• O sobrinho do mago

A história: Na Inglaterra victoriana, as crianças Digory Kirke e Polly descobrem, por acaso, anéis mágicos do tio de Digory, André. Os anéis são passaporte para outros mundos. Ao tentar escapar do enfurecido tio, eles vão parar em Charn, terra à beira da extinção e lar da Feiticeira Branca. Por acidente, as crianças levam a bruxa primeiro para a Inglaterra, e em seguida para um lugar onde um leão — Aslam — está criando um mundo novo: Nárnia.
A referência: Gênesis puro. Inclusive com uma maçã — que a Feiticeira Branca, a despeito das ordens de Aslam, come.

  • O Leão, a feiticeira e o guarda-roupas

A história: Durante a Segunda Guerra Mundial, os irmãos Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia Pevensie vão para uma casa no interior da Inglaterra. A casa é de Digory Kirke, agora um respeitado professor, e possui um armário que serve de portal para Nárnia. As crianças descobrem a passagem mágica. Nárnia agora é governada pela Feiticeira Branca, que decretou um inverno eterno — e, para piorar, sequestrou Edmundo. A esperança é que Aslam volte e coloque ordem na casa.
A referência: Aslam se sacrifica e ressuscita. Coisa de gente poderosa, como Jesus Cristo. E os Pevensie são “filhos de Adão” e “filhas de Eva”.

  • O cavalo e seu menino

A história: O menino Shasta vive na Calormânia, uma terra ao sul de Nárnia, como escravo. Graças a Bri, um cavalo falante que se perdeu fora dos limites narnianos, consegue fugir e ambos decidem ir para a terra de Aslam. No meio da aventura, o cavalo e o menino esbarram com Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia, adultos e soberanos de Nárnia, na época de ouro do país. No fim, num morro, encontra Aslam, que o havia ajudado em segredo o tempo todo.
A referência: Shasta é um escravo numa terra ao sul. Foge para a “terra prometida” e encontra Aslam num monte. Como Moisés, dos Dez Mandamentos.

  • Príncipe Caspian

A história: Pelo tempo de Nárnia, passaram-se 1.300 anos depois do glorioso reinado dos irmãos Pevensie. Nárnia foi tomada por telmarinos, que vieram de terras a Oeste. Eles haviam empurrado os animais e criaturas míticas falantes para o ostracismo e passaram a tratá-los como lendas. Miraz, usurpador do trono, ganha um herdeiro e, com isso, ameaça a vida do príncipe de direito, Caspian X. Ele foge e chama a ajuda dos reis do passado — Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia — e dos animais falantes para retomar o trono.
A referência: Existe a apostasia, na forma dos telmarinos conquistadores que tentam eliminar os narnianos originais e seus costumes

  • A viagem do Peregrino da Alvorada

A história: Edmundo e Lúcia voltam a Nárnia, junto com o supermala primo Eustáquio Mísero. Caem direto no mar e são resgatados pelo agora rei Caspian. A bordo do navio Peregrino da Alvorada, Caspian reuniu companheiros e está numa missão de encontrar os sete fidalgos, amigos de seu pai e que partiram pelo mar. Ao mesmo tempo, a tripulação planeja desbravar os mares do leste. E, quem sabe, achar o país de Aslam.
A referência: Eustáquio não acredita em Aslam até vê-lo. É como Paulo de Tarso, que não acreditava em Jesus, mas depois passa a pregar a palavra Dele.

A cadeira de prata
A história: Eustáquio e Jill Pole são chamados, por Aslam em pessoa, para achar o príncipe Rilian,  filho do já idoso (e à beira da morte) rei Caspian. O rapaz foi raptado por gente das terras agrestes ao norte de Nárnia, habitada por gigantes. Na busca, são ajudados por um estranho Paulama. E acabam por descobrir que o príncipe foi sequestrado — e hipnotizado — pela Feiticeira Verde, que mora num submundo e planeja, através do próprio Rilian, tomar Nárnia.
A referência: Para buscar Rilian, as crianças descem até as profundezas da terra. É o próprio inferno. Com direito a diabo querendo dominar o mundo.

A última batalha
A história: Muitos anos se passaram. Um macaco chamado Manhoso e um burro chamado Confuso encontram uma pele de leão e começam a se passar por Aslam. Ganancioso, o macaco faz uma aliança com os calormanos, que ganham a chance de conquistar Nárnia. O rei Tirian, descendente de Caspian, os combate, mas seu exército não é suficiente contra os inimigos. Na iminência da derrota, consegue pedir socorro aos irmãos Pevensie e a todos os humanos que já haviam entrado em Nárnia, para evitar o fim da terra mítica como todos conhecem.
A referência: É o mundo perto do fim, numa decorrida cada vez mais irreversível. Seria o Apocalipse?