casa que anda
Um caminhão que mesmo parado leva crianças e adultos para uma viagem incrível pela literatura, esse é o objetivo do “Caminhão de Histórias – Que Mistérios tem Clarice”, uma estrutura montada em cima de uma carreta, e que como num passe de mágica se torna palco de histórias incríveis inspiradas nas obras infantojuvenis da escritora. (Divulgação CCR Aeroportos)

A comunidade do bairro Quississana, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), próxima ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, recebe em seu Núcleo de Esportes e Lazer o “Caminhão de Histórias – Que Mistérios tem Clarice”. É uma exposição estruturada em um caminhão-baú de 15 metros, e inspirada nas obras infantojuvenis da escritora. A mostra conta com exposições, contação de histórias e outras atividades gratuitas. A ação será realizada até essa segunda-feira, dia 2 de setembro, sem custos e aberta para toda a comunidade.

O projeto tem como objetivo promover a cultura, a literatura e reflexões sobre o universo infantojuvenil criado por Clarice Lispector, além de aproximar crianças, jovens e adultos de umas das escritoras mais importantes do século XX. Entre as obras apresentadas estão: “A Vida Íntima de Laura”, “O Mistério do Coelho Pensante” e “A Mulher que Matou os Peixes”.

Para o gerente do Aeroporto Internacional Afonso Pena, Eden Pisani Júnior, ações como esta podem fazer toda a diferença na vida das pessoas. “Se conseguirmos plantar a semente do amor pela literatura dentro do coração dos visitantes, estaremos mais do que satisfeitos ao saber que muitos foram despertados e desenvolveram apreço pela cultura, leitura e pelo aprendizado por meio de uma iniciativa como essa”, explica Eden.