Filmes-Malevola-2014
Malévola (Angelina Jolie) em ‘Malévola’ (foto: divulgação / Disney)

A partir de 2011, a Disney entrou numa onda de refazer suas animações clássicas em formato live-action, com atores de verdade. Normalmente seguia o padrão do filme anterior, mas em ‘A Bela Adormecida’ os produtores resolveram subverter tudo. Se na animação de 1959 a narrativa era dos monarcas, desta vez a história se baseou na perspectiva da Malévola. Resultados: uma ideia de que há outros tipos de amor verdadeiro; uma lição de que toda história tem pelo menos dois lados; uma indicação de que os contos de fadas nem sempre são como foram contados. Além disso, Angelina Jolie parece ter nascido para interpretar Malévola.

  • Ano: 2014. Direção: Robert Stromberg. Com Angelina Jolie, Elle Fanning, Sam Riley

Sinopse

A fada Malévola (Angelina Jolie) vive feliz num reino mágico que, certa hora, é ameaçado pelos homens. Ela defende o reino, mas se apaixona por um dos homens e acaba traída. Como consequência, ela amaldiçoa Aurora (Elle Fanning), a filha recém-nascida de seu ex – que resolve escondê-la com outras três fadas. Mas as circunstâncias levam Malévola a se aproximar da menina.

Aniversário do Bem Paraná

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná, 41 filmes (um por ano, desde 1983) e 41 bandas e músicos da capital paranaense. O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.

Tratam-se de filmes que tiveram relevância nos anos em que foram lançados e, ao mesmo tempo, deixaram marcas, por motivos diversos. Alguns, porque são precursores e criaram legados, inspirações ou tecnologias. Alguns, porque são visionários e criaram novas estéticas cinematográficas. Alguns, porque são retratos de costumes ou de mudanças em uma sociedade sempre em mutação, mas nem sempre em evolução. Alguns, porque são exemplos de valores como amor, amizade ou resiliência. Alguns, porque geram debates. Alguns, apenas porque são um bom entretenimento.