÁ (PERFORMCZECH/ REPÚBLICA TCHECA) MODERAÇÃO: BEBE DE SOARES (ASSITEJ INTERNACIONAL / BRASIL-ALEMANHA).

A ASSITEJ Internacional (Associação Internacional de Teatro para a Infância e Juventude) organiza no mundo todo sessões dirigidas a profissionais do setor com o objetivo comum de internacionalizar a sua prática profissional e artística. O objetivo é a aprendizagem entre pares, com profissionais mais experientes a partilharem as suas ideias e pontos de vista. As sessões incluem palestras e mesas redondas sobre estratégias, conhecimentos e desafios na abordagem das digressões internacionais. 

Este encontro tem como tema a importância da criação de redes para colaborações internacionais.

PÚBLICO ALVO: Artistas (profissionais e amadores), produtores, estudantes de artes cênicas e demais interessados.

CARGA HORÁRIA: Aproximadamente 90 minutos.

QUANTIDADE DE VAGAS: De acordo com capacidade do local.

.

3. WORKSHOP PARA BAILARINOS COM NIKOLA KRIZKOVA

Dia: 17/09 (TER) 18h30 CAIXA CULTURAL 

A inscrições abrem uma semana antes, no site da Caixa Cultural Curitiba.

O treinamento não é somente uma preparação física, mas também a escada que nos ajuda a construir e enriquecer nossa qualidade de movimento. Só trabalhando é que nós podemos encontrar novas possibilidades e a singularidade de movimento em cada um de nós.

Nós exploraremos o relacionamento entre corpo e espaço, e como esses conceitos influenciam o grupo e o indivíduo. Brincando com ritmo, equilíbrio, gravidade e dinâmicas nós iremos encontrar novas possibilidades desfrutando a jornada.

PÚBLICO ALVO: Profissionais da dança. 

CARGA HORÁRIA: Aproximadamente 2 horas.

QUANTIDADE DE VAGAS: 20.

.

4. “DANÇA E FÍSICA” (Dance and Physics) WORKSHOP COM BARBORA LÁTALOVÁ

Dia: 17/09 (TER) 19h INCANTO 

(Dirigida a alunos atendidos pelo projeto social)

Esse workshop é uma brincadeira entre Dança, movimento coreográfico, pontuação e também física. É um jogo sobre como usar nossos movimentos inspirados por algumas leis físicas e ao mesmo tempo introduzir elementos básicos de dança como dinâmica, forma, tempo e espaço, também usando a física.

PÚBLICO ALVO: Crianças e adolescentes, a partir de 6 anos.

CARGA HORÁRIA: Aproximadamente 2 horas.

QUANTIDADE DE VAGAS: 20.

ORIENTAÇÃO PARA O PÚBLICO: Usar roupas confortáveis para explorar movimentos físicos.

.

5. OFICINA DE MUSICALIZAÇÃO PARA BEBÊS

Dia: 18/09 (QUA) 10h CASA PRUDENTE 

Inscrições pelo Sympla.

Aprender conceitos da linguagem musical como forma, dinâmica, timbres, melodia, o contraponto entre som e silêncio, movimento e pausa, através do corpo e atividades lúdicas é o que está presente nessa prática da musicalização com os pequenos. Uma atividade pensada especialmente para as famílias com crianças pequenas, caminhamos pelas canções e cantigas do nosso repertório já conhecido, mas também somos apresentados a músicas mais atuais e por vezes nunca ouvidas pelas famílias. Nessa vivência todos se sentem mais apropriados musicalmente e inspirados a cultivar e explorar essa arte na vida com as crianças.

PÚBLICO ALVO: famílias com crianças de 01 a 03 anos

CARGA HORÁRIA: 1h

QUANTIDADE DE VAGAS: 12 vagas 

.

6. ASSITEJ INTERNACIONAL SESSIONS / INTERNACIONALIZE A SUA PRÁTICA 

Dia: 18/09 (QUA) 15h CAIXA CULTURAL 

A inscrições abrem uma semana antes, no site da Caixa Cultural Curitiba.

ENCONTRO COM ANETA HLADOVCOVÁ (NOVÁ SÍŤ E SPARSE+ PROJECT/ REPUBLICA TCHECA), ANA HUPFER (FLIMO (FESTA LITERÁRIA DE MORRETES/ MORRETES – BRASIL) E LUIS MELO (CAMPO DAS ARTES / SÃO LUIS DO PURUNÃ – BRASIL) MEDIAÇÃO: BEBE DE SOARES (ASSITEJ INTERNACIONAL, AMAZONAS NETWORK E SPARSE+ PROJECT/ BRASIL-ALEMANHA).

A ASSITEJ Internacional (Associação Internacional de Teatro para a Infância e Juventude) organiza no mundo todo sessões dirigidas a profissionais do setor com o objetivo comum de internacionalizar a sua prática profissional e artística. O objetivo é a aprendizagem entre pares, com profissionais mais experientes a partilharem as suas ideias e pontos de vista. As sessões incluem palestras e mesas redondas sobre estratégias, conhecimentos e desafios na abordagem das digressões internacionais. 

Este encontro tem como tema a “difusão artística sustentável para pequenas cidades”. Como criar uma oferta que permita que a arte chegue a crianças e suas famílias em municípios cada vez menores.  

PÚBLICO ALVO: Artistas (profissionais e amadores), produtores, estudantes de artes cênicas e demais interessados.

CARGA HORÁRIA: Aproximadamente 90 minutos.

QUANTIDADE DE VAGAS: De acordo com quantidade de cadeiras disponíveis.

.

7. “LEVE A CANÇÃO PARA BRINCAR” FORMAÇÃO PARA PROFESSORES

Dia: 19/09 (QUI) 18h30 CAIXA CULTURAL

A inscrições abrem uma semana antes, no site da Caixa Cultural Curitiba.

Uma oficina onde convidamos professores a ampliar o repertório musical, passeando pela nossa cultura popular, brincando, cantando e colocando em nossa bagagem toda diversidade cultural de nosso país, um tempo e espaço para resgatar a criança em nós. 

As referências do trabalho do Grupo Tupi Pererê pautadas por uma “pedagogia” participativa. Educadores ouvintes e observadores da dimensão poética e das metáforas. O tempo de cantar e encantar, recolhido do tempo das infâncias, de memórias, chão de brincar e fazer, são exaltados em jogos e cantos de trabalho. Buscamos a criança interior e suas linguagens. O poder da experiência que habita em cada memória brincante. Em forma de roda, textos, palavras e emoções surgem ao mesmo tempo, brincadeiras, tempo e poesia se juntam no chão de todas as infâncias. O cancioneiro popular é o fio condutor dos jogos e brincadeiras que serão ofertadas e lembradas nessa grande costura coletiva.

Citamos pesquisas de Lydia Hortelio, Teca Alencar de Brito, Bia Bedran, Magda Pucci, Berenice de Almeida, François Delalande, 

MINISTRANTES: Guga Cidral, Daniel Arenhardt, Ithyara Tainá e Meire Valin.

PÚBLICO ALVO: Educadores e educadores das redes pública e particular de ensino.

CARGA HORÁRIA: 2 horas.

QUANTIDADE DE VAGAS: 50

.

8. UM ENCONTRO DE DRAMATURGIAS AMARELAS COM KAREN ACIOLY, LEANDRO MAMAN E SANDRA COELHO

Dia: 20/09 (SEX) 18h30 CAIXA CULTURAL

A inscrições abrem uma semana antes, no site da Caixa Cultural Curitiba.

Experiência Yellow, de Ciro e Karen Acioly, é uma dramaturgia voltada para pré-adolescentes, que conta a história de Paulo, um menino beatlemaníaco, apaixonado por Nina, que não sai de dentro de seu quarto, seu submarino amarelo. Até o dia em que John, Ringo e George entram no seu quarto e, juntos, sobem o rio São Francisco e mudam a vida de Paulo.

O Barquinho Amarelo, de Sandra Coelho e Leandro Maman, é uma dramaturgia criada especialmente para primeira infância, livremente inspirada no livro homônimo de Ieda Dias da Silva, traz ao público brincadeiras, imagens e sonoridades da infância no interior, atravessada por aquilo que é original em todas as crianças de todas as épocas e de todos os lugares – o universo imaginativo! 

O encontro, que une a dramaturga Karen Acioly, diretora do FIL Festival e os artistas Leandro Maman e Sandra Coelho, criadores do Eranos Círculo de Arte, tem o objetivo de refletir sobre dramaturgia para crianças e adolescentes, poéticas e metáforas.

PÚBLICO ALVO: Profissionais, artistas amadores e estudantes de teatro, autores, dramaturgos, roteiristas, escritores e demais interessados.

CARGA HORÁRIA: Aproximadamente 90 minutos.

QUANTIDADE DE VAGAS: De acordo com quantidade de cadeiras disponíveis.

.

9. OFICINA BRINCANDO COM TEATRO DE SOMBRAS 

Dia: 21/09 (SAB) 9h30 CENTRO DE CRIATIVIDADE/ TEATRO CLEON JACQUES 

Inscrição no local, 30 minutos antes, por ordem de chegada (sujeito à lotação)

Oficina prática com teatro de luz e sombras utilizando recursos sustentáveis, envolvendo projeção de objetos, expressão corporal e bonecos de sombras. A atividade envolve manufatura de luz com recursos caseiros, bonecos e improvisações visando a criar cenas curtas e jogos dramáticos através desta arte milenar. 

PÚBLICO ALVO: Crianças entre 6 e 12 anos.

CARGA HORÁRIA: 90 minutos.

QUANTIDADE DE VAGAS: 20

.

10. (VIVÊNCIA) LANÇAMENTO DA PUBLICAÇÃO: ANTIMANUAL PRÁTICO DE ACESSIBILIDADE CULTURAL – CINTIA ALVES (SP)

Dia: 21/09 (SAB) 14h CAIXA CULTURAL

Entrada livre (sujeito à lotação).

Lançamento do AntiManual Prático de Acessibilidade Cultural, uma publicação construída de modo colaborativo, a partir de três encontros que contaram com a participação de crianças e adultos.  O material objetiva ser um guia para a compreensão da cadeia constituída para a fruição de bens culturais por e para corpos não normativos. É um projeto educativo que propõe uma abordagem ampliada do que vem a ser acessibilidade, partindo do ponto de vista de pessoas com diferentes identidades sensoriais e sociais, como também diferentes configurações de intelecção e locomoção.

O resultado é uma publicação, que faz parte do projeto da Mostra Espetacular e será lançada em setembro, durante a programação do festival.

PÚBLICO ALVO: Artistas, gestores culturais e sociais, educadores, participantes dos encontros, interessados em acessibilidade.

CARGA HORÁRIA: Aproximadamente 90 minutos.

QUANTIDADE DE VAGAS: 50 

.

11. (ENCONTRO) REDES DE COOPERAÇÃO NO TEATRO PARA AS INFÂNCIAS

Dia: 21/09 (SAB) 18h30 ALFAIATARIA

Entrada Livre (o espaço abre 1 horas antes / sujeito à lotação).

Nesse encontro, que reunirá Cíntia Alves (SP), Karen Acioly (RJ), Letícia Guimarães (PR), Luciana Comin (BA), Marconi Arap (BA) e Michele Menezes (PR) abordaremos a importância das redes de cooperação, de articulação e colaboração entre grupos de teatro, relacionando o diálogo às redes de trabalho da ASSITEJ e do CBTIJ.

PÚBLICO ALVO: Artistas amadores e estudantes de teatro, autores, dramaturgos, atores, atrizes, contadores de histórias, escritores, produtores, outros profissionais da cena e demais interessados.

CARGA HORÁRIA: Aproximadamente 90 minutos.

QUANTIDADE DE VAGAS: De acordo com quantidade de cadeiras disponíveis.