Brokeback Mountain – 2005
Jack (Jake Gyllenhaal) e Ennis (Heath Ledger) em ‘O Segredo de Brokeback Mountain’ (foto: divulgação / Focus) Focus Features USA Scene Still Drama Le Secret de Brokeback Mountain

Personagens homossexuais não eram novidade no cinema, mas ‘O Segredo de Brokeback Mountain’ foi praticamente o primeiro romance abertamente gay na telona. A história chamou ainda mais atenção porque os dois personagens gays eram cowboys – uma figura sempre associada à masculinidade. A temática gay tão aberta chocou na época, expondo preconceitos da sociedade em geral e dos setores mais conservadores em especial. Aos eleitores do Oscar, faltou coragem para eleger o longa de Ang Lee como o melhor do ano. Mas a porta para casais homossexuais começava a ser aberta a partir daqui.

  • Ano: 2005. Direção: Ang Lee. Com Heath Ledger, Jake Gyllenhaal

Sinopse

Ennis Del Mar (Heath Ledger) e Jack Twist (Jake Gyllenhaal), dois cowboys que não se conheciam, são contratados para pastorear ovelhas. Ficam isolados durante meses de trabalho nas montanhas e acabam tendo relações sexuais. Quando o trabalho acaba, cada um segue seu caminho e constitui família com esposa e crianças. Até que, um dia, eles se reencontram e passam a viver um relacionamento amoroso.

Aniversário do Bem Paraná

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná, 41 filmes (um por ano, desde 1983) e 41 bandas e músicos da capital paranaense. O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.

Tratam-se de filmes que tiveram relevância nos anos em que foram lançados e, ao mesmo tempo, deixaram marcas, por motivos diversos. Alguns, porque são precursores e criaram legados, inspirações ou tecnologias. Alguns, porque são visionários e criaram novas estéticas cinematográficas. Alguns, porque são retratos de costumes ou de mudanças em uma sociedade sempre em mutação, mas nem sempre em evolução. Alguns, porque são exemplos de valores como amor, amizade ou resiliência. Alguns, porque geram debates. Alguns, apenas porque são um bom entretenimento.