Em Curitiba, historiadora lança livro sobre a música e os músicos durante o Holocausto

Publicação inédita, a primeira sobre o tema no Brasil, aborda a música criada durante o Holocausto, como forma de resistência dos judeus vítimas da ideologia nazista

Assessoria de Imprensa

Divulgação

Depois de dez anos de pesquisa, será lançado no próximo domingo, dia 22 de outubro, às 9h, o livro “A música e os músicos em Tempos de Intolerância: o Holocausto” (Editora Rio Books), da historiadora Silvia Lerner, no Museu do Holocausto de Curitiba. A publicação inédita, a primeira do gênero no Brasil, aborda a música produzida durante o período do Holocausto, nos guetos, campos de concentração, campos de extermínio e também nas florestas, onde os guerrilheiros judeus se escondiam.

Além de Curitiba, o livro, que acaba de ser lançado em São Paulo, também terá lançamento no Rio de Janeiro na próxima segunda-feira, dia 23 de outubro, às 19h, na Livraria da Travessa, no Shopping Leblon.

“A música, assim como outras atividades culturais, visava a ocupar as pessoas daquele ‘mundo’. Por não terem acesso às armas, acabaram se refugiando no mundo das artes como forma de manter sua integridade física e moral, como forma de resistência psicológica”, afirma a autora Silvia Lerner. 

Com 375 páginas, o livro faz parte do amplo estudo de Silvia Lerner sobre a cultura durante o Holocausto. O atual livro chega às livrarias dois anos depois do sucesso da publicação “Arte em Tempos de Intolerância: Theresienstadt” (2021), primeiro livro da série, no qual a historiadora abordou as artes visuais produzidas no único campo cultural do período.

Neste novo livro, no entanto, a autora fala sobre a música produzida em diversos guetos e campos. Ao longo de nove capítulos, com uma linguagem envolvente, a autora vai contextualizando o período historicamente, seguindo uma ordem cronológica, e enumerando os locais onde as músicas eram produzidas. Todas as canções apresentadas no livro, escritas originalmente em iídiche ou alemão, foram traduzidas para o português pela autora. Para ouvi-las no original, o livro possui QR Codes, fazendo o leitor mergulhar no universo musical daquela época.

De que se tem conhecimento, foram produzidas cerca de 300 músicas pelos judeus durante o Holocausto, em cerca de 30 locais.  Destas, a autora selecionou 31 para traduzir ou transliterar, contextualizando o espaço concentracionário onde ela foi produzida, o que aconteceu com seus autores, entre outras informações reveladas ao longo do livro.  Até hoje, nenhuma dessas canções havia sido traduzida e tampouco havia sido feita uma pesquisa tão ampla sobre o tema.

O livro traz músicas que vão desde canções de ninar, até músicas em ritmos variados, incluindo também as orquestras e os hinos dos campos de concentração, algo que era incentivado pelos líderes nazistas. No entanto, todas elas trazem, em comum, a melancolia. “Os temas das canções se referem à vida diária nos guetos e campos, apesar da condição depressiva dos prisioneiros, retratando seus medos e suas esperanças”, conta a autora, que completa “não há músicas que evoquem tempos de normalidade, temas como amor e casamento, alegria com as crianças, alegria no trabalho e no estudo humor ou felicidade. A palavra saudade se tornou uma constante nessas músicas”, conta Silvia Lerner.

Durante a pesquisa, a autora se surpreendeu com a descoberta de diversas músicas em ritmo de tango, gênero musical surgido no início do século XX. “Os nazistas aceitavam o tango, por ser uma música de submissão, na qual o homem conduz a mulher na dança. Já o jazz, não era aceito, por ser a música dos negros”, conta.

SOBRE A AUTORA

Silvia Rosa Nossek Lerner é brasileira, filha de pais sobreviventes do Holocausto. Professora especializada em estudos sobre o Holocausto, com graduação em Direito, História e Pedagogia, Pós-graduada em História do Século XX e mestrado em Psicanálise, Sociedade e Cultura. Tem vários artigos publicados e é autora dos livros “Liberdade de escolher como morrer: Resistência armada de judeus no Holocausto” (Imprimatur, 2015), “A música como memória de um drama: o Holocausto (Garamond, 2017), e “Arte em Tempos de Intolerância: Theresienstadt” (Rio Books, 2021).

Serviço: Lançamento do livro “A música e os músicos em Tempos de Intolerância: o Holocausto” (Rio Books), de Silvia Lerner

Lançamentos:

São Paulo – 17 de outubro de 2023, às 19h, na Livraria da Vila, no Shopping Higienópolis
Curitiba – 22 de outubro de 2023, às 9h, no Museu do Holocausto de Curitiba

Rio de Janeiro – 23 de outubro de 2023, às 19h, Livraria da Travessa, Shopping Leblon

Preço: R$98,50

375 páginas

Formato: 23cmX23cm

Venda on-line com preço promocional de R$79,00: www.riobooks.com.br