O ator Peter Falk, mundialmente conhecido como o detetive Columbo da série de televisão, morreu nesta quinta-feira (23) à noite (hora local) em sua casa no bairro de Beverly Hills, em Los Angeles, nos EUA. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (24).

Catherine Falk, filha do ator, declarou, em entrevista a uma rádio, que o pai sofria de problemas mentais e do Mal de Alzheimer. A gravidade do caso de Falk era tamanha que ele não conseguia mais se lembrar da série Columbo.

Falk nasceu em 1927 em Nova York e aos três anos de idade perdeu um olho por causa de um tumor maligno. O ator se formou em ciências políticas na na Universidade de Siracusa, trabalhou como cozinheiro, tentou trabalhar para a CIA e 1957 deixou o trabalho de funcionário público para se dedicar à comédia.

O ator ganhou quatro prêmios Emmy por interpretar o célebre detetive Columbo, e recebeu indicações ao Oscar em 1961 e 1962 por seu papel coadjuvante nos filmes “Murder, Inc.” e “Pocketful of Miracles”. O ator deixou duas filhas e a mulher Shera.

O detetive Columbo foi um personagem de sucesso na TV na série que começou a ser exibida em 1968 e durou 35 anos. O personagem era lembrado por seu charuto e o Peugeot 403 bege. Um dos diretores da série foi Steven Spielberg, quando tinha apenas 25 anos.