corpomeiolingua curitiba
Evento recebe artistas do MA, PR, RJ, RN, SP e da Argentina para o mês de programação dedicada à performance em Curitiba (divulgação)

Estreia nesta sexta-feira, 26 de julho, em Curitiba o evento CORPOMEIOLÍNGUA vol. 3. Durante quatro finais de semana, a programação proposta pela Selvática Ações Artísticas e realizada através da Funarte, promove ações dedicadas à arte performativa. Estão programadas mostra de performances, de vídeos, residência artística, exposição e ainda uma publicação criada a partir dessas experiências. 

O evento reúne artistas de cinco estados brasileiros (MA, PR, RJ, RN, SP) e da Argentina até o dia 17 de agosto de 2024 na Alfaiataria Espaço de Arte, com participação gratuita e a maioria das ações acessível em Libras.

Criado em 2008 pela Couve-Flor Minicomunidade Artística Mundial, o evento é retomado em 2024 com curadoria de Gabriel Machado, Miro Spinelli e Princesa Ricardo Marinelli, com a realização da Selvática Ações Artísticas. O projeto é fomentado pelo Programa Funarte Retomada 2023 – Artes Visuais. 

Programação

A ação de abertura chamada “Comida na Língua” vai ser uma performance-ativação das curadoras no dia 26 de julho, sexta-feira, a partir das 19h. Elas receberão o público cozinhando em tempo real, em um momento de convivência e comunhão para comer, beber e falar, sem formalidades. 

E essa é apenas a abertura. No dia seguinte, sábado, 27 de julho, o evento recebe o show internacional da artista Susy Shock, da Argentina (foto). E a Mostra de Performances segue ao longo do mês com os trabalhos de majo farias e vitória gabarda (PR), Juão Nyn (RN), Francisco Mallmann (PR), Panamby (SP/RJ/MA), Bia Figueiredo (PR), Davi Pontes (RJ) e A Encantadora Casa de Feiticeiras (PR). 

Também estão programadas a Mostra Comentada de Vídeo, conduzida por Paulo Reis e Ricardo Nolasco e uma exposição de vestígios, registros e ações a partir de programas performativos trocados aleatoriamente entre dez artistas, chamado Programa Secreto. Além disso, estão abertas até o dia 21 de julho as inscrições para participar da “Transperformance Coletiva”, uma residência artística com a Princesa Ricardo Marinelli que será realizada em agosto. Serão selecionadas dez artistas trans que receberão uma bolsa de R$ 800,00 pela participação na residência, que culmina em um compartilhamento do processo dentro da programação do evento.

Sobre o projeto CORPOMEIOLÌNGUA

CORPOMEIOLÍNGUA não tem forma fixa, se interessa pelo hibridismo e o seu próprio formato é baseado nesse conceito. Um monstro-plataforma que se modifica com o tempo. 

Ele, o corpo que é meio língua, vai modificando seu foco a cada edição, para cada vez olhar com olhos diferentes para questões similares e poder chegar a lugares mais aprofundados, complexos e pertinentes para os debates sobre a performance hoje.  

SERVIÇOCORPOMEIOLÍNGUA vol. 3

de 26 de julho a 17 de agosto de 2024 (sexta e sábado)

Local: Alfaiataria (Rua Riachuelo, 274, Curitiba/PR)

Entrada gratuita

Ações acessíveis em Libras

Mais informações: www.instagram.com/corpomeiolingua 

COMIDA NA LÍNGUA (ação de abertura)

26/07 19h | Alfaiataria 

Performance-ativação com gabriel machado, Miro Spinelli e Princesa Ricardo Marinelli

MOSTRA DE PERFORMANCES

27/07 19h – Susy Shock | majo farias & vitória gabarda

03/08 19h – Juão Nyn | Francisco Mallmann

10/08 19h – Panamby | Bia Figueiredo 

17/08 19h – Performances: Davi Pontes e Encantadora Casa das Feiticeiras símbolo libras

TRANSPERFORMANCE COLETIVA – RESIDÊNCIA COM PRINCESA RICARDO MARINELLI

Período de residência: de 01 a 16/08

Inscrições até 21/07 em: instagram.com/princesaricardomarinelli

Mostra final aberta ao público: 16/08 (sexta-feira) 17h 

MOSTRA COMENTADA DE VÍDEOS 

09/08 19h | Alfaiataria 

Condução: Paulo Reis (PR) e Ricardo Nolasco (PR)

PROGRAMA SECRETO

02/08 (sexta-feira) 19h | Alfaiataria

Exposição e ativação de vestígios, registros e ações por meio de um amigo secreto performativo entre dez artistas: Agrippina R. Manhattan, Bárbara Banida, Camila Fontenele, Elilson, Jussara Belchior, Korpa Enkantada, Kunta Leonardo da Cruz, Neto Machado, Stéfani Belo e Vhélio Leites