00451107
Denise Stoklos: artista paranaense especializou-se em mímica (Foto: Leekyung Kim)

O II Festival da Palavra de Curitiba oferecerá 16 oficinas gratuitas, orientadas por artistas e escritores consagrados, que ensinam sobre a palavra transformada em prosa, poesia, imagem, música e teatro, e tratam de questões como mediação e incentivo à leitura. As oficinas serão realizadas na Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento e no Solar da Cultura. As inscrições estão abertas no Guia Curitiba.
Com a chegada do frio em Curitiba, animais do Zoo recebem cuidados especiais com alimentação e maior conforto térmico.

“Gesto e palavra”. Denise é paranaense, especializou-se em mímica e conquistou uma carreira internacional. Apresentou-se em mais de 33 países, recebeu 22 prêmios, publicou sete livros e dirigiu e atuou 27 solos teatrais de sua própria autoria. É conhecido o seu método “Teatro Essencial”, que visa ter em cena o mínimo possível de efeitos e o máximo de teatralidade. Denise também apresentará um espetáculo no Teatro do Paiol.

A literatura indígena está contemplada na oficina que será orientada por Olívio Jekupé e Jovina Renh Ga, dois escritores da aldeia urbana Kakané Porã, de Curitiba. Olivio tem 26 livros publicados, entre contos, poemas e literatura infantojuvenil, sendo reconhecido como um dos escritores indígenas de maior relevância no país. Seus livros tratam das lutas pelos direitos dos povos originários. Jovina Renh Ga é autora, entre outros, de A marcha das mulheres indígenas.

O festival terá uma oficina de crônica com a escritora Cidinha da Silva, que tem 17 livros publicados nos gêneros crônica, conto, ensaio, dramaturgia e infantojuvenil. Tem obras traduzidas para o alemão, catalão, espanhol, francês, inglês e italiano. Cidinha ganhou em 2019 o Prêmio da Biblioteca Nacional pela obra Um Exu em Nova York. O ensaio Explosão Feminista foi finalista do Prêmio Jabuti 2019.

Outro destaque é a oficina Os bastidores da escrita, com Liliana Heker, autora ligada à resistência política contra a ditadura na Argentina. Ela reproduzirá, no festival em Curitiba, uma famosa oficina de escrita pela qual passaram muitos dos grandes nomes da literatura argentina.

A oficina de ilustração de livros infantis será ministrada pela artista gráfica, ilustradora e escritora Tereza Yamashita. Tereza graduou-se em Comunicação e Artes pela Universidade Mackenzie e estreou em 2007 com a antologia 15 Cuentos Brasileros, publicada na Argentina. É autora de vários livros infantojuvenis, como Mãos Mágica, que ficou em segundo lugar no Prêmio Jabuti 2016.

Todas as Oficinas do II Festival da Palavra de Curitiba
Segunda (17/06)
9h às 12h – Oficina de Fanzine, com Daniele Rosa e Emanuela Siqueira (Casa Hoffmann)
14h às 17h – Oficina “Gesto e Palavra”, com Denise Stoklos (Casa Hoffmann)
Terça (18/06)
9h às 12 h – Oficina de Arte Burlesca, com Miss Giorgia Conceição (Casa Hoffmann)
Quarta (19/06)
9h às 12h – Oficina Tinta Preta em Papel Branco – Histórias Afro-Paranaenses, com Marcel Malê (Casa Hoffmann)
9h às 12h – Oficina de Poesia, com Monica Berger (Solar da Cultura)
14h às 17h – Oficina de Crônica, com Cidinha da Silva (Casa Hoffmann)
14h às 17h – Oficina de Poesia Para Surdos, com Negabi Poeta (Solar da Cultura)
Quinta (20/06)
9h às 12h – Oficina de Mediação de Leitura, com Eliana Yunes (Casa Hoffmann)
9h às 12h – Oficina Palavra E/É Imagem, com Sérgio Medeiros (Solar da Cultura)
14h às 17h – Oficina de Ilustração de Livros Infantis, com Tereza Yamashita (Casa Hoffmann)
14h às 17h – Oficina Os Bastidores da Escrita, com Liliana Heker (Solar da Cultura)
Sexta (21/06)
9h às 12h – Oficina Literatura Indígena, com Jovina Renh Ga e Olívio Jekupé (Casa Hoffmann)
9h às 12h – Oficina Formação de Biblioteca do Leitor Infantojuvenil, com Dirce Waltrick Do Amarante (Casa Hoffmann)
14h às 17h – Oficina Corpo Palavra Criação, com Kusum Toledo e Melina Mulazani (Casa Hoffmann)
Sábado (22/06)
9h às 12h – Oficina de Narração de Histórias – O conto e sua estrutura, com Ilana Contadora (Casa Hoffmann)
14h às 17h – Oficina de Autoficção, com Leonarda Glück (Casa Hoffmann)
O II Festival da Palavra é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba e Arte e Cultura com o apoio das seguintes instituições: Academia Paranaense de Letras, Editora Dublinense, Solar do Rosário, Escola de Escrita, Instituto Cervantes, Instituto Camões, Aliança Francesa, Cátedra de Estudos Irlandeses W.B Yeats e Amora.