Grupo Hápax apresenta teatro de rua adaptado de comédia antiga neste sábado. Saiba onde

Adaptação d'As Rãs, de Aristófanes, será encenada em duas sessões abertas no Pátio da Reitoria da UFPR

Redação Bem Paraná
ugfpt

Foto: João Vitor Nunes

O grupo de teatro Hápax apresenta seu segundo trabalho, uma adaptação d’As Rãs, comédia de Aristófanes, em duas sessões abertas. Na montagem, o texto grego é encenado na rua, a partir de uma exploração de elementos estéticos da Commedia dell’Arte, como a meia-máscara. As apresentações serão neste sábado (5), às 10h e às 16h, no Pátio da Reitoria, da UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Leia mais

Aristófanes é o autor de comédias mais importante da Grécia Antiga. “As Rãs”, considerada por muitos sua obra-prima, foi apresentada pela primeira vez em 405.a.C., período de crise social e econômica em Atenas. Nesse ano, a morte recente de Eurípedes e Sófocles e a iminência da vitória de Esparta na Guerra do Peloponeso pareciam anunciar anos de decadência.

Na peça do Hápax, Dionísio, deus do vinho e do Teatro, desce ao reino dos mortos em busca de um bom poeta, porque os escritores vivos, segundo ele, não são bons o suficiente. Seu objetivo é reviver as peças trágicas em Atenas. No submundo, encontra Ésquilo e Eurípedes em disputa: Dionísio deve, então, decidir quem é que merece mais se sentar no trono de melhor poeta trágico e voltar com ele ao mundo dos vivos.

Completando um ano de existência, o Hápax é um grupo de teatro da Universidade Federal do Paraná, uma atividade de extensão apoiada pelo Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas. Fundado por Nícolas Wolaniuk, o grupo busca unir o estudo da literatura antiga e do teatro, tendo feito sua estreia em 2023, com uma encenação da Primeira Bucólica de Virgílio.

Wolaniuk, diretor do Hápax, teve sua formação teatral marcada principalmente por uma passagem pela PalavrAção, companhia de teatro da UFPR fundada por Hugo Mengarelli, e pelo seu contato com a estética do grupo Arte da Comédia, fundado por Roberto Innocente. Formado pelo curso técnico em teatro do Colégio Estadual do Paraná, Wolaniuk também é professor de grego no CELIN, o Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná.

“Fundei o Hápax na tentativa de unir dois campos de estudo pelos quais eu já me interessava há algum tempo, que são a literatura produzida na antiguidade greco-romana e o teatro, principalmente o trabalho do ator.”

ELENCO
Adriano Cruz, Antônia, Gabi Ramos, Kai Jorge, Laurene Veras, Luce Scettro, Manu Carvalho

FIGURINO
Gabi Ramos

CONFECÇÃO DAS MÁSCARAS
Elenco e Luiz Fernando Huf, com apoio da Cia dos Ventos

DIREÇÃO
Nícolas Wolaniuk

APOIO
Casa das Bolachas