camoes os lusiadas
Capa de “Os Lusíadas”, adaptação de Edson Rocha Braga – Editora Scipione

Símbolo do Classicismo, Luís Vaz de Camões imortalizou os sonetos na língua portuguesa e escreveu um dos maiores poemas épicos de todos os tempos. Pouco se sabe sobre a vida de Luís Vaz de Camões, um dos mais importantes poetas da literatura mundial, mas em 2024 é celebrado seu quinto centenário.

Natural de Portugal, o autor, símbolo do período classicista (séculos XV e XVI), é considerado o maior poeta da língua portuguesa.

Camões foi o responsável pela popularização dos sonetos – poemas compostos por quatro estrofes, sendo as duas primeiras constituídas por quatro versos e as outras por três.

Inspirado por outro poeta português, Sá Miranda, Camões introduziu a estética à língua lusitana, sendo responsável por uma produção lírica que segue aclamada até hoje. Um exemplo são os versos de um dos seus sonetos mais famosos:

O amor é fogo que arde sem se ver

É ferida que dói e não se sente

É um contentamento descontente

É dor que desatina sem doer.

Por isso, seu aniversário de 500 anos é uma oportunidade para apresentar e revisitar suas obras, inclusive aos mais jovens, o que pode se mostrar um desafio para os professores.

“A leitura de clássicos no período escolar pode ser estimulada por meio de adaptações literárias de qualidade”, afirma Laura Vecchioli do Prado, coordenadora de literatura e informativos da SOMOS Educação. “A partir de aulas que situam o aluno no tema estudado e o auxiliam a contextualizar o tema das obras em seu dia a dia, é possível apresentar a crianças e adolescentes produções que por séculos nos ajudam a compreender a história”, acrescenta.

A Editora Ática contém em seu catálogo o livro Sonetos, que reúne 55 dos principais sonetos do autor. Suas rimas, que debatem os mais subjetivos sentimentos, são comentadas, explicadas e adaptadas à prosa nesta adaptação da coleção Bom Livro, que desde a década de 1960 auxilia na introdução de clássicos brasileiros e portugueses ao público juvenil.

A SOMOS Literatura ainda conta com diversas adaptações desse importante clássico. Uma delas é voltada para crianças e faz parte da coleção Reencontro Infantil, da Editora Scipione, trazendo texto de Edson Rocha Braga e ilustrações de Clarissa Ballario. Outra opção, voltada a estudantes do Ensino Médio, compõe a coleção de clássicos da Editora Saraiva.

Para desbravar os versos de Os Lusíadas

Publicada pela primeira vez em 1572, a epopeia moderna Os Lusíadas narra as aventuras de Vasco da Gama rumo ao que ele acreditava ser as Índias, mesclando fatos históricos com ficção. A poesia, construída inteira em versos decassílabos (ou seja, dez sílabas), reflete a mentalidade da nação portuguesa daquele século, marcado pelo pioneirismo de Portugal nas chamadas Grandes Navegações.

Sobre a unidade de Literatura da SOMOS Educação – Com mais de 1,6 mil obras em seu catálogo e mais de 500 autores nacionais e estrangeiros, de diversos gêneros literários, a área de Literatura da SOMOS Educação reúne obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Formato, Saraiva e Scipione de literatura infantojuvenil. A área também é responsável pelo Coletivo Leitor, portal que busca difundir o valor e a importância da leitura e da literatura para o ser humano desde criança, estimulando a criatividade e o desenvolvimento da empatia.