Com mais de 30 milhões de discos vendidos, a banda Matchbox Twenty aporta no país pela primeira vez em setembro para shows da turnê de lançamento do disco North,quarto álbum de estúdio, além de tocarem os maiores sucessos da carreira. Com realização da Seven Entretenimento e XYZ Live, o grupo originário de Orlando, na Flórida, faz uma escala em Curitiba no próximo dia 18 de setembro, em única apresentação no Curitiba Master Hall (R: Itajubá, 143) às 21h30. A estreia da turnê é em São Paulo, no dia 17. As apresentações serão realizadas antes do quarteto passar pelo Rock in Rio, no Rio de Janeiro.

North é o quarto disco da banda, lançado no final de 2012, e conta com 12 músicas que conquistaram em pouquíssimas semanas o primeiro lugar nas paradas da Billboard Top 200 de álbuns. O título do CD traz o momento de vivência da banda, combinando melodias sérias com diversão, abrindo os horizontes da banda para uma maior interação com seu público e para alcançar novos admiradores. Este disco é também o primeiro álbum completo desde que o guitarrista Adam Gaynor’s saiu da banda em 2005.

Composto por Rob Thomas, Paul Doucette, Kyle Cool and Brian Yale, o Matchbox Twenty se reencontra ainda mais afinado e aperfeiçoado a partir de canções como Put Your Hands Up, Our Song, Overjoyed e Parade, que devem fazer parte do set list. De acordo com Rob Thomas, as canções English Town e I Will são do grupo da balada, enquanto que Like Sugar soa quase como uma música do Dr. Dre misturada com a banda. E depois ainda existe She’s So Mean, primeiro single do disco e que traz a alta energia de North. Além das novas canções, sucessos como Disease e Unwell, que estouraram no país, devem fazer parte do set list nas apresentações em solo brasileiro.

A BANDA

Formada em 1992, a banda foi criada quando o vocalista Rob Thomas conheceu o baixista Brian Yale e o baterista Paul Doucette, que depois de passarem por diversas bandas, resolveram juntos formar o Matchbox Twenty. Após muita procura, o trio recrutou Adam Gaynor e Kyle Cook, para então em 1996, lançar o primeiro álbum de estúdio do quinteto: Yourself Or Someone Like You. Nos Estados Unidos, o primeiro trabalho da banda levou a certificação de Diamante, enquanto que na Austrália, Canadá e Nova Zelândia, o disco ganhou o de Dupla Platina.

O segundo trabalho do Matchbox Twenty, Mad Season, foi lançado em 2000 e ficou entre os três primeiros colocados das paradas do Billboard Top 200. Desta vez, o álbum ganhou quatro vezes a certificação de Platina. O terceiro álbum da banda, More Than You Think You Are, foi lançado em 2002 e certificado com a Dupla Platina. A partir daí, o grupo caiu em um hiato de anos, quando Rob Thomas embarcou em uma carreira solo, para a depois se reunirem em 2010.

Em 2005, Adam Gaynor decidiu deixar a banda. Como resultado, Paul Doucette assumiu a guitarra e a banda se reuniu para o lançamento de uma compilação, Exile on Mainstream, em 2007. Nos Estados Unidos, o álbum alcançou a certificação de Ouro. Reunidos em 2010, a banda começou a escrever e no final de 2012, lançou o quarto álbum de estúdio, North. O disco, muito bem recebido pela crítica, alcançou o primeiro lugar das paradas da Billboard Top 200.

Com mais de 30 milhões de discos vendidos em todo o mundo, o Matchbox Twenty também já levou para casa inúmeros prêmios, incluindo cinco indicações ao Grammy, quatro American Music Awards, o People’s Choice Award de 2004 por Grupo Musical Favorito. Além da banda, Rob Thomas provou ser um dos artistas mais condecorados dos últimos anos, recebendo três prêmios Grammy, 11 BMI Awards e duas honras da Billboard como Compositor do Ano pelos seus dois álbuns solos, além de colaborações com lendas do rock como Santana, Mick Jagger, Willie Nelson e Big Boi. Em 2000, ele também foi nomeado para os 20 melhores da lista da Billboard dos 100 Maiores Compositores do Mundo.

O DISCO

Norte é uma direção. Um lugar. A marca do progresso e a intenção de um destino. North é o título do quarto álbum da banda Matchbox Twenty, primeiro lançamento depois de cinco anos. O disco foi muito bem recebido e chegou à primeira colocação nas paradas do Billboard Top 200. Contando com 12 canções, o trabalho é também o primeiro lançamento somente de inéditas da banda que já tem 17 anos de carreira.

Nós abordamos esse trabalho de forma diferente, atesta o líder Rob Thomas. Dessa vez, eu não escrevi um monte de canções, eu trouxe eles para perto de mim e juntos fizemos todos os arranjos. Isso tudo aconteceu com muita colaboração. Muitas músicas nós escrevemos juntos, especialmente eu, Paul e Kyle. A verdade é que precisamos de bastante tempo para resolver como isso daria certo, como o trabalho entre três pessoas poderia ser dinâmico e produtivo, principalmente para alguém que estava acostumado a escrever sozinho. Como entraríamos no mesmo quarto e não matar um ao outro? Para essa pergunta, Paul Ducette tem a resposta: Ter o nosso tempo foi o principal ponto e decidimos usar ele a nosso favor, como uma vantagem. Nossa ideia era não se deixar submeter a pressão e apenas escrever um monte de canções e ver qual o tipo de álbum que gostaríamos de fazer.

O primeiro single do álbum lançado foi She So Mean, seguido por Overjoyed, que junto à música I Will, foram feitas pelo trio Rob Thomas, Kyle Cook e Paul Doucete. No disco, encontramos ainda canções escritas apenas por Rob Thomas como Parade, Put Your Hand Up, Our Song, Like Sugar, e Sleeping at the Weel. Já Radio e The Way mostram a parceria entre Thomas e Doucette. E para finalizar, Kyle Cook ganhou espaço com a canção How Long, e Paul Doucette, com English Town.

DISCOGRAFIA

• – Yourself or Someone Like You (1996)

• – Mad Season (2000)

• – More Than You Think You Are (2002)

• – Exile on Mainstream (2007)

• – North (2012)

Serviço:

Local: Curitiba Master Hall

Endereço: Rua Itajubá, 143 – Portão

Data e horário: Dia 18 de setembro de 2013 (Quarta-feira), às 21h30

Preço: A partir de R$ 186,00