Oficina História com as Mãos_Fotografia Ana Carolina_02
Oficina História com as Mãos (Ana Carolina)

O projeto “História com as Mãos” está realizando oficinas gratuitas em Curitiba, combinando contação de histórias e encadernação manual para promover a reflexão sobre a história da ocupação do Paraná. Com uma programação de aproximadamente 130 horas, as atividades se estenderão de agosto a dezembro, abrangendo diversos pontos culturais, como o Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP), o Museu Paranaense e o Museu Casa Alfredo Andersen.

Para ampliar o acesso às oficinas, estão sendo realizados agendamentos prévios especialmente voltados a estudantes de instituições sociais ou escolas públicas de Curitiba, com a disponibilização gratuita de transporte. As organizações interessadas em participar devem preencher o formulário disponível em: https://bit.ly/HistoriaComAsMaos. A expectativa é de que, até o final do projeto, aproximadamente 660 pessoas sejam diretamente beneficiadas pelas oficinas.

Segundo Raiane Ramirez, historiadora e idealizadora do projeto, a Oficina “História com as Mãos” nasceu de sua própria trajetória de vida: “Concebi este projeto como uma forma de levar o conhecimento histórico à população, democratizando o acesso à história como ciência”. A atividade combina conceitos históricos com a prática da encadernação artesanal, que, segundo Ramirez, é fundamental para que os participantes reflitam sobre suas próprias histórias e se reconheçam como parte do processo histórico.

As oficinas são divididas em dois módulos principais. No primeiro, os participantes mergulham na “Lenda Paranaense da Bruxa de Paranaguá” e, em seguida, discutem conceitos como “Lenda”, “História Oficial” e “História Oral”. No segundo módulo, os participantes têm a oportunidade de compartilhar suas reflexões e apresentar os resultados de seus trabalhos, enriquecendo a experiência coletiva e promovendo uma compreensão mais profunda da história local.

A professora Priscila Cristina Scoville, do Colégio Santa Gemma Galgani, participou da oficina com seus alunos e ficou entusiasmada com a experiência: “Gostei muito da proposta e achei que foi muito bem executada. A oficina abordou a história oral, utilizando lendas e a vivência das crianças de maneira muito relevante. Os alunos ficaram super empolgados, compartilharam suas experiências com os colegas e ficaram orgulhosos das suas produções”.

A iniciativa é uma realização da Encadernoias e da Catálise Produções Culturais, com apoio da Lei Municipal Complementar 57/2005 do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, suporte da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, e financiamento do Colégio Positivo.

Serviço:

Evento: Oficina História com as Mãos

Local: Centro Juvenil de Artes Plásticas (R. Mateus Leme, 56 – São Francisco, Curitiba); Museu Paranaense (R. Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba) e Museu Casa Alfredo Andersen (R. Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba)

Ingresso: Gratuito, com agendamento