Filmes-Nao Olhe
Kate Dibiaski (Jennifer Lawrence) e Randall Mindy (Leonardo DiCaprio), à frente, em ‘Não Olhe Para Cima’ (foto: divulgação)

‘Não Olhe Para Cima’ é um belo retrato dos tempos de negacionismo, fake news e futilidade do começo dos anos 2020, além de ser uma sátira ao comportamento das autoridades diante das mudanças climáticas. A presidente se utiliza do fanatismo e patriotismo para se promover, mesmo com a extinção da raça humana a caminho. O assunto não ganha a devida relevância na mídia. E o bilionário – uma paródia a nomes como Jeff Bezos, da Amazon, ou Elon Musk, da Space X – vê na situação uma oportunidade de ficar ainda mais rico, mesmo que isso custe a existência da população.

  • Ano: 2021. Direção: Adam McKay. Com Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Mark Rylance

Sinopse

A cientista Kate Dibiaski (Jennifer Lawrence), da equipe do astrônomo Randall Mindy (Leonardo DiCaprio), descobre que um meteoro está prestes a se chocar com a Terra e deverá aniquilar toda a vida no planeta. Mas a presidente dos Estados Unidos teme perder popularidade com a notícia. A mídia dá mais importância a assuntos como vida de subcelebridades. E o bilionário Peter Isherwell (Mark Rylance) quer explorar comercialmente os minerais valiosos do cometa.

Aniversário do Bem Paraná

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná, 41 filmes (um por ano, desde 1983) e 41 bandas e músicos da capital paranaense. O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.

Tratam-se de filmes que tiveram relevância nos anos em que foram lançados e, ao mesmo tempo, deixaram marcas, por motivos diversos. Alguns, porque são precursores e criaram legados, inspirações ou tecnologias. Alguns, porque são visionários e criaram novas estéticas cinematográficas. Alguns, porque são retratos de costumes ou de mudanças em uma sociedade sempre em mutação, mas nem sempre em evolução. Alguns, porque são exemplos de valores como amor, amizade ou resiliência. Alguns, porque geram debates. Alguns, apenas porque são um bom entretenimento.