Haicárvores: crianças decoram praça de Curitiba com poesias

Projeto criado por estudantes leva cultura a população da capital

Redação Bem Paraná
haicai

Divulgação/Marista Brasil

Uma árvore de poesias! Esse é o projeto desenvolvido por crianças de 10 e 11 anos da capital paranaense. Cerca de 50 estudantes do 4o ano do Ensino Fundamental escreveram e penduraram poesias em estilo haicai na árvore da Praça do Japão, na região central da cidade.

Leia mais

O objetivo delas é transmitir mensagens de alegria, esperança e simplicidade por meio de poesias curtas, mas profundas. De acordo com as professoras Francielli Nhemies e Caroline Cavalli, do Colégio Marista Paranaense, o Projeto de Intervenção Social (PIS) é desenvolvido totalmente pelas crianças e as professoras atuam como facilitadoras de informações. “Os estudantes têm papel fundamental de protagonismo, desde a escolha do tema, até a concretização da ação para a comunidade. É uma maneira de colocarem a cidadania e o conhecimento em prática, desde cedo”, explicam.

Árvores de poesias

Em parceria com a Biblioteca Hideo Handa, na Praça do Japão, as turmas escreveram poesias nos papéis, e colocaram as mensagens em pequenos potes plásticos que foram pendurados na cerejeira ao lado da construção icônica da praça. Dessa forma, quem passa pelo local pode escolher um potinho e ler um haicai inspirado na natureza e na beleza do olhar das crianças.