01poetasderpiraquara
Capa de ‘Poetas de Piraquara’ (foto: divulgação / assessoria)

Será lançado nesta quinta-feira (2), no Memorial de Curitiba, o livro ‘Poetas de Piraquara’, uma antologia de textos organizada por Júlia Feldmann Uhry Reis, Beloni Schineider e Jane de Cristo, e com
Sedenilso Antonio Machado e Fernanda Sabatin Machado na coordenação editorial.

A obra foi organizada com pessoas que declamaram ou trouxeram poesias durante as rodas de Terapia Comunitária Integrativa (TCI) na cidade de Piraquara (região metropolitana de Curitiba). Trata-se de um projeto do município com acolhimento em saúde mental, que incentiva resgate das estratégias, habilidades e talentos dos participantes.

Cada um trouxe seus trabalhos e teve liberdade para organizar seu capítulo da forma como preferisse. Dessa forma, o livro tem alguns poemas escritos com a própria caligrafia dos autores.

A obra foi viabilizada graças a uma vaquinha virtual feita por Júlia Feldmann. O livro não será vendido, apenas distribuído em formato impresso e em formato digital (PDF). Durante o lançamento, alguns dos autores também vão fazer declamações de poemas.

Declamação de poemas (foto: Júlio Feldmann)

Terapia Comunitária Integrativa (TCI)

A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) é uma prática integrativa e Complementar coletiva de cuidado em saúde mental, que busca o fortalecimento das redes comunitárias e das estratégias de enfrentamento dos indivíduos frente às dificuldades da vida. Esta prática está contemplada desde 2017 na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), para uso no Sistema Único de Saúde (SUS). Foi criada pelo psiquiatra brasileiro Adalberto de Paula Barreto em Fortaleza (CE) e ampliada no Brasil e no mundo através das formações realizadas pelos polos de formação em TCI, regulados pela Associação Brasileira de Terapia Comunitária Integrativa (Abratecom).

“Em Piraquara, a TCI iniciou em 2019 com a aprovação e inclusão da prática no plano municipal de saúde na 13ª Conferência Municipal de Saúde. As rodas iniciaram sendo realizadas uma vez por semana na região do Guarituba tanto para os servidores quanto munícipes e para a comunidade de outros locais. Em 2022, na 14ª Conferência Municipal de Saúde, foi proposta e aprovada a ampliação do projeto de TCI para todo o município. Em agosto de 2023, a TCI passou a fazer parte da Divisão de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Piraquara; e em setembro de 2023 foi realizado o lançamento oficial da ampliação do programa passando a ser composto por três rodas semanais, fixas, compreendendo todas as regiões do município (Central, Contorno e Guarituba), além de rodas com servidores e rodas específicas dependendo das temáticas de saúde mensais”, afirmou Júlia Feldmann. “Os grupos são abertos para a comunidade em geral, sem restrição de participação, tendo enfoque na abordagem e acolhimento de pessoas com sofrimentos relacionados à saúde mental”.