Foto: Laura Campanella

A divertida amizade de Chicó (Selton Mello) e João Grilo (Matheus Nachtergaele) começa a ser filmada no próximo dia 20 de agosto e acaba de ser divulgada a primeira foto da dupla caracterizada. É “O Auto da Compadecida 2”, uma aventura que renova a já clássica adaptação da peça teatral do paraibano Ariano Suassuna, dirigida para o cinema pelo pernambucano Guel Arraes. Com estreia nos cinemas prevista para o ano que vem, o novo filme tem direção de Guel Arraes, desta vez ao lado de Flávia Lacerda, e conta com a produção da Conspiração e da H2O Films, que também fará a distribuição. O filme orginal “O Auto da Compadecida” foi um estrondoso sucesso de público no cinema e na TV. Os diretores encontraram uma brecha durante os ensaios para gravar um vídeo especial para falar sobre a produção. 

Quase 25 anos depois do sucesso, “O Auto da Compadecida 2” reflete o prazer em ser brasileiro — um sentimento perdido por parte da sociedade nos últimos anos, como comenta o diretor: “Achamos interessante fazer um filme sobre amizade neste momento do Brasil”. 

Para Guel Arraes, o maior desafio da continuação foi o novo roteiro, uma história original, construída a partir de alguns personagens da peça “O Auto da Compadecida”. O roteiro é de Guel Arraes e João Falcão com a colaboração de Adriana Falcão e Jorge Furtado. “Não se passaram 25 anos somente na vida real, mas na própria narrativa fictícia. Mesmo que seja um filme de época, temos que falar de assuntos de hoje, assim como Ariano foi extremamente atual em 1955 ao escrever sobre a religião e a sobrevivência dos mais pobres”. 

O reencontro de Chicó e João Grilo vem atualizado, com a aprovação e a “benção” da família de Ariano. Como Flávia Lacerda reflete: “nesses 25 anos, a história amadureceu, os atores amadureceram, os personagens amadureceram. Então, o público vai perceber que o novo filme tem muito mais camadas e temas”. Dessa maneira, “O Auto 2” ganhou reforços de peso no elenco, como a já anunciada Taís Araujo interpretando Nossa Senhora. “A gente precisava dar uma virada no que significava a Compadecida nessa nova versão, e Taís encaixou perfeitamente”, comenta a diretora. 

Outras novidades são Eduardo Sterblitch no papel de Arlindo, um comerciante e radialista poderoso; Humberto Martins como Coronel Ernani; Fabiula Nascimento como Clarabela; Luis Miranda como Antônio do Amor; Juliano Cazarré como Omar; Luellem de Castro como Iracema; e Virginia Cavendish, que permanece como a icônica personagem Rosinha, e Enrique Diaz, que dará vida mais uma vez a Joaquim Brejeiro. 

As escolhas estéticas da direção também se modernizaram. Assim como a obra de Ariano é extremamente visual, a escolha dos diretores para a nova versão é levar o universo de Suassuna de forma ainda mais fabular para as telonas: “O cinema andou, a tecnologia andou, então a gente tem a possibilidade de trazer um nordeste ainda mais encantador”, pontua Guel. A produção virtual vai recriar a cidade de Taperoá nos anos 1950, 25 anos depois da história original. 

Mas a essência dos personagens e do mundo ao mesmo tempo real e farsesco criado por Ariano Suassuna vão permanecer intactas. Ou melhor, vão ganhar ainda mais força por causa do reencontro dessa amizade e do reencontro dos criadores do filme original tanto tempo depois, como comenta Virginia Cavendish: “As pessoas estão muito curiosas com o que aconteceu com o casal Rosinha e Chicó e acho que a história vai surpreender a todos. Na nova versão, a Rosinha virou uma mulher avançada para época”. E Selton Mello celebra: “Fazer o Chicó de novo é uma emoção gigante, que nunca imaginei reviver. Nosso time é de craques, faremos ‘O Auto 2’ à altura da grandeza do nosso filme do peito e celebrando a memória de Ariano Suassuna. O Brasil esperava e merecia este presente”. 

Para Matheus Nachtergaele, o envelhecimento dos personagens provoca algumas mudanças em seus arquétipos, mas a trama não perde a delicadeza: “há uma homenagem ao primeiro, muita coisa vai ser revisitada e o público quer isso, mas há novidades. Éramos trintões, jovens atores, agora somos cinquentões. No que isso vai atingir e transformar os personagens, não sei, mas alguma coisa deve acontecer. O novo roteiro é muito bonito”. 

Estreia: 2024 

FICHA TÉCNICA   

Direção: Guel Arraes e Flávia Lacerda 

Roteiro: Guel Arraes, Adriana Falcão e João Falcão  

Produção: Conspiração e H2O Films 

Distribuição: H2O Films 

Produtores: Edson Pimentel, Pedro Buarque de Hollanda e Guel Arraes 

Produtor Associado: Sandro Rodrigues 

Produtores Executivos: Renata Brandão, Juliana Capelini, Tania Pacheco, Claudio Peralta 

Elenco principal 

Selton Mello (Chicó)  

Matheus Nachtergaele (João Grilo)  

Taís Araujo (Compadecida)  

Humberto Martins (Coronel Ernani)  

Luis Miranda (Antônio do Amor)  

Eduardo Sterblitch (Arlindo)  

Virginia Cavendish (Rosinha)  

Enrique Diaz (Joaquim Brejeiro)  

Fabiula Nascimento (Clarabela)  

Juliano Cazarré (Omar)  

Luellem de Castro (Iracema) 

GUEL ARRAES| Diretor 

Cineasta e diretor da TV Globo, responsável por programas como TV Pirata, Programa legal e Comédia da vida privada, seu primeiro longa-metragem para cinema na realidade foi uma versão condensada da minissérie que dirigiu para a TV, inspirada na peça de Ariano Suassuna, “O Auto da Compadecida” (2000). O filme se tornou o campeão de bilheteria do ano, com mais de dois milhões de espectadores, e lhe rendeu o prêmio de melhor diretor no Grande Prêmio Cinema Brasil. Nascido em 1953, filho do político Miguel Arraes, viveu exilado com sua família na Argélia. Começou sua carreira em Paris, no Comitê do Filme Etnográfico dirigido por Jean Rouch, considerado um mestre do cinema-verdade. Dirigiu documentários de curta-metragem em super-8 e também o média “Barbes Palace” (1979), em parceria com Ricardo Lua. Também dirigiu peças de teatro, e uma de suas montagens se transformou em seu terceiro longa-metragem, “Lisbela e o prisioneiro” (2003), adaptação do texto de Osman Lins. Desde então, concilia sua atuação como diretor de TV com a de cineasta. 

FLÁVIA LACERDA | Diretora 

Flávia Lacerda é pernambucana, nascida em Recife. Formada em Cinema e Etnologia pelas universidades de Paris 8 e Paris 7, na França. Mora no Rio desde 1998, quando fez assistência de direção no seu primeiro trabalho na Globo: “O Auto da Compadecida”. Em 20 anos de profissão, às vezes escreveu, às vezes dirigiu ou codirigiu séries, novelas e especiais, entre eles: “Sexo Frágil”, “O Programa Novo”, “Belíssima”, “Negócio da China”, “Natal do Pequeno Imperador”, “Dó-Ré-Mi- Fábrica”, “Tudo Novo de Novo”, “Clandestinos”, “Insensato Coração”, “Louco Por Elas”, “Amor Te Amo”, “Chapa Quente”, “Mister Brau”, “A Fórmula”. No cinema, recentemente codirigiu o “Grande Sertão Veredas” e deu consultoria de direção para “Medida Provisória”, “O Debate” e “Beleza da Noite”. 

CONSPIRAÇÃO | Produtora 

A Conspiração é a produtora independente da América Latina mais indicada ao Emmy Internacional. No cinema, participou dos mais importantes festivais do mundo como Cannes, Berlim, Veneza, Toronto e foi responsável pelos sucessos de bilheteria Eu Tu Eles, Vai Que Cola, e 2 Filhos de Francisco – este último escolhido pelo Brasil como representante ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Entre os lançamentos mais recentes estão Viajando com os Gil (Prime Video), Sob Pressão (Globo/Globoplay), Dom (Prime Video), Detetives do Prédio Azul (Gloob), Anitta: Made in Honório (Netflix), Eleita (Prime Video) e Humor Negro (Multishow/Globoplay). Atualmente a produtora trabalha em títulos como “Auto da Compadecida 2” e “Não Tem Volta”. 

H2O FILMS | Produtora e Distribuidora   

Fundada em 2012, a H2O Films é uma distribuidora de Cinema com capital 100% nacional. Sua missão é potencializar ao máximo o desempenho dos filmes que lança. Em um mercado altamente competitivo, a H2O Films busca tratar e pensar cada projeto de forma exclusiva. Para isso, tem como grande diferencial a expertise em marketing e o know-how em programação de sua equipe.  A empresa é responsável pela distribuição de mais de 70 filmes de gêneros diversos – de documentário musical a talkshow, passando por grandes sucessos de comédia e filmes para família. 

Alguns deles são: “Cássia Eller”, de Paulo Henrique Fontenelle, que se tornou um dos documentários mais bem-sucedidos de mercado e de crítica; , “Vai Que Cola – O Filme”, com a maior bilheteria de abertura nacional do ano, que contou com um público de mais de 3,2 milhões de espectadores; a continuação da comédia de Andrucha Waddington , “Os Penetras 2 – Quem dá mais?” e “Um Tio Quase Perfeito”, com Marcus Majella, “O Grande Circo Místico”, de Cacá Diegues, indicado pelo Brasil a concorrer a uma vaga ao Oscar; a sequência da comédia “Vai Que Cola 2- O Começo”; o show “Roberto Carlos em Jerusalém 3D” que fez mais de 70 mil de público; “Um Tio Quase Perfeito 2”, continuação da história protagonizada por Marcus Majella; “Um Casal Inseparável”, de Sérgio Goldenberg, com Nathallia Dill e Marcos Veras; “Não Vamos Pagar Nada”, com Samantha Schmütz e Edmilson Filho; “De Perto Ela Não é Normal”, com Suzi Pires e grande elenco; “Galeria Futuro”, de Afonso Poyart e Fernando Sanchez, com Marcelo Serrado, Otavio Muller, Aílton Graça e Luciana Paes; “O Jardim Secreto de Mariana”, de Sérgio Rezende estrelado por Andréia Horta e Gustavo Vaz; “Tarsilinha”, animação infantil de Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, inspirada na arte de Tarsila do Amaral e licenciada para Amazon Prime; “Medida Provisória”, de Lázaro Ramos, com Thais Araujo, Alfred Enoch, Seu Jorge e Adriana Esteves, vencedor dos prêmios de melhor filme, roteiro e ator coadjuvante no Inffinito Film Festival; e “A Última Festa”, filme de Matheus Souza protagonizado pelos jovens influenciadores Marina Moschen, Christian Malheiros, Giulia Gayoso e Thalita Meneghim.