1 – Histórias Extraordinéditas – foto de Paulo Feitosa-27
Histórias Extraordinéditas – foto de Paulo Feitosa

O Antropofocus está circulando com seus espetáculos de repertório por diversos espaços culturais da cidade de Curitiba, e no final de agosto o grupo chega ao Portão Cultural para realizar 02 apresentações do espetáculo HISTOÓRIAS EXTRAORDINÉDITAS no Auditório Carlos Kraide, as apresentações acontecem nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, sábado e domingo, às 18 hrs, e a entrada é gratuita.

HISTÓRIAS EXTRAORDINÉDITAS é um rasgo dramatúrgico em que o público acompanha a criação e o desenvolvimento da encenação do espetáculo de forma dinâmica. O Antropofocus, neste espetáculo, convida a plateia a participar não só como espectador, mas como co-criador das histórias daquela apresentação.

No palco quatro escritores dão vida às histórias que foram deixadas de lado, momentos reais que ficaram marcados na memória e que, ao serem compartilhados com a plateia, são transformados em algo totalmente novo.

Tudo começa com os atores recolhendo histórias do público, que ao serem compartilhadas, tornam-se o gatilho para a construção das cenas. Estas são criadas cada qual com uma estética, dramaturgia e poética independentes. Ao final, uma última cena interliga todas as histórias. 

Em um jogo refinado entre atores, técnicos (iluminador e sonoplasta), os elementos narrativos e teatrais são criados, ao vivo, diante dos olhos da plateia. As histórias são transpostas e visitam outros lugares, tempos e gêneros, evitando que a encenação seja meramente a reconstituição cênica da história recém-contada. Como o público ouviu a história original, todos participam da experiência autoral, vivenciando a criação de algo inesperado.

HISTÓRIAS EXTRAORDINÉDITAS recebe esse nome pela proposta de buscar um olhar poético sobre as histórias do cotidiano, demonstrando que mesmo em algo aparentemente sem importância pode-se encontrar algo “extraordinário”. Por ser criada diante da plateia, a cena não se repete, é apenas para aquela sessão, apenas aquela vez e o que o público assiste é inédito – inclusive, para os atores e técnicos do espetáculo.

SOBRE O ANTROPOFOCUS

O Antropofocus, desde a sua fundação, dedica-se a observar o ser humano e seu comportamento no cotidiano, sabendo que todas as suas ações podem ser consideradas cômicas, dependendo do prisma pelo qual é observado. Esta premissa inicial instigou o grupo a explorar diferentes formas de comicidade e repensar o alcance dos seus trabalhos.

O objetivo do grupo sempre foi criar espetáculos que tivessem algum diferencial e HISTÓRIAS EXTRAORDINÉDITAS é um exemplo disto. Foi pensado e estruturado como um jogo refinado entre atores, técnicos, em que os elementos narrativos e teatrais são criados na hora, ao vivo, diante dos olhos da plateia. É um espetáculo que permite que o público participe do processo teatral por completo, pois a plateia não só oferece a premissa, mas pode observar os detalhes da construção da cena.

As histórias são contadas pelos jovens em particular, diretamente para alguém do elenco, enquanto a plateia entra no teatro. Depois são relatadas a plateia e, partir desse ponto, elas são encenadas sem ser apenas uma reconstituição ipsis litteris: a partir de elementos da história original, uma cena nova se forma perante a plateia, que pode observar como foram encaixadas as informações, de onde surgiu a inspiração e qual era o potencial criativo inerente àquela história.

FICHA TÉCNICA

Direção:        

Andrei Moscheto

Elenco:         

Anne Celli

Andrei Moscheto

Edran Mariano

Marcelo Rodrigues

Sonoplasta:

Paulo Rosa

Iluminação:

Wagner Correa

Cenário e Figurino:

Eduardo Giacomini

Diretor de Produção:

Edran Mariano

Realização: Antropofocus

SERVIÇO

Espetáculo HISTÓRIAS EXTRAORDINEDIAS

Dias – 31/08 e 01/09 (sábado e domingo)

Horário – 18 hrs

Genero: comédia

Local: Auditório Antonio Carlos Kraide – Portão Cultural – Av. Rep. Argentina, 3432 (ao lado do terminal do Portão)

ENTRADA GRATUITA (os ingressos são distribuídos a partir das 17 hrs)

Classificação Indicativa: a partir de 12 anos Obs:  Haverá Interprete de Libras nas duas sessões