MARIA MACHADO
Maria Machado (Divulgação)


Vem aí “Queima”, primeiro festival de videoclipes de Curitiba! O evento promete movimentar o meio audiovisual e musical com 6 sessões de videoclipes durante 4 dias na Caixa Cultural Curitiba, de 11 a 14 de julho. O público terá acesso a duas masterclass e uma roda de conversa com profissionais da área, com direito a interações informais todos os dias do festival, um show e uma apresentação de video mapping – técnica que usa a projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares. A abertura contará com a participação do cantor, compositor e ator Getúlio Abelha. Todas as atividades do festival serão gratuitas.

Leia mais

Festival de Videoclipes de Curitiba terá prêmios em dinheiro


Para esta primeira edição do festival, um dos objetivos da produtora Torra Filmes, realizadora do evento, é inspirar os espectadores com novas visões de mundo. A curadoria fez uma seleção nacional de videoclipes e vai apresentá-las em 5 mostras: LGBTQIAPN +; Videoclipes Independentes; Amor A Flor da Pele; Mostra Retrospectiva (videoclipes antigos) e Mostra competitiva. Terão prêmios em dinheiro as categorias: Melhor Direção, Melhor Direção de Arte, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Videoclipe. Os premiados serão avaliados por 3 jurados, escolhidos com base em sua atuação no mercado, já o prêmio de Melhor Videoclipe será avaliado por voto popular.

Inscrições abertas


Até o dia 9 de julho estarão abertas inscrições para participação como ouvinte das duas masterclass ministradas por Maria Machado e Nïco Mascarenhas que irão abordar e propor um olhar crítico sobre a construção da narrativa na condução da montagem, bem como o desenvolvimento do fazer imagético, como pensar e desenvolver ideias a partir de uma identidade própria, a fim de (re)imaginar mundos inexplorados, respectivamente.


O festival garante a acessibilidade traduzindo todos os videoclipes exibidos para libras, assim como as masterclass e roda de conversa. Também será proposta uma experiência sensorial para pessoas com deficiência auditiva, por meio de uma mochila que transforma as frequências musicais em respostas físicas.


Queima estreia com a vontade de ser, acima de tudo, um encontro entre pessoas de diferentes gerações e áreas da comunicação para diálogos, parcerias e trocas de experiências. O videoclipe, afinal, é lugar de elucubração, de teste, de experimentação, do inimaginável, do novo, das possibilidades de outros mundos. Em julho, Curitiba viverá tudo isso!


Projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura – Governo Federal.

O quê: Queima – Videoclipes de Curitiba
Quando: 11 a 14 de julho
Local: Caixa Cultural Curitiba
Instagram: instagram.com/queimaclipes
Link das inscrições para as masterclass: