09jameserljones
James Earl Jones em ‘Campo dos Sonhos’ (foto: divulgação)

O ator James Earl Jones, que imortalizou a voz do vilão Darth Vader, de ‘Star Wars’, morreu nesta segunda-feira (9), aos 93 anos. A informação foi confirmada pelo seu agente. A causa da morte não foi revelada.

Embora fosse um ator com quase 70 anos de carreira, Jones ficou conhecido mesmo pela sua voz profunda. Como Darth Vader, ele esteve em seis filmes e também na série ‘Obi-Wan Kenobi’, em 2022. Sua voz também teve outro papel icônico: a do leão Mufasa em ‘O Rei Leão’, tanto na versão clássica de 1994 quanto na mais recente, de 2021. Também foi locutor da CNN durante as décadas de 80 e 90 (“Esta é a CNN”). Em 2011, recebeu o Oscar honorário pelo conjunto da obra.

Nascido em 17 de janeiro de 1931, Jones era gago quando criança, antes de se estabelecer como ator. Ele estreou no teatro da Broadway em 1958, no Cort Theatre. Estrelou várias peças de Shakespeare, incluindo ‘Otelo’, ‘Hamlet’, ‘Coriolano’ e ‘Rei Lear’. Ganhou dois prêmios Tony, dois Emmy e foi indicado ao Oscar pelo trabalho em ‘A Grande Esperança Branca’, de 1970.

Na filmografia do ator se destacam ‘Jesus de Nazaré’ (filme para a TV), ‘Campo dos Sonhos’, ‘Um Príncipe em Nova York’ e ‘Jogos Patrióticos’, entre outros.