00456119
Na imagem, Professora Ludmilla Guilmault. Foto: Cido Marques

A 41ª Oficina de Música de Curitiba, que vai até domingo (30/6), reúne alunos e professores de diferentes lugares do mundo ao redor do aprendizado da música. 

Destaque dessa edição são as aulas de Teatro Musical. A peculiaridade desse curso é a combinação de três linguagens artísticas: cantar, dançar e atuar. Este é o desafio que se coloca para os alunos, a maioria jovens que já são profissionais em uma dessas áreas.

Aluno pelo segundo ano do curso da Oficina de Música, Gustavo Valore Godoy, professor de teatro musical, aproveita esse momento para ser aprendiz. “Está sendo fantástico aprender com artistas tão importantes do cenário nacional, pessoas que normalmente não temos acesso. Tem sido uma oportunidade de experimentar coisas novas para passar aos meus alunos durante o ano”, disse. As apresentações dos alunos do Teatro Musical acontecem nesta sexta-feira (28/6), às 20h, e neste sábado (29/6), às 18h, no Teatro Guairinha.

No Solar da Cultura, pianistas iniciantes e experientes participam das aulas de Piano I e II dos músicos franceses Ludmilla Guilmault e Jean-Nöel Dubois. Durante as aulas, os professores discutem diferentes técnicas, apresentam novas peças musicais e realizam um atendimento individualizado. Os participantes estão se preparando para uma apresentação de encerramento do curso neste sábado (29/6), às 16h30, também no Solar da Cultura.

A curitibana Valeria Bortolan, musicista há quatro anos, integra a classe de Piano I e, apesar da barreira linguística pelas aulas serem ministradas em francês, não deixou de aprimorar seus conhecimentos na arte do piano. “Essa é a primeira vez que eu participo de uma edição de inverno e tem sido uma experiência incrível, a tradutora facilitou o processo e agora estamos trabalhando em um repertório para a apresentação”, comenta Valéria.

Músicos de outros lugares do país também participam dos cursos da edição de inverno da 41ª Oficina de Música. O carioca Hamilton Assunção, integrante da banda terapêutica Harmonia Enlouquece, veio a Curitiba a convite da amiga socióloga Fabiane Valmore. Juntos, participaram do curso Cantos do Mundo, no Conservatório de Música Popular Brasileira. 

“Minha experiência na música vem muito da intuição, então vir para a Oficina de Música tem sido uma oportunidade bem favorável para estender meus conhecimentos”, comentou Hamilton. 

Além do Solar da Cultura e do CMPB, os cursos da Oficina de Música também estão acontecendo na Casa Hoffmann, Cine Passeio e Teatro da Vila.